quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Praticar atividade física não emagrece tanto quanto você pensa







A informação polêmica e bombástica de que exercícios para emagrecer não emagrecem foi publicada recentemente na revista norte-americana “Time”. Segundo entrevista da publicação com Eric Ravussin, do departamento de Diabetes e Metabolismo da Universidade do Estado de Louisiana, já está comprovado que 80% do emagrecimento deve-se às mudanças alimentares e 20% à prática de atividade física.
É evidente que os exercícios têm um papel importantíssimo para a manutenção da saúde, mas segundo pesquisadores, sua influência no emagrecimento é ainda menor do que o imaginado. Ravussin arrisca dizer que, para a perda de peso, a interferência da atividade física é “inútil”.
O problema, segundo o escritor da revista “Time”, John Cloud, aconteceria porque, ao mesmo tempo em que os exercícios queimam calorias, eles também aumentam nossa fome, o que faz aumentar a ingestão das mesmas. “Praticar atividades não ajuda necessariamente no processo de perda de peso e ainda pode torná-lo mais difícil”, diz John.
Antes de cancelar sua matricula na academia, vale ressaltar, novamente, os benefícios da prática de exercícios para a saúde não apenas física, mas mental. A dica dos especialistas? Controlar seu apetite e ficar ainda mais atenta ao que come. Até por que, para ter barriga durinha, coxas definidas, braços firmes e bumbum empinado, só mesmo suando a camisa.

Um comentário:

  1. Acho um pouco "forte" (para não dizer ridiculo...) afirmar que o exercicio fisico é inútil no emagrecimento. Nº 1 porque se aumentarmos a massa muscular também elevaremos a Taxa Metabólica Basal, nº 2 porque efectivamente se queima calorias e 3º ainda se tonifica , moldando o fisico. Até muitas vezes é motivador porque não se come excessos pois não queremos estragar todo o exercicio feito! Agora que possa realmente aumentar o apetite concordo, mas se efectivamente não se comer a mais, não vejo como é inutil... Esse Ravussin deve é ser preguiçoso... :P

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!