sábado, 13 de março de 2010

CHÁ GELADO: DESVENDE O QUE ELE FAZ POR SUA SAÚDE

Com a temporada de verão, sol e muito calor nada como bebidas refrescantes, saudáveis e pouco calóricas. Na listinha dos mais desejados está o chá gelado, que pode ser industrializado ou feito em casa. Mas será que a opção realmente faz bem para a saúde?


Segundo Maurício Pupo, Diretor da IPUPO, o chá é sempre mais saudável que o refrigerante, pois o chá é uma bebida muito rica em polifenóis anti-oxidantes que protegem nossas células dos radicais livres, previnem o câncer, o envelhecimento e ainda por cima emagrecem. Agora, se formos comparar o chá feito em casa com o chá industrializado, é lógico que fazê-lo em casa é muito melhor e muito mais saudável pois você evita os conservantes e os outros produtos químicos usados geralmente para conservá-lo e realçar o sabor.

Os industrializados por sua vez, merecem um pouquinho mais de atenção. “Há fabricantes de alimentos que usam parabenos, que são cancerígenos. Outros usam benzoato de sódio, que apesar de mais seguros podem causar hiperatividade em crianças. O ideal é a leitora procurar um chá de caixinha que seja certificado orgânico ou ainda prepará-lo em casa. Outro ponto muito importante e ainda polêmico é a presença de benzeno - uma substância cancerígena - nas bebidas brasileiras. O benzeno não é adicionado mas ele é formado espontaneamente quando a bebida contém vitamina C que reage com o benzoato de sódio que é usado para a conservação. Então prefira os chás que não contém adição de vitamina C, caso opte pelos industrializados”, alerta.
Calma, nem tudo está perdido. A opção pode sim ser saudável, mas pede cautela. Verifique a embalagem do produto que vai consumir. Alguns fabricantes utilizam adoçantes no lugar do açúcar e neste caso as calorias são zero, pois qualquer chá, quando não adicionado de açúcar, é isento de calorias.

“Quando a bebida é ingerida após as refeições tem a propriedade de reduzir a absorção de gorduras, ajudando a emagrecer, mas quando consumido em excesso o chá também pode reduzir a absorção de sais minerais. Eu diria que 3 xícaras de chá ao dia, uma após cada uma de nossas refeições é a quantidade ideal para o consumo desta maravilhosa bebida”, finaliza Maurício.
E no verão, nada de substituir outros tipos de líquido pela água. Afinal, ela é indispensável para a saúde humana. Embora o chá seja considerado uma ótima opção deve haver um equilíbrio entre o consumo.

5 comentários:

  1. Oi linda... adorei a matéria sobre o chá gelado, mas sabia q eu não consigo tomar mto chá?? Falta hábito, mas me prometi que vou começar a aderir esse hábito, ainda mais geladinho que deve ser uma delícia.
    Soube que oliveira é excelente para perder as gorduras do abdômem e essa semana pretendo fazer para tomar geladinho.
    Bom restinho de findi ;)

    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. interessante isso..ja q eu acabava optando pelo insdustrializado,justamente pela preguiça d ficar preparando em casa e tal.Vou mudar meus habitos =)

    beijos

    ResponderExcluir
  3. oi amiga tudo bem, saudades, você poderia dar uma olhadinha no meu cardapio.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Sempre amei chá, mas aqui na minha cidade não se tem o hábito.... só aqueles de latinha... mas vou investir neles!!!

    Bjs e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  5. Querida, passei para desejar um ótimo domingo, uma semana abeçoada.

    Andréa ( Vencendo a cada dia a RA).

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!