quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Coma feito homem e emagreça


Seu namorado devora um bife feliz da vida e você, um prato de macarronada com molho? Ele nunca pede sobremesa naquele restaurante incrível e você sempre cai de boca num pedaço de torta de limão? Está explicado por que a gente vive brigando com a balança... Mas nem tudo está perdido: deixando o seu cardápio mais “masculino”, dá para ficar com o estômago forrado e ainda afinar o corpinho.

Já parou pra pensar por que nós vivemos em guerra com a comida (e, conseqüentemente, com a balança...) enquanto os homens estão sempre numa boa? “As mulheres sofrem alterações hormonais ao longo do mês que fazem aumentar o apetite e a vontade de beliscar doces, como uma forma de amenizar os sintomas de ansiedade e irritação típicos da TPM”, . Só isso já ajuda a entender o conflito permanente do sexo feminino, mas não basta para acabar com ele. De acordo com a profissional, o segredo para manter o peso estável com saúde é adotar uma alimentação balanceada, que inclua todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo (carboidratos, proteínas e gorduras benéficas), aliada à atividade física regular. Uma alternativa para driblar o efeito sanfona e fazer as pazes com o espelho é prestar atenção na maneira como o seu namorado come. A seguir entregamos o ouro para você!
A refeição perfeita
Quais as proporções diárias que compõem um cardápio saudável? Ele deve ter 55% de carboidratos, 30% de proteínas e 15% de gorduras. O problema é que a gente sabe que a perdição da ala feminina são os doces, um tipo de carboidrato que estimula a produção de serotonina e, com isso, compensa os sintomas da tensão pré-menstrual, dando a sensação de felicidade. O ideal é substituí-lo por outros de melhor valor nutricional, presentes nos pães e biscoitos integrais, por exemplo.
Feita a troca, vale chamar a atenção para as proteínas, que são aliadas de quem sonha em perder peso. “Elas têm digestão lenta e alto poder de saciedade, ou seja, satisfazem por mais tempo e, com isso, a pessoa demora a sentir fome novamente”, diz a nutricionista Roseli. Entendeu por que o seu namorado não engorda? Mas isso não quer dizer que basta caprichar no consumo de leite, queijo e carne para ver os ponteiros da balança baixar. “É importante selecionar os alimentos protéicos ingeridos e dar prioridade àqueles com baixo teor de gordura, como queijos magros, iogurte e leite desnatados e carnes brancas no lugar das vermelhas”, destaca Alisson Paulino, nutricionista da academia Runner (SP). De acordo com ele, a função das proteínas é a construção e manutenção da musculatura. Ou seja, adotando uma alimentação equilibrada, com a quantidade adequada do nutriente, você está investindo no aumento da massa magra (leia-se músculos) e na redução de gordura corporal. Melhor ainda se a ginástica fizer parte da sua rotina. Só não vale abusar das proteínas,  “O consumo exagerado leva ao ganho de peso e ainda pode causar problemas renais bastante sérios”.
Guerra (dos sexos) na balança
Você descuida da dieta apenas uma semana e já nota o resultado no corpo: um excesso de gordura nos quadris, uma dobrinha que não existia na cintura... Enquanto isso, o seu amado come o que quer e continua firme e forte. Por quê? “As garotas têm maior quantidade de gordura, enquanto os homens, mais músculos. Além disso, elas possuem taxa metabólica menor, favorecendo que ganhem peso mais depressa. Tudo isso faz com que qualquer deslize das mulheres apareça logo de cara”, avisa Alisson Paulino.
Ponto pra eles!
Ainda que você e ele adotem dietas equivalentes e sigam uma rotina parecida, não tem jeito: você vai perceber uma resistência maior do seu corpo em perder peso. É que a nossa dificuldade de manter o ponteiro da balança no lugar certo tem explicação fisiológica. “O metabolismo masculino é normalmente mais acelerado do que o das mulheres, já que eles apresentam uma proporção maior de massa muscular e uma menor de gordura, o que faz com que o gasto calórico deles seja mais veloz”,  Uma maneira de apressar o ritmo do organismo é praticar uma atividade física regularmente e assim garantir o ganho de músculos. Além de facilitar o emagrecimento, você ainda fica durinha e com as curvas em dia.

Um comentário:

  1. Amei o artigo Simone.
    Adorei sua foto do antes de depois.
    Meu sonho.
    Se der, vc pode me ajudar com meu post de hoje?

    Será que eu vou perder 5 quilos por mês? acho que não né...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!