segunda-feira, 22 de março de 2010

MANTEIGA É VILÃ DA DIETA

Quem é que não gosta de um pão quentinho com manteiga no café da manhã? Mas esse simples fato pode acarretar problemas sérios. Você sabia que a manteiga é considerada uma vilã para a nossa saúde?

Especialistas dizem que cortar o alimento da dieta pode salvar milhares de vida todos os anos. Essa é a recomendação do cirurgião cardíaco Shyam Kolvekar, do Hospital do Coração de Londres.  "Substituir a manteiga por uma opção mais saudável – como margarina, maionese ou azeite, que contêm gordura ‘boa’, diminui o teor de gordura saturada diária. Isso ajudaria a salvar vidas e a proteger a população de doenças cardiovasculares”, conta.

Aqui no Brasil, não é muito diferente, não é a toa que o cardiologista do InCor - Raul Santos, apóia o movimento. “Há diversos estudos que demonstram que o excesso de gordura saturada eleva o colesterol sanguíneo e outros que mostram que o colesterol aumentado está relacionado ao risco de problemas cardiovasculares”, explica.

A ideia de melhorar a qualidade de vida pode começar pelo café da manhã. A nutricionista Cyntia Carla dá algumas dicas que podem ajudar.  “Duas fatias de torradas com manteiga e café com leite integral, contêm 10,1 g de gordura saturada. Substituir o leite integral pelo desnatado e a manteiga por margarina (fonte de gorduras poliinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo), já faz a diferença”, finaliza.

Outra dica é evitar o uso da manteiga no preparo culinário, substituindo por óleo vegetal, azeite ou margarina sem trans. Evite o consumo de carne vermelha e retire toda a gordura visível das carnes antes de consumi-las. 

Um comentário:

  1. Cortei a manteiga do meu cardapio ja a alguns meses...e nao sinto falta nao...sobrevivo muito bem sem ela...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!