quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como manter a forma bem longe da academia ?



Se você, assim como eu, acha o ambiente de academia desestimulante, sufocador, desagradável e chato, não pense que a melhor solução é se aceitar gordinho(a) e só fazer levantamento de garfo como atividade física !
Existem muitas opções de exercícios ao ar livre, que claro, não te deixarão com hipertrofia muscular como uma seção de musculação faria, mas são ótimas soluções para entrar em forma, manter a saúde nos eixos e por que não, se divertir !
Algumas das principais opções são:
  1. Corrida/ Caminhada
    Esse, como já é sabido, é o exercício mais democrático do mundo, afinal basta um par de tênis e qualquer um pode queimar suas calorias correndo pela cidade, mas antes de se iniciar devem ser levados em conta alguns detalhes como:
    • Visitar o médico para saber se você pode começar logo correndo, o que para uma pessoa fora de forma nunca é recomendado, basicamente por forçar demais os joelhos, podendo levar a uma lesão,
    • Se for correr todo dia, use pares de tênis diferentes, pois os “amortecedores” precisam de 48 horas para voltar ao lugar, assim seus joelhos agradecem, e os tênis duram mais,
    • Começar sempre aos poucos, uma dica é andar 10 minutos e correr 5 minutos, voltar a andar 10 minutos e assim por diante. Logo logo você vai estar conseguindo correr 1 hora sem estar que nem cachorro com a língua pra fora !
    • Uma dica muito boa, é procurar grupos de corrida, que estão espalhados pelas grandes cidades, atividades em grupo normalmente são mais fáceis de serem feitas !
  2. Bicicleta
    Não chega a ser tão fácil de iniciar como a corrida a pé, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças, afinal bicicleta tem de todos os preços, ou então sempre tem um primo ou vizinho que não usa mais e te doa ou vende a um preço camarada.
    • Uma opção para começar a pedalar pela cidade, é usar a bicicleta no lugar do carro, mas claro, isso quando possível, não vá de terno pro trabalho andando de bike, porque não vai ser nada bom !!! Mas se você puder trocar de roupa assim que chegar no trabalho, aí já é uma boa !
    • Se perto da sua casa tiver algum parque, ou área de lazer, é interessante começar andando por aí, não vá se arriscar no meio do transito logo no começo !
  3. Natação
    Tido como a atividade física mais completa por exercitar a maior quantidade de músculos na sua execução.
    • Pra quem mora em cidades quentes como a maioria dos brasileiros, é uma excelente pedida, justamente por conciliar o exercício físico e o prazer de se refrescar ! Mas claro, também há a opção de piscina aquecida para não se correr o risco de parar de nadar no frio !
    • Pra quem gosta de meditar ou ficar aéreo por um tempo também é excelente, afinal, na piscina não dá pra ouvir música, não dá pra conversar, não dá pra escutar ninguém, é só você e sua mente ! Grandes idéias podem surgir desse momento !
  4. Frescobol, Volei e Futvolei na praia
    Nas cidades litorâneas, você pode aproveitar a praia não só para reforçar a marquinha do biquini ou dar uma conferida nos corpos alheios, mas também para entrar em forma e ainda fazer novas amizades !
    • Pelo menos aqui no Rio, todas as praias tem “quadras” de volei, o que já facilita o seu trabalho, é só levar a bola e chamar a galera, ou desafiar quem já estiver jogando !
    • Atividades em grupo, além de serem mais divertidas, são mais fáceis de serem continuadas !
  5. Esportes coletivos em geral como futebol, tenis, volei, basquete …
    Entra no mesmo mérito dos esportes de praia, são fáceis de serem cultivados, por juntarem uma atividade lúdica a manutenção da boa forma !
    • Mas atento para um detalhe, de nada adianta jogar futebol 3 vezes na semana se ele vem seguido de um chopinho ou churrasquinho com os amigos, no máximo um gatorade depois do jogo !!!
  6. Musculação em aparelhos públicos
    Fica para o próximo post, para esse não ficar gigante !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!