terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Como perder peso com saúde


Procurando como perder peso de forma saudável? Hoje em dia, é realmente mais difícil conseguir manter-se em forma: são doces, massas e Fast food, tantas tentações que não conseguimos resistir e, quando percebemos, já ganhamos mais “alguns quilinhos” devido “àquela festa cheia de comida gostosa” ou “àquele fim de semana para um churrasco na casa de parentes”. E mais tarde, a dúvida: e agora, como perder peso?
Uma das maiores preocupações atuais é com a manutenção ou perda do peso. Emagrecer com saúde é hoje um desafio para muitas pessoas, pois a maioria delas procura seguir dietas já elaboradas a partir de um perfil nutricional que muita das vezes não condiz com o seu.
Não vamos aqui estabelecer esses tipos de dietas, pois nosso objetivo é firmar uma orientação alimentar, a partir de algumas mudanças nos hábitos alimentares que podem fazer toda diferença na hora de perder peso de forma saudável e feliz. :)
Sendo assim, aqui vão algumas dicas para tornar a sua reeducação alimentar muito mais fácil e eficiente.
É importante…
Realizar no mínimo cinco refeições diárias: Café da manhã, almoço e jantar; intercalados por pequenos lanches
É importante não pular refeições e intercalá-las com pequenos lanches. Atenção para o tipo de lanche, ele não pode ser de alto valor calórico e baixo conteúdo nutritivo. Dê preferências às frutas, elas contem fibras, vitaminas e minerais além de possuírem baixo teor calórico.
Obviamente, dividimos nossa alimentação em cinco refeições a fim de que possamos melhor distribuir a quantidade de alimentos em cada uma delas, logo nada de refeições exageradas, ok?
Incluir na alimentação os oito grupos de alimentos propostos pela Pirâmide Alimentar (PHILLIP, 1999): Cereais, frutas, verduras, óleos, açúcares, leguminosas, leites e carnes
A dieta deve ser mantida de forma balanceada, como já foi dito, incluindo todos os tipos de alimentos da pirâmide alimentar e estabelecendo uma variedade entre eles. Não se pode esquecer que os números de porções estabelecidas devem ser respeitados. Para que não venha ocorrer excessos ou deficiência.
Aumentar o consumo de fibras
O consumo de fibras, contribui principalmente de duas formas: com a sensação de saciedade (dessa forma o indivíduo irá demorar a sentir fome novamente) e com um melhor funcionamento do intestino (ajudando-o a reduzir a absorção de certas substâncias, como as gorduras).
Praticar regularmente exercícios físicos
A dieta deve ser associada à prática regular de exercícios físicos - para que se possa queimar a gordura armazenada no tecido adiposo, além de obter melhor disposição nas tarefas diárias, evitar o sedentarismo e uma série de doenças associadas a ele.
Outras considerações
  • Algumas pessoas acreditam que ao excluir carboidratos de sua refeição, irão emagrecer. Isso é verdade, porém os carboidratos constituem a principal fonte de energia do nosso corpo, na sua ausência, as proteínas irão ser utilizadas como fonte de energia alterando dessa forma a sua função que é a de construção dos tecidos entre outras;
  • O importante é manter os carboidratos na dieta, dando preferência aos integrais: pão e arroz integral, aveia, granola, cereais matinais, etc.
  • Além disso, deve-se evitar o consumo de enlatados, embutidos e bebidas açucaradas, como os refrigerantes, por exemplo, também é importante optar por leites desnatados, pois eles contem uma menor quantidade de gordura;
  • Procure sempre elaborar dois pratos para o almoço. O primeiro deverá conter bastante salada e o segundo cereais, carne e leguminosa todos esses itens em uma menor quantidade quando comparado à salada;
  • O consumo de açúcares e óleos, deve ser feito com moderação, suas porções diárias recomendadas são mínimas;
  • Vale lembrar que essas orientações são destinadas a indivíduos sadios, que desejam não só emagrecer como também manter uma alimentação saudável. Além disso, é importante ressaltar que não existe dietas coletivas, o trabalho do profissional nutricionista é recomendado para quem deseja emagrecer com saúde.
Bem, agora você já sabe como perder peso, e agora é com você a responsabilidade de por tudo em prática. ;)

2 comentários:

Obrigada por sua amizade!!