quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Saboreie o alimento para emagrecer


Apreciar os alimentos com calma ajuda a perder peso garante o pesquisador americano Alan Hirsch. Em seu estudo para o prestigiado instituto de pesquisa Smell & Taste Treatment and Research Foundation, nos Estados Unidos, ele separou 2436 voluntários obesos em dois grupos: o primeiro ingeriu comidas condimentadas com flavorizantes para acentuar o sabor, enquanto o segundo teve que se contentar com refeições sem graça.
Após seis meses, a turma dos petiscos apetitosos emagreceu bem mais do que a outra. O aroma e o sabor ativam com maior rapidez os mecanismos do cérebro relacionados à saciedade, explica Hirsch. Procure fazer a refeição sem pressa, concentrando-se no gosto e na textura de tudo o que estiver no prato, ensina a nutricionista Anna Castilho, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo. Vale apostar nos temperos que aguçam o paladar.

O susto que faz engordar
Repare no que você come enquanto assiste a um filme de terror, sugere o pesquisador Dirk Smeesters, da Erasmus University Rotterdam, na Holanda. Ele acaba de concluir que pensamentos assustadores fazem algumas pessoas devorar sacos de pipoca e outras guloseimas sem se dar conta. Imagens aterrorizantes levam ao questionamento da própria vida e da maneira de encarar o mundo, explica sua colega Naomi Mandel. Isso gera umaansiedade que só é aplacada com comida, completa.

Alfredo Halpern
Meu metabolismo é lento, doutor
Essa é uma frase que ouço muito. E pode ser verdade! O que é metabolismo? Em última análise, é o conjunto de reações químicas do nosso corpo. Podemos até compará-lo a uma usina, que gasta energia para manter suas funções. Esse é o metabolismo basal. Quando comemos, digerimos e absorvemos os alimentos, e também durante a atividade física ocorre aqueima calórica. Esse gasto é representado pelo calor desprendido pelo organismo e é medido por um aparelho chamado calorímetro. E a avaliação do calorímetro nos permite perceber que pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura possuem metabolismo basal diferente. Se ele é mais lento, é maior a facilidade para engordar e maior a dificuldade para emagrecer. Essa gente precisa comer menos ou fazer mais atividade física para manter o peso. Sim, metabolismo baixo é algo que definitivamente existe!

Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor do livro Dieta dos Pontos, lançado por SAÚDE! Vá atrás do seu exemplar!

Diário de uma dieta
Se você quer emagrecer, deixe caderno e caneta a postos e anote tudo o que consome após cada refeição. Das 1700 pessoas que participaram de uma pesquisa no Instituto Nacional de Saúde, nos Estados Unidos, as que fizeram tais registros durante seis meses perderam o dobro de peso comparadas com as que não tiveram essa preocupação. As anotações levam o indivíduo a perceber quanto, como, o que e por que come, explica a nutricionista Lara Natacci, da Universidade de São Paulo. Aí fica mais fácil identificar os gatilhos que fazem engordar e buscar alternativas saudáveis para alimentos calóricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!