Os fatores pessoais, emocionais e culturais existentes na obesidade e emagrecimento podem ser enfrentados das seguintes formas:
- Diminuir a quantidade de carboidratos. Isto quer dizer comer menos açúcar e trigo do que vinha comendo. Não é aconselhável tirar todos os carboidratos. Pouco açúcar e trigo podem estabilizar os níveis de insulina e de açúcar no sangue.
- Balancear a qualidade dos alimentos. Comer mais verduras, frutas e legumes. No mínimo 5 porções e três variedades. Diminuir também a quantidade de carnes gordurosas. Incluir proteína de soja no cardápio. Pode ser que o fator pessoal (não gostar de comer frutas, verduras e legumes) interfira nesse processo. É preciso vencer esse obstáculo, experimentar o que não gosta para ampliar as opções e elaborar um cardápio saudável. Evitar frituras.
- Disciplina nos horários das refeições. A idéia é fazer 6 refeições diárias: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche leve da noite. Deixar de fazer alguma refeição é o mesmo que parar o metabolismo e interferir no processo da fome e saciedade. Evitar tomar líquidos durante as refeições.
Evitar as tentações. O que foi proposto tem que ser seguido.
A tentação dura apenas um segundo. Se ela for logo descartada porque não faz parte do cardápio elaborado, deixará de ser tentação.- Homem emagrece mais rápido que mulher. Os músculos do homem são maiores que os das mulheres então têm maior espaço para queimar a gordura. Outro fator é que para eles é mais fácil decidir pelo emagrecimento, pois têm menos responsabilidades na vida que as mulheres. Elas precisam se concentrar mais no emagrecimento e organizar melhor suas tarefas diárias para ter tempo de exercitar-se.
- Adquirir o hábito de fazer exercícios. Para emagrecer, ou seja, queimar gorduras é preciso fazer exercícios no mínimo uma hora diariamente. Incutir na mente que os exercícios são bons para os vários aspectos corporais tais como: melhorar o sistema cardiovascular, a digestão, o aparelho muscular e esquelético, evitar varizes etc.
Combater o estresse, a ansiedade e a compulsão. O estresse deve ser administrado para que não seja patológico. Um pouco é bom, mas se for crônico libera cortisol no organismo que reterá líquido e gordura. Quanto à ansiedade, é preciso viver mais no presente que no futuro. Querer criar o futuro é sofrer antes do tempo, pois o ser humano normalmente cria um futuro negativo. A compulsão também deve ser combatida.
Por Dr. José Rui Bianchi
Médico psiquiatra e autor do livro
"Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora
Médico psiquiatra e autor do livro
"Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora
Bom dia Simone, estou adorando seu blog é como se tivesse uma nutricionista on line (rsrsrs).
ResponderExcluirHoje fiz compras, depois do lanche e agora vou almoçar com uma amiga, estou tentando levar o cardápio direitinho.
Minha grande dificuldade é com massas e doces - então fiz como li no seu blog, optei pela fruta passa e pelas opções ligth.
Fique a vontade para puxar minha orelha se eu estiver fazendo alguma coisa muito errada. Não sei se consigo postar o cardápio por muito tempo, pois estou de férias e trabalhando fico muito tempo fora e lá não acesso blogs - Mas vamos vivendo um dia de cada vez.
Tenha uma ótima terça-feira. Bjs