O americano Horace Fletcher foi o inventor da primeira dieta dos tempos modernos. No início do século XX, ele aconselhava: "Mastigue cada pedaço vinte vezes" ou "Não coma quando estiver bravo ou triste". Para os que desejam uma silhueta esbelta, o desafio não é apenas se livrar dos quilos extras. É manter-se magro com saúde.
As dietas da moda podem causar prejuízos ao organismo e as que são mais severas, não encorajam a prosseguir - e ainda existe o risco de recuperar os quilos a mais. Muitas pessoas vivem um círculo vicioso que não tem fim: quando percebem que estão engordando outra vez, a maioria opta por um regime tão severo quanto o anterior, que também será abandonado. Ao confundir o metabolismo, esse engorda-emagrece faz mal à saúde.
No início da dieta a perda de quilos extras é fácil, mas chega um determinado momento em que o ponteiro da balança custa muito a baixar. Isto acontece porque cada pessoa é programada geneticamente para ter um peso. É o chamado "peso factível". Acima dele, o corpo acelera o metabolismo, na tentativa de consumir mais calorias. Abaixo, diminui, com o objetivo de economizá-las.
Ou seja, a melhor maneira de perder peso, mantê-lo e conservar a saúde é por meio da reeducação alimentar. Com a adoção de uma dieta equilibrada, em que se come de tudo um pouco – e não é preciso viver só de frango grelhado com saladinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua amizade!!