quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

FORTALEÇA SEUS MÚSCULOS COM PROTEÍNAS


A carne é uma das principais fontes de proteína (Getty Images, DCI)

Conheça os alimentos que contêm os oito aminoácidos essenciais.

O que são as proteínas?

As proteínas são imprescindíveis para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Elas ajudam a construir e reparar os músculos e os tecidos, além de produzirem enzimas, hormônios e anticorpos. Quando as proteínas são digeridas, elas são desfeitas em pequenos blocos chamados aminoácidos. Existem mais de vinte aminoácidos, oito dos quais são essenciais e devem ser ingeridos na alimentação, já que o corpo não os produz.

Onde encontramos os aminoácidos essenciais?

Cada um dos seguintes alimentos fornece os oito aminoácidos essenciais:
- peixes
- carnes
- produtos lácteos
- ovos
- soja
Outros alimentos, como as ervilhas, o feijão, as frutas secas, as sementes e os cereais também são boas fontes de proteínas, porém podem lhes faltar um ou mais aminoácidos essenciais. A mistura de diferentes tipos de alimentos com proteínas vegetais fornece aminoácidos de qualidade tão boa quanto de alimentos animais.

Cada uma das seguintes combinações fornece os oito aminoácidos essenciais:
- cereais com legumes e /ou frutas secas. Ex.: homus com pão de pita
- feijão com torrada
- Lentilhas com arroz

Necessidades protéicas

Necessitamos cerca de um grama de proteína para cada quilo do peso corporal. Entretanto, pessoas que fazem esforço físico ou aqueles que se exercitam vigorosamente, podem precisar de mais. Não é recomendado ingerir mais de 1,5 gramas por quilo.

Para cada 150 gramas de carne, há 40 gramas de proteína; para cada 150 gramas de soja e peixe, há 30 gramas de proteína; e para cada ovo, há 7 gramas.

As dietas com grande quantidade de proteínas podem causar danos ao fígado e aos rins, enquanto que o excesso desta substância é acumulado como gordura. A proteína fornece cerca de quatro calorias por grama.

2 comentários:

  1. Obrigada pela força, amiga!
    Eu estou indo, devagar e sempre!
    Nossa, sabe que eu nem tinha pensado no shorts caindo? Eu só me foquei nele ficando bem no meu corpo... Não sei se isso é bom ou ruim, heheheh
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. engraçado... sempre achei e quando tirei meu curso de cozinha vegetariana assim me disseram, que a soja não continha todos os aminoácidos essenciais e daí muitas vezes terem problemas a longo prazo... mas ultimamente tenho lido que sim! estou confusa... mas também nem conseguiria fazer uma dieta exclusivamente vegetariana apesar de apreciar muitos pratos da mesma! beijocas* tb adoro vcccc!!! :) obrigada pela força miga!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!