sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Semente de linhaça


Originária da Ásia, a semente de linhaça pertence à família das Lináceas e é obtida a partir do linho, uma das plantas mais antigas da história. Apesar do consumo da linhaça ser relativamente novo na atualidade, esta é uma das sementes oleaginosas mais tradicionais de todos os tempos.




A semente de linhaça se destaca como sendo um alimento funcional, já que apresenta alguns nutrientes específicos que podem trazer diversos benefícios à saúde. São eles:



Lignana: um composto fitoquímico que, segundo estudos da atualidade, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.

Ácidos Graxos Ômega 3 e Ômega 6: destacam-se por seu potencial preventivo. Muitos estudos mostram que esta gordura é um protetor do coração, já que é um antioxidante com potente ação contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico, reduzir inflamações, atuar na redução do colesterol total e triglicerídeos e ainda retardar a coagulação sanguínea.

Fibras Solúveis e Insolúveis: além de regular o trânsito intestinal prevenindo o câncer de cólon, se destacam por retardar a absorção de glicose e colesterol no intestino.

A semente de linhaça também possui as vitaminas B1, B2, C, E e caroteno e os minerais ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Existem dois tipos de semente de linhaça: dourada e marrom. Não existem diferenças na composição dos dois tipos, já que as duas são compostas pelos mesmos nutrientes e mantém o mesmo potencial funcional. Porém, a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido e a dourada é plantada em regiões frias.



Todos os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, pois como a casca da semente é muito dura, sua digestão é comprometida podendo passar direto pelo trato gastrointestinal, reduzindo a absorção de seus nutrientes. Após moída, a semente deve ser mantida sob refrigeração e longe da luz, para evitar a oxidação das gorduras.



A utilização da semente de linhaça pode ocorrer de diversas formas. Pode ser utilizada como complemento de inúmeras preparações: pães, bolos, biscoitos, cereais, bebidas, e até adicionadas a sucos, vitaminas, saladas, sobremesas, iogurtes e sopas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!