sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Os 7 alimentos escolhidos representam papéis importantes na saúde e melhoram a qualidade de vida, entenda por que estes alimentos são importantes.



Soja - A soja é um alimento pertencente à família das leguminosas que além de ser rica em vitaminas, minerais, fibras e proteínas garante uma série de benefícios à saúde. Ela contém antioxidantes que combatem os radicais livres, o seu consumo associa-se a redução dos níveis de colesterol ruim no sangue e diminuição do risco de doenças cardiovasculares, previne a osteoporose fazendo com que o corpo elimine menos cálcio na urina, atua também na prevenção do câncer de mama, próstata e auxilia o bom funcionamento da glândula tireóide. Nas mulheres a soja atenua os sintomas da menopausa através do equilíbrio dos hormônios.
Peixes - Os peixes possuem vitaminas e minerais essenciais à saúde e apresenta baixos baixos níveis de gordura. Eles apresentam em sua composição ômega 3 que é um ácido graxo essencial que confere diversos benefícios a saúde. Entre os benefícios relacionados ao consumo de peixes, pode-se destacar a diminuição dos níveis de colesterol ruim no sangue, auxilia na manutenção do peso, é eficaz para a memória, atua na manutenção do sistema nervoso saudável, eficaz na atenuação dos processos inflamatórios e no controle da hipertensão arterial.
Aveia - A aveia destaca-se pela sua riqueza nutricional. Este cereal integral contém fibras que auxiliam no funcionamento intestinal, favorecendo a liberação de toxinas; atua contra o estresse através da substância avenina que promove o relaxamento; contribui para o bom funcionamento cerebral além de ser um importante repositor energético. A aveia é um alimento que deve ser consumido diariamente por indivíduos que apresentam hipercolesterolemia, ela atua na redução da absorção do colesterol.
Amêndoas - Este alimento pertence ao grupo das frutas oleaginosas e é rico em gorduras monoinsaturadas. Na saúde as amêndoas reduzem os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea e diminuem a incidência de doenças cardiovasculares. Além disso, contribui para a manutenção de uma memória ativa, atua no controle do diabetes e no combate à obesidade. Deve ser consumida com moderação todos os dias.
Tomate - O tomate é rico em licopeno, carotenóide que contém antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres, atrasa o envelhecimento, combate infecções bacterianas,  auxilia no tratamento da gota e reumatismo e nos homens combate o câncer de próstata. Além de conter vitaminas e minerais essenciais à saúde.
Banana - A banana contém vitaminas do complexo B além de ser fonte de potássio, magnésio e ácido fólico. Esta fruta previne a hipercolesterolemia e o diabetes, auxilia no bom funcionamento intestinal e devido ao seu alto teor de potássio ela reduz o risco de hipertensão arterial.
Iogurte - O iogurte faz parte do grupo do leite e derivados e é uma importante fonte de cálcio e proteína. Os probióticos e prebióticos presentes na maioria dos iogurtes, garatem uma melhora na flora intestinal, tornando o sistema gastrointestinal mais resistente à ação de microorganismos através do fortalecimento  do sistema imunológico. Por ser de fácil digestão, diferentemente do leite comum, ele auxilia a digestão da lactose.

Um comentário:

  1. interessante essa matéria..tudo que ta ai eu consumo moderadamente..valeu pela dica..vou diminuir sim o feijão e o arroz..
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!