segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Qual alimento é mais saudável, integral ou light?



É muito comum surgirem muitas dúvidas na hora de optar por alimentos que sejam mais saudáveis no supermercado.
Por exemplo, ao escolher um pão, qual será o mais saudável? Light ou integral?
Normalmente as pessoas se prendem em calorias e não nas propriedades nutricionais, escolhem os alimentos light, que possuem cerca de 25% de gordura a menos e automaticamente menos calorias que um alimento normal.
Porem,os alimentos integrais não passaram pelo processo de refinamento, eles possuem uma película protetora dos grãos rica em fibras, vitaminas, minerais, e fitoquímicos, que são substâncias que ajudam no combate de doenças.
As fibras são consideradas alimentos funcionais, por prevenirem várias patologias como a constipação intestinal a diverticulose, a diverticulite e as hemorróidas, os problemas cardiovasculares e o câncer de cólon.
Nem sempre um alimento que contenha menos calorias é mais saudável e engorda menos, o importante é o se prender no balanceamento e na qualidade do cardápio.
Desta maneira, concluímos que o alimento integral proporciona muito mais qualidade nutricional que o light, tendo em vista que alem do emagrecimento auxilia na prevenção de várias patologias.
Com exceção do leite, neste caso, não possui mais fibras e o desnatado é muito mais saudável por possuir menos gordura.
Nunca se esqueça de procurar um profissional qualificado para elaborar um cardápio balanceado de acordo com as suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!