sábado, 20 de fevereiro de 2010

Posso estar a perder gordura e não emagrecer?


A gordura ocupa espaço e quando se perde existe uma desproporção entre volume e peso, já que muitas vezes as pessoas notam estarem menos "inchadas", embora a balança não reflicta imediatamente os quilos a menos.
Poder-se-ia por analogia descrever que 1 kg de algodão pesa a mesma coisa que 1 kg de chumbo, embora, em termos de volume, a disparidade seja evidente. Assim, o processo de acumulação de gordura poderia ser evidenciado como se de algodão se tratasse a ocupar os espaços externos (parede abdominal) e só depois os espaços internos do organismo nas cavidades intra-abdominais, começando, no entanto, a ser logo evidente pelos sinais que manifesta (abdómen mais largo, coxa mais "forte").

Ou seja, quando se começa a perder peso, já teve que ocorrer uma perda evidente de gordura no espaço externo embora não exista uma correspondência imediata em termos de peso e volume perdido, o que significa que não se pode esperar que o organismo perca quilos ao mesmo ritmo que "números de roupa".

3 comentários:

  1. Oie td bem??
    é verdade sabe que minha cintura de 96cm
    foi 94cm e meu busto de 116cm foi para 114cm
    então diminuiu mais meu peso continua o mesmo
    engraçado né e como se eu estivesse perdido somente medidas,mais já é uma grande coisa né!
    bjoO**

    ResponderExcluir
  2. acho que é isso que tá acontecendo comigo... esta semana fiz muito exercicio, comi bem e mesmo assim a balança insiste em não sair dos 88, e o mais engraçado é que me olho no espelho e vejo diferença! bolas q raiva....

    ResponderExcluir
  3. e ta acontecendo comigo... minhas formas estão mais definidas mas o peso resolveu permanecer..

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!