sábado, 24 de outubro de 2009

Os malefícios dos embutidos


Os embutidos são alimentos á base de carne, de preferência suína que foram inventados para facilitar as preparações e aumentar o prazo de validade do alimento.




As pessoas a cada dia que passa, optam pela praticidade e rapidez, e decorrente da grande procura, a diversidade de alimentos processados vem aumentando a cada dia, dentre eles encontramos a salsicha, lingüiça, mortadela, presunto, salame , além dos prensados a base de frango e carne, como chiquenitos, nuggets, steak, hambúrguer, etc.



O problema é que os embutidos possuem o dobro de gordura saturada em relação á carne natural, essas gorduras são consideradas ruins, e em excesso, trazem mais riscos á saúde que a carne.



Os embutidos também contêm excesso de sódio na composição, ele é necessário por participar de funções básicas no nosso organismo, porem quando consumido excessivamente faz com que ocorra a liberação de alguns hormônios, que causam a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial.



Além do sódio, encontramos, conservantes, corantes, aromatizantes e reforçadores de sabor em sua composição.



Os conservantes também encontrados nos embutidos por exemplo, o nitrito, nitrato servem para conservar os alimentos por mais tempo, em excesso pode ocasionar câncer.



Alguns embutidos, como o hambúrguer, possuem glutamato monossódico, que é um reforçador de sabor que contem sódio em sua composição que em excesso causa vários malefícios á saúde.



Os aromatizantes tem por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma.



Os corantes, tem por função colorir os alimentos, para fornecer uma aparência mais agradável e apetitosa aos alimentos, podem ocasionar alergias e a longo prazo existem suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos



Para uma vida mais saudável, o ideal seria que fosse consumido no máximo a cada 15 dias.

É muito importante trocar seus hábitos errados por hábitos mais saudáveis livres de gorduras e conservantes em excesso.



Fonte: www.cidadesaudavel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!