quinta-feira, 25 de março de 2010

Deixe os quilos extras e as dúvidas todas para trás



O que engorda mais: pão ou torrada? Alimentos integrais são sempre a melhor opção para quem vive em luta contra a balança? vamos esclarecer essas e outras dúvidas, tão comuns entre quem vive de regime,, ajudando você a perder peso com muito mais saúde e segurança.
1- Refrigerante light prejudica a dieta?Não. “O erro comum, no entanto, é ingerir uma quantidade muito maior de refrigerante só porque ele não contém calorias”, “É preciso tomar cuidado para não substituir a ingestão de água pela versão light da bebida gaseificada”. Tome, no máximo, uma lata de refrigerante light e evite que a ingestão seja diária. Isso porque esse tipo de bebida, graças ao gás, provoca aumento da área do estômago. Além disso, a presença de ácidos está relacionada com o desenvolvimento da gastrite. Já sódio e cafeína costumam dar origem a problemas relacionados aos ossos e dentes.
2- Sal de potássio é melhor do que o de sódio?
O sal de potássio, também conhecido como sal light, é indicado para as pessoas com hipertensão. O sódio faz com que haja uma maior retenção de líquido no organismo aumentando a pressão arterial. E, por isso, a alternativa é substituir o sal comum, com sódio, pelo sal com potássio. É importante lembrar que o sódio está também presente nos alimentos industrializados como embutidos, salgadinhos e enlatados. “Por isso, além de substituir o sal das preparações é necessário controlar esses alimentos industrializados”,  Se você é obeso ou hipertenso, prefira o sal light. “Mas quem não tem hipertensão está dispensado da substituição, basta maneirar no uso do sal comum”, 
3 - Comer um brigadeiro, depois de uma semana seguindo a dieta rigorosamente, compromete o metabolismo (e o emagrecimento, por tabela)?
Não. Comer somente um brigadeiro após uma semana seguindo uma alimentação restrita não irá fazer com que o metabolismo se altere. “O perigo é um simples brigadeiro ser seguido de vários outros. Por isso, muito controle e determinação são importantes nessa hora para não colocar tudo a perder”, 
4 - Adoçante pode ser usado � vontade, sem risco de engordar?
Apesar de haver uma grande polêmica sobre os adoçantes, é importante lembrar que há uma recomendação de ingestão diária para cada edulcorante, como também é chamado. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece a quantidade permitida de edulcorante para cada alimento. “Como os adoçantes têm um potencial de adoçar (poder dulçor) muito alto em relação ao açúcar, não é necessário exagerar,  “Por apresentarem pouquíssimas calorias e serem utilizados em pouca quantidade, os adoçantes não comprometem o emagrecimento”.
5 - Alimentos integrais são sempre a melhor opção? Por quê?
Depende. O leite e seus derivados integrais possuem uma maior quantidade de gordura que deve ser evitada, já que a gordura é o nutriente mais calórico e, por serem alimentos de origem animal, ajudam a aumentar o nível de LDL (mau colesterol). “Nesse caso, opte pela versão desnatada ou light”, . Já os cereais integrais, como pão e arroz, são bem-vindos. Isso porque esses alimentos passam por um processo menor de refinação ou apresentam uma quantidade menor de produto refinado (no caso do pão integral, a quantidade de farinha integral é maior do que a de farinha refinada). “Isso significa que nutrientes como vitaminas, minerais e as fibras estão presentes em maior quantidade, quando comparados � versão tradicional, como o arroz e o pão brancos”,  Mesmo apresentando uma quantidade calórica maior, esses alimentos acabam ajudando no processo de emagrecimento, � medida que oferecem uma sensação de saciedade mais prolongada.
6 - Beber durante as refeições prejudica a digestão?
Depende. O líquido durante a refeição é bem-vindo, desde que em pequena quantidade, ou seja, um copo pequeno de 200 mL. “Nesse caso, a bebida irá ajudar a umedecer os alimentos auxiliando a digestão”, “Quando a ingestão é maior, ocorre o inverso. Há a diluição do suco gástrico que irá prejudicar o processo de digestão”.
7 - Deixar a sobremesa para comer mais tarde (em vez de consumi-la logo após a refeição) engorda mais?
Não engorda. Normalmente, deixar a sobremesa como um lanche entre as refeições ajuda a controlar a quantidade de calorias e, portanto, pode auxiliar o emagrecimento. “Desde que, é claro, essa sobremesa não seja uma supertorta, um bolo enorme ou um docinho. Prefira sempre as frutas”,
8 - Contar as calorias de tudo é uma boa tática? Baseando-se só nisso dá para emagrecer?
“O que faz emagrecer é o balanço energético negativo”,  “Traduzindo: a quantidade de calorias gasta durante o dia deve ser maior do que a quantidade de calorias obtida através dos alimentos”. Portanto, cortar as calorias não é sinônimo direto quilos a menos. Por exemplo, não adianta trocar uma fatia de pão integral (70 calorias) por uma de pão integral light (50 calorias). Além disso, é importante lembrar que, para emagrecer com saúde, é preciso pensar na quantidade de nutrientes. “Cortar as calorias aleatoriamente, sem saber quais alimentos devem ser consumidos, pode prejudicar a saúde, o rendimento e a disposição para enfrentar o dia-a-dia”,
9 - Torrada engorda menos que pão?
“Primeiro, é importante deixar claro que nenhum alimento engorda e sim, alguns alimentos são mais calóricos do que outros. O que faz engordar é um excesso de calorias acumulado por um período de tempo (semanas, meses, anos)”,. Agora, vamos falar das calorias da torrada e do pão e compará-las. Há duas maneiras de compararmos a quantidade de calorias dos alimentos: 1) por 100 gramas e 2) por unidade consumida (fatia). 100 gramas de torrada contêm mais calorias do que 100 gramas de pão francês. Os valores? 433 calorias para a torrada e 286 calorias para o pão francês. Isso porque a torrada tem menos água em sua composição (é mais seca) do que o pão francês. Assim, os nutrientes calóricos (carboidratos, proteínas e gorduras) ficam mais concentrados na torrada e, portanto, uma mesma quantidade em gramas de torrada vai ter mais calorias em relação a de pão. Por outro lado, se compararmos por unidade, 1 fatia de torrada apresenta 40 calorias e 1 unidade de pão francês, 143 calorias. Qual é o problemas aqui? Somente 4 unidades de torrada superam a quantidade de calorias de 1 pão francês. Para emagrecer, substitua 1 pão francês por, no máximo, 2 torradas.
10 - Exagerar nas calorias em um dia e compensar no outro, comendo menos, funciona?Não funciona. “No dia do exagero, a quantidade de calorias consumidas pode ser tão grande a ponto de colocar dias e dias de disciplina e dedicação a perder”, . “Sem falar que esse tipo de barganha não leva a uma “consciência alimentar”. Pode até haver a eliminação de peso desejada. Mas, a longo prazo, todo o peso eliminado vai ser ganho novamente, porque não há preocupação com uma dieta equilibrada.

7 comentários:

  1. Oi Simone... o post foi super valido...só não entendi muito bem a diferença entre a torrada e o pão... pq o medico da minha sogra, mandou ela comer torradas e evitar o pão.. eu só não sei dizer se ele quis q ela comesse torrada integral ao invés do pão francês...rsrs... bjs e parabéns pelas informações!!!

    ResponderExcluir
  2. ah esqueci de dizer... o blog ficou chic... parabéns pelo bom gosto!!!

    ResponderExcluir
  3. adorei a matéria!!!
    bjooo e uma sexta light por ae;

    ResponderExcluir
  4. Oi Simone, obrigada pela dica sobre a ração, adoro ler seus posts, são muito explicativos, beijos e um perfeito fds!!

    ResponderExcluir
  5. muito boa essas dicas amiga, agora vou comer apenas 2 torradas.
    Então amiga aqueles remédios eram para bronquite, ve se pode.
    Mas estou melhorzinha muito obrigada pela sua visita fiquei feliz.
    Da uma avaliada no meu cardapio amiga se errei em comer a tortinha hoje.
    beijos bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. no caso de quem tem colesterol ruim alto pode se comer torrada integral ou pao integral a vontade?
    pode se comer macarrao e outros produtos integrais? ou pode aumentar o colesterol

    ResponderExcluir
  7. OLÁ, TENHO DUVIDAS ENTRE O CONSUMO DE SÓDIO NOS ALIMENTOS E BEBIDAS. EM UM REFI LIGHT TEM MAIS SODIO QUE O COMUM MAS TEM MENOS CALORIAS. O QUE MAIS PREJUDICA A DIETA? A CALORIA INGERIDA OU O SODIO ENGORDA MAIS? COMO DEVO ANALISAR OS ALIMENTOS ANTES DE CONSUMI-LOS?
    OBRIGADA

    SABRINA

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!