quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Oh, dúvida cruel!

Mesmo quem é phD em dieta e sabe muito de nutrição, fica no maior impasse diante de alguns pratos. Para ajudá-la a fazer as escolhas mais magrinhas, listamos aqueles itens superpolêmicos, que fazem a gente gritar diante do prato



pizzaria
Acredite se puder: vale mais a pena ficar com a primeira dupla (595 cal.), que aplaca a fome e ainda mata a vontade de doce. Já a pizza quatro queijos é uma bomba calórica: duas fatias têm absurdas 864 cal.! “O ideal mesmo é ficar com opções de folhas ou legumes para melhorar a qualidade da refeição”, diz Fernanda Sansone, nutricionista da Vivendo com Saúde (SP).
doceria
O azedinho do limão dá uma falsa cara magra à torta, que tem 444 calorias versus 300 da musse. Tudo por ser preparada com farinha de trigo e manteiga e levar recheio de leite condensado e suspiro. “Quem está de dieta pode suprir a necessidade de doce com frutas frescas ou secas. Mas se o desejo de açúcar for muito forte, vá de bombom ou outro item pequeno”, orienta Márcia Regina Dal Medico, nutricionista do Spa jardim da Serra em São Pedro (SP).
happy hour
A pinga derivada do arroz é uma das bebidas alcoólicas mais levinhas. Por isso, uma boa companhia para ela são as frutas pouco calóricas (como o abacaxi) e adoçante. Assim, cada dose soma 80 cal. Já o chope é um perigo: além de 180 cal por tulipa, é quase impossível tomar um só.
padaria
Esta deixa qualquer um na berlinda. “A refeição com o pão na chapa tem 275 cal. contra 258 da com pão de queijo. Porém a diferença não é muito comprometedora. Para um desjejum mais equilibrado, o melhor é ficar com 1 suco natural e 1 pão francês sem miolo, recheado com 1 fatia de queijo branco”, pondera Fernanda Sansone.

cinema
Se você acha que o chocolate engordou o pedido... errou! “O balde de pipoca é o vilão rico em gordura, por causa do óleo usado para estourar o milho”, diz Fernanda. Assim, ainda que não seja ideal por causa do doce (que pode ser substituído por uma barra de cereal) e do refrigerante (uma boa troca é a água ou um suco), a primeira opção é a mais magrinha – contém 315 cal. contra 408 da pipoca com refrigerante diet.
fast-food
Em termos calóricos, a diferença não é muito grande: são 514 do cheese bacon e 624 do hambúrguer. Mas o trio com a batatafrita leva a pior por ter mais gordura. Só que isso não faz do cheese bacon um pedido primoroso, afinal ele vem exagerado de queijo, maionese, ovo frito e, claro, bacon. “Bom mesmo seria um cheese salada acompanhado de suco natural de frutas”, recomenda Márcia.
cafezinho
O mais magro é o segundo! O cafezinho ficou obeso com o chantilly – a xicrinha possui 260 calorias contra 60 do capuccino light. Mais um motivo para dispensar o chantilly: “É rico em gordura saturada, inimiga do coração”, alerta Márcia, que lembra que já existe no mercado a versão light.
restaurante japonês
Antes do veredicto, um alerta: comida japonesa engorda tanto quanto cantina e churrascaria, afinal há sushis fritos e empanados, carregados de arroz e maionese, acompanhados de molho agridoce. Voltando aos pedidos acima, apesar de o temaki (180 cal.) ser um pouco mais calórico que o trio de sushis (141 cal.), ele satisfaz mais. Para melhorar ambas as opções, sem aumentar o valor energético, peça um sushi de salmão com uma porção de pepino ou um temaki preparado sem maionese.
cantina
Acredite, o nhoque (571 cal.) perde feio da lasanha (470). Tudo culpa do couvert, que soma 327 cal. – o nhoque, sozinho, tem apenas 244. Portanto a lição é uma só: para comer magro na cantina, escolha uma massa simples com molho ao sugo ou à bolonhesa. E sem queijo ralado – 70 cal. por col. sopa.
feira
Apesar de o especial (com ovo cozido) pesar na consciência, o pastel de queijo simples é mais gorduroso. Somado ao caldo de cana, possui 418 calorias contra 270 do especial. A pedida certa seria um pastel de carne e uma fruta.

13 comentários:

  1. Nossa, estas dicas são ótimas! Eu nem imaginava o primeiro, da pizza!
    Muito bom seu blog, tem ótimas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blo, muito boa o primeiro post que li, rsrsrs
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Amei essa dicas, seu blog é vicia, não dá pra ficar 1 dia sem passar por aqui.
    Bjusss

    ResponderExcluir
  4. que maldade vc colocar esse monte de coisa boa (mas má) aí.. rsrsrrs
    deu até fome!!!

    mto boa as dicas.. mas eu vou pela filosofia do AA, evitar o primeiro gole, no meu caso "mordida" rs
    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. eu amo as dicas do seu blog
    bjim

    ResponderExcluir
  6. Simone : Muito legal suas dicas, até anotei ... Em algumas coisas estava errando feio ...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente Mto obrigada,pela força e por tudo mais...sem contar q é ótimo visitar seu blog pq sempre tem alguma coisinha boa pra dividir com agente,dicas valiosas...bj bj

    ResponderExcluir
  8. òtimo post, embora faça RA a muito tempo algumas dicas me surpreenderam.
    Ótima semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Simone, olha, nem quis ver esse seu post direito amiga, como esse monte de coisas ai...
    Nem to comendo nada disso.

    Amiga, um ótimo fim de semana para vc.
    Com muito carinho,

    ANDRÉA

    ResponderExcluir
  10. Oi Siiii, obrigada pela visita, e quanto ao spining, eu fiz besteira, no primeiro dia não devia ter começado por ele, mas foi tudo bem, sem dores, rsrs
    Mas obrigada pelo carinho, tá?
    1.000 beijocas...

    ResponderExcluir
  11. Oii Sii,

    Adorei este post..Bem interessante essas diferenças né??

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!