quarta-feira, 31 de março de 2010

Exagerou no fim de semana? Aplique a lei da compensação



Ok, você saiu da linha: comeu picanha, tomou caipirinha, almoçou lasanha e fechou o domingo na companhia de uma caixa de bombom, diante da TV. Acontece. Afinal, ninguém é de ferro, e uma folga na dieta a gente merece. A saída é retomar a rotina e se preparar melhor para as futuras tentações.
Tem gente que vai � churrascaria e fica nas saladas, no suco e pede fruta na sobremesa. É o caso da Giullia, minha vizinha do quarto andar, aquele tipo de mulher que retoca a raiz do cabelo duas vezes por mês, malha até aos domingos e só abre a porta de casa com gloss e salto alto. Pessoas “normais”, como eu e você, não são tão disciplinadas assim: cometem pecadinhos � mesa de vez em quando, principalmente nos finais de semana. Aliás, as pesquisas mostram que a maioria das pessoas consome em média 150 calorias a mais na sexta, no sábado e no domingo, o que dá um total de 450 calorias extras no final de semana. É uma caipirinha aqui, feijoada ali, vários chopinhos na balada, a pizza do domingo e pronto! Lá se vai o sacrifício de segunda a sexta para não passar das 1 500 calorias por dia.
O efeito colateral é inevitável: segunda-feira vira o dia nacional do desânimo. Desanimada, você começa o dia com o taxímetro calórico liberado para pão e manteiga, bolo, café com leite açucarado. No lanche, dois ou três pãezinhos de queijo. E arremata a noite com… bombons. O conselho que posso dar a você é o que digo a mim mesma, nas segundas- feiras de ressaca: muita calma nessa hora. Em vez de enfiar o pé na jaca, como se diz, e pôr tudo a perder, mentalize duas regras de ouro. A primeira: nem pense em desistir da dieta – os efeitos de um deslize não costumam ser tão danosos. A outra: nada de radicalizar para compensar o prejuízo. Trocar almoço e jantar por uma salada de folhas e dobrar a carga na malhação vão deixar você fraquinha, fraquinha. E fraqueza significa fome, que abala o autocontrole e faz você cair na comilança tudo de novo. é proibido sentir culpa Vamos por partes. Fazer dieta não é morrer para o mundo. Abandonar o social para evitar a tentação, por exemplo, parece uma medida extrema, prejudicial � saúde e altamente comprometedora em relação ao sucesso do seu regime. Radicalizar e levar sua lancheira light a tiracolo para todo canto também não dá. Então, siga a minha tática. Não recuse convite nenhum. Divirta-se e coma, sim, com moderação. Não deu para segurar? Tudo bem. Ponha em prática a lei da compensação, estratégia eleita por nove entre dez mulheres que conseguem manter a forma sem perder qualquer balada. Traduzindo: se em vez dos dois brigadeiros que constavam do seu plano você comeu quatro, fique no grelhado e salada na próxima refeição. Essa estratégia tem um mandamento importantíssimo – é proibido sentir culpa. O que você não pode é liberar o cardápio todo final de semana pensando em reparar o dano depois. Se isso virar rotina, vai ser um tormento retomar a dieta a cada segunda-feira. “A lei da compensação só funciona se você souber contrabalançar o exagero de forma sensata e saudável”, . Em vez de compensar depois, você pode fazer melhor: acumular créditos antes para usá-los mais tarde, no restaurante ou na festa de casamento.
Economize hoje para gastar depois
Dá, sim, para manter a dieta sem abrir mão dos prazeres da vida e das delícias da boa mesa. Dividi a lista de orientações em dois blocos. No primeiro, você aprende a se preparar antes para uma happy hour, um jantar, churrasco ou casamento, com direito a algumas liberalidades. No segundo, veja o que dá para fazer para compensar os excessos.
O que fazer antes…
• Festa ou churrasco no fim de semana?
Comece o dia com uma refeição pouco calórica para reservar um estoque extra de calorias para o almoço. Você pode tomar um shake de banana com gelatina e iogurte, que vale 150 calorias e vai mantêla satisfeita por umas três horas. Se preferir bebidas quentes, tome café com leite mais uma fatia de pão integral com queijo light, combinação caseira, fácil de preparar e com apenas 100 calorias.
• Se o almoço for tarde, coma uma fruta, tome suco ou um iogurte desnatado ali pelas 11 horas, porque o lanche da manhã é indispensável, mesmo em dia de festa.
• Churrascaria exige bom senso. Se picanha sem a companhia da farofa não faz o menor sentido para você, na hora da bebida fique ou com a caipirinha (ou vinho ou cerveja) ou com a sobremesa.
• Se o churrasco for entre amigos, sugira ao churrasqueiro assar cebola, tomate e fatias de abacaxi. Todo mundo gosta, têm poucas calorias e muitas fibras, que enchem o estômago e ajudam a maneirar com as carnes. Volte � dieta na refeição seguinte: fique com sanduíche de atum sem maionese (170 calorias) ou salada de frutas com cereal e iogurte (240 calorias) ou sopa de legumes (180 calorias).
• Casamento � noite? Coma alguma coisa antes da cerimônia: duas fatias de pão integral com queijo garantem energia para esperar a festa sem o estômago reclamar.
• “Na festa, nada é proibido: prove de tudo um pouco. Mas comer de tudo é diferente de comer tudo”, 
• Se houver bufê, comece com a salada. Depois, monte um prato dando preferência ao peixe ou ave em vez de carne vermelha; se for um bufê de massas, escolha as que levam molho vermelho, em vez de branco. Mas uma negociação: caso faça gosto no vinho ou cerveja, fique com um copo só e coma apenas um docinho.
…e depois
• No dia seguinte, o mandamento é desintoxicar, o que já ajuda a compensar o extra de calorias. Ela sugere uma dieta com alimentos depurativos e diuréticos (veja quadro), que dão uma força para fígado e rim, vítimas da comilança.
• Evite carboidratos simples, carnes vermelhas, frituras, açúcares, alimentos que sobrecarregam o fígado e dificultam a recuperação do organismo.
• Aumente o consumo de frutas e vegetais e esqueça produtos industrializados.
• Beba bastante líquido. Chá verde, chá de gengibre, limonada, suco de frutas (diluído em água e com adoçante), água-de-coco, além de muita água, tudo para reduzir a retenção hídrica e limpar seu corpo.
• Caminhe ou faça uma corridinha leve de meia hora. Além de aumentar a queima calórica, a atividade física acelera a circulação e melhora a disposição física, amenizando bem os sintomas da ressaca.
• Para não esquecer: um único bombom não engorda; o que pesa na balança é uma caixa inteira. “Então, não se martirize com pequenos deslizes, apenas evite que se tornem habituais”, 
Truque � francesa
Dizem que, em Paris, não se acha uma mulher gordinha nem mesmo para estrelar um comercial de TV. Exagero � parte, Mireille Guiliano, autora de As Mulheres Francesas Não Engordam (Editora Campus, 30 reais), um best seller , explica que as parisienses mantêm o peso porque, além de se contentar com pequenas porções, praticam a lei da compensação. Se vão a uma festa � noite, elas se preparam antes: trocam o almoço e o lanche da tarde por iogurte desnatado (70 cal cada pote), por exemplo. Acompanhado de cereais integrais, o iogurte fica substancioso e aumenta a sensação de saciedade. Se o programa é um almoço, então o truque é reduzir o jantar a uma sopa leve. E, naturalmente, quando se vêem diante de uma caixa de bombom (e o chocolate francês é ótimo) deliciam-se com dois ou três, no máximo.

9 comentários:

  1. bom dia lindinha, esse truque das francesas eu aprendi e consegui fazer da ultima fez q eu fui num aniver... me preparei o dia inteiro para comer um pedaço de bolo...td bem q comi dois..rsrs..mas o preju não foi tão grande, e rapidinho eu eliminei... bjks e parabéns pela materia...muito informativa...adoroooo...

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone adorei a matéria bjss uma ótima quarta

    ResponderExcluir
  3. O jeito é manerar na semana pra pder 'abusar' um pouquinho no final de semana ^^

    beijokas

    ResponderExcluir
  4. oi amiga eu tento me segurar ao máximo para não extrapolar, mas é inevitável mesmo. Só que no final de semana que me controlei o resultado foi que eliminei 600 gramas de sexta pra segunda. Fiquei muito feliz e vou continuar assim. É claro pra não ficar chato pra família vc acaba comendo aquela macarronada, o cupim assado como foi meu caso, mas em compensação a noite só um shake e nada mais. :) bjim

    ResponderExcluir
  5. Estou pesando 61,50 kgs e tenho 1.60 de altura, engordei muito depois que comecei um namoro que só me trouxe coisas ruins. Eu pesava 49kgs antes e estou tentando voltar a este peso, mas está difícil. Hoje em dia estou usando manequim 42/44 e antigamente usava 36/38. Engordei demais e isso está me fazendo muito infeliz, minhas roupas não cabem mais em mim e me recuso a comprar roupas 42/44, por isso estou usando mais vestidos. Quero muito voltar ao meu peso.

    ResponderExcluir
  6. Essas francesas sao danadas. Adorei a lei, post muito bom.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei o poste ta muito bom, eu realmente sou assim quanto começo a comer "porcaria" depois começo a abrir um exceção para tudo, mas pronto as poucos aprendo. Obrigada pela dica dos joelhos.
    Bjinhos linda*

    ResponderExcluir
  8. Ainda axo q tem q c controlar no fds e na semana... mas c exagerar ai sim vamos compensar e comer menos na semana neh? bjaum pra vc

    Sara Vanessa
    www.shazinha.zip.net

    ResponderExcluir
  9. Passei a dois meses a fazer reeducação alimenta e ja perdir bastante ....e deslisei muito ..mais nunca desisti e ninguem da minha familia intende ...o que e readucacao ..ai fica me trazendo coisa q nao posso...meu marido sempre tras chocolate...pedir pra um amigo compra almoco..frango assado e salada ....ai ele chegou com uma quentinha cheia de macarrao e cuscus e bife. ..maiis apesa de tudo tou mais forte .perdi 10kl em dois meses pesava 75e agora tou com65 usava 44 e agora uso 40 forma pequena

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!