quinta-feira, 11 de março de 2010

Etiqueta na academia




Quem disse que academia de ginástica é terra sem lei? Pode parecer redundante, mas educação não faz mal a ninguém, seja na musculação, no jump, no spinning ou mesmo nas lutas. Por causa da descontração impressa nas academias, muita gente erra na dose e acha que pode fazer o que quiser. Será? Dê uma espiada

Uma das queixas mais constantes nas academias é o bate-papo entre as séries de um único aparelho enquanto algumas pessoas aguardam para usá-lo. "A solução é preparar os professores para oportunizarem o revezamento de equipamentos através de abordagem específica e gentil", orienta Vilmar dos Santos Villas, gerente técnico de ginástica da academia paulista Cia Athletica, unidade Brooklin, que completa: "Na nossa academia isso acontece raramente, devido ao acompanhamento inicial do professor com o aluno, que é instruído para respeitar pausas entre as séries religiosamente. E, nesses intervalos, há possibilidade de revezar se necessário".

Como é um lugar de convívio, é possível fazer amigos. Para ser agradável, varie o papo. Existe algo mais chato do que aturar conversas monotemáticas o tempo inteiro? Esqueça os temas batidos como dietas e exercícios. Academia não é o lugar ideal para as investidas amorosas, mas se rolar, tudo bem. Só evite ficar alugando quem não está a fim. Caso force a barra, será inconveniente.

Observar o tipo físico das pessoas também não é nada legal. Seja discreta. Cochichar, então, nem pensar. E não é porque você tem um bom relacionamento com os outros frequentadores que vai poder meter a colher em tudo. Não dê palpites no treino alheio, para isso existem os professores.

Para que você não passe por uma saia justa no ambiente da malhação, preste atenção às dicas da consultora de etiqueta Sofia Rossi.

1) Não monopolize os aparelhos - "Se a academia estiver cheia, limite-se ao necessário e dê a vez para outra pessoa", ensina Sofia.

2) Não exponha a sua intimidade - Ver alguém andar nua pelo vestiário é motivo de constrangimento para algumas pessoas. E, de fato, ninguém é obrigado a ver as pessoas como vieram ao mundo.

3) Não grite - Homens adoram gritar enquanto levantam peso. E não é nada legal. "Esse é o típico comportamento observado nas pessoas que fazem tudo para aparecer. É melhor ignorá-los e se a situação persistir, fale com a secretaria da academia", orienta a consultora. Outros ruídos devem ter limite. "Não ouça o seu MP3 em volume exagerado. Há quem use deste artifício para não ser incomodado. Mas lembre-se: os ruídos, além de desnecessários, desconcentram os outros", completa.

4) Não fale alto ao celular - "Use-o apenas em caso de última necessidade e, se o fizer, não fale em voz alta", ressalta Sofia. O volume da voz deve permanecer baixo também nas conversas presenciais.

5) Não embarque na fofoca - "Evite fofocas e falar de outros frequentadores para não arrumar inimizades. Nada como ser discreto", pondera a consultora.

6) Não exagere no visual – "As roupas devem ser confortáveis, confeccionadas com tecidos que favoreçam a transpiração e proporcionem boa mobilidade, como o algodão. Não vale a pena desfilar com uma roupa dois números abaixo do ideal", lembra Sofia. "Deixe os acessórios que não combinam com a academia guardados, podem atrapalhar você. Os cabelos devem estar preferencialmente presos, pois, com o suor, podem ficar grudentos", acrescenta. Maquiagem é dispensável. Um batonzinho está de bom tamanho. Você não está em uma passarela.

7) Não deixe vestígios - Limpar os aparelhos após o uso é sinal de senso de coletividade. "Algumas academias disponibilizam álcool. É uma gentileza para o próximo usuário, deixá-lo limpo", alerta Sofia.

8) Não espalhe seus pertences - Organização é tudo, inclusive na academia. É bom evitar espalhar suas coisas: toalha, garrafinha de água. "A academia é ambiente descontraído, mas isso não nos permite fazer extensão de nossa casa. Objetos pessoais devem ser mantidos sempre por perto", ensina a especialista.

9) Não esqueça a ducha - Há quem não tome antes da malhação, já que vai suar... Mas a ducha é indispensável. Principalmente se você vai entrar na piscina. Existem regrinhas para não errar. "No banho, é imperdoável esquecer roupas íntimas penduradas no chuveiro ou no chão. Pedir coisas emprestadas, nem pensar. Não se esqueça de levar o seu próprio sabonete, shampoo, escovas etc.", avisa Sofia. Economize água e não deixe embalagens vazias dentro do box. Fios de cabelo no ralinho também são o fim. Abaixe e limpe.

10) Não erre a mão no perfume - O melhor é usar algo com cheiro discreto. Ninguém merece ser invadido por odores "marcantes" às oito da manhã e ficar com aquele cheiro no nariz o dia inteiro. "Dê preferência a colônias e evite os perfumes fortes", diz a consultora. Não esqueça do prazo de validade dos desodorantes.


Um comentário:

  1. Olá amiga, esta postagem é legal, pois as pessoas precisam se conscientizar que precisam ter um mínimo de respeito em ambientes coletivos, não é?
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!