sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Aula de karatê queima gorduras, você sabia?

Modalidade faz você gastar até 700 kcal por hora



Que tal emagrecer e ainda saber se defender por aí? É possível através de aulas de karatê. Sim! A modalidade vem ganhando cada vez mais adeptas. É o que explica a professora Adriana Avagliano, da Academia Lembu-Kan Sports. “As alunas passaram a procurar as aulas por curiosidade em saber aplicar golpes e quando notam a tonicidade que a prática causa aos músculos e o emagrecimento, se apaixonam”.




O intuito da aula é fazer com que a mulher consiga equilibrar o corpo e a mente e, se mantenha sempre em uma postura segura, indicando que a fragilidade deu espaço para golpes de karatê, milimetricamente aprendidos e ensaiados. As aulas são bem dinâmicas, e por esse motivo, além de todas as vantagens do treino de coordenação motora, há também a queima de calorias e o enrijecimento dos músculos.



Com supervisão técnica do Sensei Yasuyuki Sasaki, mestre de karatê do estilo Shotokan, as aulas de iniciação adulto da Academia Lembu-kan Sport´s são direcionadas para todos os alunos faixas coloridas e iniciantes em geral. “A modalidade tornou-se uma opção para alunas que estão cansadas das monótonas aulas de musculação. Além da injeção de autoestima e confiança, a mulher sente os resultados e ficam mais confiantes no dia a dia”, diz a professora. O treinamento físico é complementado pelo estudo filosófico e prática meditativa.



As variações no gasto calórico ocorrem em função do peso e massa corporal do praticante. Desta forma considerando o tipo de treinamento de karatê (kata, kihon ou kumite), uma mulher que pesa entre 55 a 60 Kg pode gastar em média entre 500 a 700 calorias por hora de aula. Se praticado regularmente (no mínimo 3 vezes por semana), os resultados físicos e técnicos aparecem em cerca de um a dois meses de treinamento.





Tudo o que você quer saber

Os especialistas respondem às suas dúvidas! Ivaldo José da Silva, professor e Técnico da Federação Paulista de Karatê e Marcello Bertani, proprietário e diretor administrativo, esclarecem tudo!



1- A prática do karatê tradicional emagrece?

Além de ajudar a melhorar seu corpo e sua saúde física e mental como um todo, pode ajudar em conjunto com um hábito alimentar adequado para melhorar resultados num programa de emagrecimento. A matemática do emagrecimento pode ser simplificada assim: precisamos de energia para poder viver normalmente, esta energia, medida em calorias, é necessária para o funcionamento das funções vitais do organimos. Cada pessoa, mesmo em repouso, tem uma necessidade diária mínima de consumo calórico, chamada Taxa Metabólica Basal (TMB), que varia de acordo com seu sexo, peso, altura e idade. Um dos melhores formas de fazer isto é com o desenvolvimento de tecido muscular, fruto do esporte praticado de forma adequada e regular.



2- Além do emagrecimento, que benefícios posso ter com a prática regular dessa modalidade?

O karatê é muito mais que um esporte, é uma filosofia de vida. O treinamento correto e sério é baseado em não violência e não agressão. A prática de karatê além de melhorar de forma geral suas capacidades físicas de força, resistência, velocidade e flexibilidade, ajuda também a desenvolver melhor controle psicológico-emocional, cortesia, disciplina, concentração ,autoconfiança e motivação.



3- Ainda hoje existem mais homens que mulheres nas aulas?

Sim, hoje na maioria das academias em geral ainda temos mais homens, por força histórica e cultural, mas as mulheres estão cada vez mais presentes nas aulas.



4- Fale dos benefícios do enrijecimento muscular, por favor.

O treinamento adequado de karatê desenvolve a musculatura, propicia mais força muscular, aumento de massa magra e enrijecimento muscular, melhoria da flexibilidade e melhor capacidade de resposta muscular em situações de necessidade, devido ao melhor condicionamento físico;



5- E quanto a postura?

Os primeiros benefícios na postura também são sentidos depois das primeiras semanas. A musculatura alonga e a postura já começa a mudar, a coluna fica encaixada e as pernas firmes. Além de trabalhar a musculatura de forma equilibrada nos dois lados do corpo, trabalha também respiração e sua auto imagem e confiança. Pessoas que praticam karatê geralmente são mais seguras e autoconfiantes, e com o tempo desenvolvem posturas corporais e mentais que demonstram isto!


                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!