quarta-feira, 24 de março de 2010

Exercícios em academia e ao ar livre



* Corrida externa X esteira: apesar do movimento similar, na corrida em esteira os amortecedores diminuem drasticamente o impacto, sendo recomendado para quem está muito acima do peso ou se recuperando de uma lesão. Os trabalhos em piso duro exigem muito mais dos músculos e articulações, o que é ótimo para quem participa de provas e está bem preparado, mas perigoso para quem ainda não está em forma. A esteira tem a vantagem óbvia de estar em local fechado, onde a variação climática não interfere, mas a desvantagem de ser muito chato e monótono, perdendo de goleada para a corrida externa, onde as mudanças de ambiente são motivadoras e prazerosas.
* Bike em academia X bike na rua: aqui não há grandes diferenças no impacto (claro que não estou falando da trepidação do mountain bike), mas pedalar na rua traz embutido dois perigos, os acidentes e roubo de bicicleta. Já vi e ouvi vários casos, inclusive fatais, pois normalmente bons treinos de bike são feitos na estrada. Se não é experimentado, prefira o treino interno. Se já é, aproveite a paisagem com cuidado.
* Subir escadas X aparelho que simula subir escadas: praticamente não há vantagem no treino externo, já que a paisagem não muda (a não ser que você esteja em um belíssimo cartão postal ou na escadaria de uma igreja centenária! Rs). O problema em subir escadas é, depois, ter que descer. Essas descidas constantes significam grande esforço para os joelhos, tendões e ligamentos. No aparelho da academia você só sobe, já que é uma escada rolante, e controla sua freqüência cardíaca com muito mais eficiência. Esse exercício é excelente para ajudar na definição das pernas, mas, sem o aparelho, tome cuidado!
Quero reforçar mais duas coisas: espero que ninguém mais acredite na teoria que só aeróbico emagrece. Se sobrou alguma dúvida, leia meus posts antigos. Para emagrecer com consistência é preciso aprender a comer, fazer musculação e completar essa combinação com aeróbico.A segunda coisa é, quando resolverem emagrecer e ficar em forma, por favor tenham consciência e equilíbrio.

7 comentários:

  1. Si
    leio todos os seus posts viu!
    nem sempre deixo meu comentários
    mas as reportagens ajudam e mto!
    Obrigada
    beijos

    ResponderExcluir
  2. amei as dicas
    mas prefiro exercicio ao ar livre
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Olá Simone!

    Adorei sua visita.

    Seu blog tb é uma gracinha! To seguindo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Si... que legal esse post... eu estava andando de simulador de caminhadas, já fez?? Não tem impacto nenhum, é mto bom... mas agora meu cansaço está flando mais alto... por enquanto até eu me acostumar com a nova rotina ;)
    Bom restinho de semana.

    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Olá =), eu treino sempre no ginasio mas sinceramente ao ar livro é muitoooo melhor mas nem sempre dá =S. Bjinhos*

    ResponderExcluir
  6. Oi Simone, obrigada pela visitinha, tb amei seu cantinho, muito instrutivo .
    tb estou te seguindo...beijos e uma quinta perfeita p vc

    ResponderExcluir
  7. Eu prefiro esteira pq odeio sair de casa rsrsrs Mas como a minha está ruinzinha, acabo naum praticando tanta atividade quanto gostaria! O q vc acha dakeles simuladores de caminhada elipticos, mamis tem uma e de vez enquando eu uso?? Bjus vc ta cada dia mais linda!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!