quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ficar muito tempo sentado é tão perigoso quanto comer comidas gordurosas




Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Se você achava que trabalhar em pé poderia colocar sua saúde (e beleza) em risco, espere só até conferir o resultado de uma pesquisa que lista os malefícios de se passar longas horas sentada. Ao contrário do que se pensa, sentar não relaxa. A posição pressiona os discos entre as vértebras, comprime vasos linfáticos e aumenta os índices de gordura.
Segundo pesquisa publicada no jornal “Circulation”, mesmo aqueles que fazem exercícios regularmente correm o risco de desenvolverem alguma doença caso fiquem sentados por tempo demais.
O estudo constatou que uma hora passada em frente à TV aumenta em 18% o risco de morte por problemas cardiovasculares.  Outra pesquisa, divulgada no “Bristish Journal Of Sports Medice”, revelou que uma das hipóteses que relacionam longos períodos de inatividade física a uma saúde mais frágil é a ação de uma enzima que tem papel fundamental na regulação dos níveis de gordura no sangue, e que ficaria alternada nos longos períodos sedentários, podendo levar a mudanças metabólicas, como o colesterol alto.
Segundo o educador físico Luciano D´Elia, diretor da Body Systems Latin America, o corpo humano não foi desenhado para ficar sentado o tempo todo. “Músculos parados perdem elasticidade, flexibilidade, força e resistência. Além disso, o resto do corpo tem de fazer um esforço bem maior, o que leva a uma má postura e desequilíbrio muscular”, diz.
A boa notícia é que fazer pequenas caminhadas dentro do escritório, como atender ao telefone na mesa da frente sem empurrar a cadeira de rodinhas, buscar um copo de água, ir ao banheiro… enfim, se movimentar (no mínimo a cada 50 minutos), pode ajudar e muito. “A prática de atividade frequente e comportamentos não sedentários reduzem significativamente as chances de problemas de saúde”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!