sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Sopas - O que podem e não podem fazer por sua dieta?






Fazem perder peso sim, mas na maioria das vezes peso perdido à custa de perda de massa magra (músculos e água) e não necessariamente perda de gordura.

Não reeducam nossos hábitos, pois enquanto "dura" a dieta da sopa a pessoa fica evitando todos os outros alimentos. Quando não aguentar mais ficar à base de sopa, ao voltar ao antigo hábito normalmente recupera ou ganha peso, pois está com "saudades" dos demais alimentos.

Sopas reduzem o consumo de fibras que são quebradas pelo cozimento, vitaminas hidrossolúveis como C e as do complexo B, são perdidas. Portanto no inverno não basta comer apenas sopa é preciso comer salada.

Mas... 

Em contrapartida considero a sopa uma ótima aliada à nossa dieta pois no inverno produz saciedade, aquece, alimenta, pode possuir pouco valor calórico e é uma ótima maneira de consumirmos mais vegetais a esta época do ano.

Alguns cuidados! Não fique apenas na sopa, procure variar as preparações, utilize vegetais refogados ou acrescentados aos pratos à base de carne, frango e cereais. Prepare tortas e soufles incluindo vegetais diversos (prefira os cozidos no vapor ou crus) Para quem não gosta de sopa Experimente os vegetais refogados que são uma ótima opção.

Exemplos 1: couve, couve-chinesa, vagem c/ cenoura, chuchu com milho, abobrinha, moranga, repolho, couve-flor, brócolis, espinafre com cebola ou ricota., mostarda, ervilha torta, beringela e tantos outros que podem ser usados individualmente ou misturados.
Além dos vegetais refogados há ainda as opções de tortas, soufles e pudins de legumes. As receitas que forneço podem ser de grande utilidade e basta usar a criatividade para preparar diferentes opções a cada refeição. Outra opção é misturar os vegetais com as preparações de carne, frango, massa e arroz.

Exemplos 2: picadinho de carne com vagem e cenoura, frango com brócolis, macarrão com repolho, cenoura, couve-flor e cebola, Risoto de beringela e atum.
Como usar as sopas? para comermos a sopa de forma a ajudar nossa dieta, preparei um esquema que pode ajudá-lo neste inverno.

Quando comer sopas à base de legumes ou instântaneas (que são totalmente artificiais) pode acompanhar de uma porção de carne, frango ou peixe mais uma porção de amido (pão integral, arroz, macarrão, batata)
Quando a sopa for preparada com legumes, carne ou frango e tiver milho, batata ou macarrão pode ser usada como prato único substituindo uma refeição por exemplo: 4 conchas correspondem a 1 jantar para mulher.
Quando a sopa for mais elaborada como uma sopa de ervilhas, minestrone, caldo verde, capeletti, também pode ser usada como uma refeição. 4 conchas no lugar da jantar para uma mulher e 6 conchas para o homem.
Não faça a sua sopa da mesma maneira para que não caia na rotina, faça variações e intercale o consumo de sopa à outras preparações. Muitas vezes não percebemos que estamos "insatisfeitos" e comendo errado ou a mais escapamos da nossa dieta sutilmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!