sábado, 24 de outubro de 2009

Carboidrato faz falta


Dietas da moda, que pregam a exclusão do nutriente, podem prejudicar as artérias




Acaba de sair um estudo da prestigiada Universidade Harvard, nos Estados Unidos, apontando uma relação entre os regimes à base de proteína e o aumento no risco para a aterosclerose, ou seja, para a formação de placas nos vasos sanguíneos.



Os cientistas americanos ofereceram a camundongos um cardápio feito de alimentos proteicos, bem parecido com o da famosa dieta do doutor Atkins, durante 12 semanas. Após esse período, os animais apresentaram inflamações nas artérias, o que pode ser o estopim para o infarto.



A nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, conta que outros estudos já mostravam essa ligação e acrescenta: “Essas dietas restritivas ainda podem levar a deficiências de outros nutrientes”.



Para perder peso, o ideal é reduzir calorias com equilíbrio. Um cardápio saudável precisa ter de 55 a 60% de carboidratos, vindos de pães, massas e outros itens, de preferência integrais.



A proteína merece 15% de espaço, com destaque para peixes, carnes magras e laticínios desnatados.



E, para completar o menu, a gordura entra com 30%. As melhores opções aqui são o azeite e a turma das oleaginosas, ou seja, as castanhas, nozes, amêndoas e afins.



Fonte: trigoesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!