segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Meu mal, meu bem

Acne, ansiedade, colesterol e até celulite podem ser evitados com a prática de uma dieta adequada. Aprenda a montar corretamente o seu prato, dependendo do que deseja combater



Nossas avós estavam certas ao recomendar chá de erva-doce para combater as cólicas dos bebês. A bebida realmente fazia efeito! E lembre-se que, naquela época, não existiam pesquisas comprovando a ação de algumas frutas, verduras, ervas, mas apenas a experiência de cada um, e as crendices, que passavam de geração a geração. De lá para cá, muita coisa mudou, é verdade. Mas parte daquela sabedoria popular foi comprovada por meio da ciência. Não faltam descobertas sobre os benefícios do consumo dos alimentos funcionais, que, além de nutrir, ajudam na prevenção e tratamento de uma série de doenças.
naturalmente eficaz
se você ainda duvida da eficácia de alguns alimentos, procure incluir no seu cardápio um trio imbatível: linhaça, aveia e castanha-do-pará, que pode ser consumido diariamente, a qualquer hora. "cada um deles tem suas particularidades e, juntos, preservam a saúde do coração, do intestino e do organismo, como um todo", explica Ângela perrone, nutricionista da clínica carolina Ferolla (sp). É importante lembrar que, embora representem um grande passo na área nutricional, os alimentos funcionais não fazem milagres. É preciso adotar também hábitos saudáveis, e consultar um especialista para adequar as quantidades do que se deve e pode consumir. "em exagero, nada faz bem", finaliza Ângela.
este sim, este não
se a saúde está em nossas mãos, uma boa maneira de colocar em prática este conceito é incluir os "alimentos amigos" no cardápio diário. Afinal, uma dieta nutritiva é capaz de fazer muito mais pelo bem-estar do organismo do que apenas suprir as necessidades básicas de substâncias. e vários alimentos têm poder de cura, basta conhecê-los! com a ajuda das nutricionistas Lucyanna Kalluf e Ângela perrone, e as sugestões apresentadas nos livros 101 Alimentos que podem salvar a sua Vida (ed.Larousse) e A Bíblia da Alimentação (ed. Elsevier), elaboramos um guia que ajuda a amenizar probleminhas tipicamente femininos. ele poderá proporcionar aquela "virada de mesa" na sua qualidade de vida.
menu antiproblema
acne
Não são só os adolescentes as vítimas deste desequilíbrio hormonal. os adultos também sofrem com espinhas, mas podem evitá-las com uma alimentação pouco gordurosa. Consuma: sucos de hortaliças frescas, em especial de cenoura, alface, agrião, dente-de-leão e aipo; hortaliças (cenoura, cebola, alho); arroz integral e brotos germinados. Evite:carnes gordas, carboidratos refinados (arroz branco, pão e massas); alimentos industrializados (bolos, biscoitos recheados, refrigerantes e laticínios).

ansiedade
Provoca inquietude e tensão, além de incapacidade de relaxar. carregue a alimentação com nutrientes antiestresse, e faça refeições regulares e fracionadas, ao longo do dia. Consuma: arroz integral, aveia e quinoa, hortaliças verdes (couve, brócolis, repolho verde), germe de trigo, derivados de soja, lentilha, nozes. Evite: cafeína, açúcar, álcool, nicotina, drogas e trigo.
câimbras
Elas podem ser causadas pela falta de sais minerais e vitaminas, má circulação, sedentarismo. Consuma: couve, folhas de nabo, brócolis, amêndoas, sementes de gergelim, sardinha, iogurte natural (ricos em cálcio); banana, pêssego, ameixa e uva (fontes de potássio); nozes, leguminosas, salsa, agrião e outras verduras verde-escuras (ricas em magnésio), e beba oito copos de água por dia. Evite: bebidas gasosas e cafeína, que privam o organismo de minerais vitais, e o desidratam.
caspa
Os flocos brancos que se acumulam no couro cabeludo podem ser causados pela infecção por fungos, deficiência de gorduras essenciais e de zinco, desequilíbrios hormonais. Consuma: alho (antifúngico), peixes (ricos em zinco), espinafre, acelga, brócolis, soja, batata-doce, chicória, arroz integral, quinoa, cenoura, peixes oleosos, sementes e óleos de linhaça, girassol e abóbora (fontes de biotina, que interrompe o ciclo de reprodução dos fungos). Evite: açúcar, álcool, carboidratos refinados, fermento e laticínios.
celulite
entre as causas estão a alimentação ruim, hereditariedade, má circulação sanguínea e desequilíbrio hormonal. Consuma: hortaliças (couve, brócolis, repolho, couve-flor, folhas de mostarda, rabanete, rúcula e agrião), e frutas vermelhas (ricos em antioxidantes e de nutrientes que ajudam a combater os radicais livres). Beba dois litros de água por dia. Evite: cafeína e bebidas gasosas, bolos, biscoitos, carnes vermelhas e laticínios, açúcar, gorduras saturadas, alimentos refinados processados e sal.
colesterol
Apesar de sua reputação, o colesterol é essencial para a saúde. A meta é normalizar o equilíbrio entre o LDL (considerado ruim) e o HDL (bom). Consuma: grãos integrais, frutas (em especial maçã), hortaliças, feijão-fradinho, leguminosas, azeite de oliva, alho, cebola, peixes, alcachofra, beterraba, cenoura, aveia, lentilha, amêndoas. Evite: margarina, gordura aquecida, alimentos industrializados, azeite de dendê, frituras, açúcar, farinha, pão e massa branca, carnes gordurosas, álcool, café e bebidas gasosas.
constipação
A dificuldade de evacuar é sinal de que a alimentação está inadequada: faltam fibras, exercícios físicos e há pouca ingestão de água. Consuma: comece o dia com uma vitamina de manga. Figos e ameixas secas deixadas de molho, linhaça moída, azeite de oliva, arroz integral, aveia, maçã, cenoura ou abóbora crua ralada e pinhão; couve-flor, repolho, verduras verde-escuras e um litro de água por dia. Evite: carne vermelha, gorduras saturadas, laticínios, condimentos, pimenta, açúcar e doces, chá e café.
depressão
Causa falta de motivação, tristeza profunda, mudanças de humor, choro, baixa autoestima. A alimentação ajuda, mas é preciso buscar auxílio profissional. Consuma: banana, manga, arroz integral, quinoa, inhame e lentilha (contêm serotonina, que afeta a química cerebral e o humor); frango, peru, ovo, peixes, germe de trigo, abacate, castanha-do-pará, peixes e nozes (ricos em triptofano, estimula a produção de serotonina). Evite: açúcar, álcool e cafeína, bebidas e refrigerantes diet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!