quinta-feira, 22 de abril de 2010

Academia: Mitos e Verdades







1 - Na praia, é melhor correr na areia do que no calçadão. O solo irregular trabalha mais as pernas e gasta mais calorias
Verdade. Isso porque o solo irregular proporciona menos estabilidade e firmeza na pisada do que o asfalto. "Assim, os músculos requeridos nos movimentos da corrida - quadríceps, posteriores de coxa etríceps sural - precisam usar uma força maior, o que ocasiona também mais gasto calórico" esclarece o personal trainer Bruno Tadeu P. da Silva (SP). No entanto, essa prática exige cuidado, pois representa um exercício de intensidade moderada à alta, não indicado para iniciantes por conta do seu impacto que aumenta o risco de lesões.

2 - Beber água durante a malhação prejudica a perda calórica
Mito. Não existe nenhuma relação entre a água ingerida durante o treino e a perda de calorias. "Beber muita água pode causar um desconforto no estômago durante as atividades, uma vez que, cheio, o sentimos um pouco inchado", esclarece Emy Takahashi, nutricionista do Grupo Stancanelli (SP). Por isso, hidrate-se de forma fracionada durante o dia e capriche um pouco mais no pós-treino, já que a malhação nos faz perder bastante líquido através do suor.

3 - Correr queima mais calorias do que pedalar
Verdade. A corrida possibilita um gasto calórico mais elevado do que o ciclismo, se considerarmos um mesmo tempo e intensidade de exercício. "No entanto, o impacto da corrida gera mais estresse nos músculos e articulações, fazendo que, de maneira geral, esse tipo de treino de seja mais curto do que os de pedalada", compara Giba Ambrogi, professor da academia Bio Ritmo (SP).

4 - Os exercícios localizados não agem exatamente sobre a região trabalhada. Eles aumentam o gasto calórico e ajudam a diminuir a gordura geral do corpo
Verdade. "O grande benefício oferecido pelos exercícios localizados é a tonificação na musculatura local. Já a queima da gordura não se dá exatamente na região trabalhada, ela acontece no corpo todo", afirma Bruno Tadeu. Então, não adianta se acabar nos abdominais achando que vai perder aquela barriguinha saliente. Para isso, alie os abdominais a outras atividades, como esteira ou ginástica aeróbica.

5 - Praticantes de endurance não engordam quando param de treinar
Mito. Mesmo quem treina para provas de longa duração, como ciclismo, triathlon e corrida, não sofre alterações no seu metabolismo basal - que é a quantidade de calorias que o corpo utiliza durante o repouso, para o funcionamento dos órgãos. "Sendo assim, essas pessoas também engordarão se não adequarem sua alimentação de forma compatível ao período de inatividade", pondera Giba Ambrogi.

6 - A atividade física ajuda na correção postural
Verdade. Muitos desvios posturais são causados pelo enfraquecimento de determinados músculos. "As pessoas hiper-cifóticas, por exemplo, geralmente sofrem do enfraquecimento muscular na região da coluna, que favorece que fiquem encurvadas durante o caminhar, em frente ao computador ou durante a execução de trabalhos manuais", ilustra Bruno Tadeu. Trabalhar os músculos das costas, do ombro, do abdome e da região peitoral é indispensável para manter uma postura ereta. Daí o auxílio da atividade física, especialmente da musculação. "Vale ressaltar também que a prática de exercícios desperta a atenção para a postura correta e uma maior consciência corporal, aliados importantes nesse contexto", completa o personal trainer.

7 - O exercício de intensidade moderada queima mais gordura que o exercício intenso
Mito. Dois fatores são determinantes nesse contexto. "O número de calorias gastas diretamente das reservas de gordura em exercícios de alta intensidade é maior do que nos moderados. Além disso, o metabolismo fica acelerado por mais tempo no período pós-treino de atividades intensas, e esta aceleração ocorre graças à queima de gorduras", notifica o professor Giba Ambrogi.

14 comentários:

  1. Oii linda tudo beem? nooossa fiqueei impressionada emagrecer 48 kg em 4 meses Noossa.. vou te seguir,.. vou adorar ter vc como amiga
    beeijo

    ResponderExcluir
  2. Oi linda!

    Adoro seu cantinho e os informes? cada vez que leio aprendo mais sobre temas bem palpitantes; não sou "Rata de academia" mas sei que com moderação "pode"

    Beiju!

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito importante pras pessoas saberem pois elas se matam nos abdominais e ficam parecendo que a gordura tá dura nessa área mas não ficam chapadas como queriam, perder peso o ideal é exercício aeróbico, pode até fazer outros pra tonificar, mas pra eliminar tem que andar, correr ou pular ou pedalar...

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, td bem?
    Li esses posts todos seus e adorei ler novamente a sua historia. Realmente a gente tem q olhar pra nós e querer mudar de verdade. Não existem barreiras, nós é quem a criamos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. adorei as dicas, bom pra tirar umas dúvidas!
    Quando eu me recuperar do joelho, volto para a academia com certeza!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Si, adorei essa materia...eu num gosto muito de correr ( pq eu quase nem corro...hahahaha) na praia pq tenho nojo de ficar passando no esgoto sabe...e de tenis na area ninguem merece...mais como eu quase não vou para a praia tbm nem importa...
    sobre beber água na academia é verdade, hj eu fui fazer um exercício que apertava um pouco a barriga e doeu por causa da água que tomei, bebi bastante por causa do calor e er o ultimo exercício.

    obrigada pelas dicas viu...bjinhosssssss

    ResponderExcluir
  7. Olá Si!

    Ahh tenho um sério problema com academia...Nunca consigo seguir os treinos e acho super CHATO.Prefiro correr,caminhar ao ar livre sabe?! Ver gente,não gosto de ficar presa,andar e não sair do lugar! Rsrs

    Beijos e força!

    ResponderExcluir
  8. Si, andei olhando todos os post que vc publicou no seu diario, desde o primeiro até hoje. Li sobre a epoca da sopa...rsrs que deixou de ir a um aniversario, que seu irmão no começo não reparava o quanto estava emagrecendo, que seu marido ficava com dó de comer na sua frente...lido quase todos os post Vi também que vc não se pesava nunca usava as roupas e o espelho como referência. Nossa fiquei mas adimirada ainda com a sua força de vontade, sempre firme e ainda sendo mãe fazendo coisas gostosas para a familia e resistindo na dieta.
    Realmente quem te conhece agora não sabe o quanto vc lutou para estar bem hoje,o emagrecimento não é fácil para ninguém mas vc é o exemplo de se querer emagrecer de verdade é possível, basta ter força de vontade e não desanimar.
    Parabéns por tudo que já passou e por tudo que conquistou.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Meninaa... Serviço de Utilidade Pública isso aqui!!! Adorei!!! Tenho que pesquisar muuuito sobre exercícios físicos, pq tou querendo começar a fazer um, mas não conseguia gostar mesmo de nenhum... Fiz algumas aulas de spinning que foram ministradas no meu trabalho, e adorei, mas tou com medo de fazer no sobrepeso que estou e prejudicar meus joelhos, que já não são dos mais fortes...

    Mas quando eu conseguir emagrecer uns 10kg, vou ver se eu começo... Realmente preciiiso de exercícios físicos!!!

    Beijos e fica com Deus, Linda!!!!

    www.napazcomabalanca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amiga,
    vc caprichou...
    adorei a reportagem viu.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Si, tá postando bem, hein moça!? Muito bom mesmo. Sempre é bom informar as pessoas sobre os mitos e verdades que envolvem a atividade física. Eu não tenho paciência para academia e acabo fazendo em casa mesmo ou na rua. Adoro ver gente, casas, jardins etc. O que importa é se mexer, não é? Quem fica parado é pedra. rsrsrs
    Abçs

    ResponderExcluir
  12. Adoro suas dicas!!
    Boa sexta pra ti
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  13. Adoreeiiii gatona

    vi seu video no youtube e vc me fez chorar sua chata! rsrs

    Beiijoss
    bom fim de semana c a familia!

    ResponderExcluir
  14. nossa surpresa com sua historia!!!
    como alguem pode emagrecer com tão pouco tempo?
    mais voce conseguiu né linda... '' que otímo parabéns... eu sou magrinha e quero dar uma engordadinha. rsrsrs
    meu twitter: http://twitter.com/werikasales

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!