segunda-feira, 12 de abril de 2010

Atividade física pode ajudar a combater a bulimia e anorexia

Foto: Getty ImagesA busca sem limites para fazer parte do padrão de beleza considerado perfeito pode se transformar em duas doenças: a anorexia e a bulimia nervosa. Apesar de características diferentes, é comum haver confusão entre as duas.

O médico especialista em medicina Esportiva, Benjamin Apter, diretor da academia B-Active, em São Paulo, esclarece. “A bulimia nervosa é diagnosticada quando o paciente come compulsivamente, se arrepende e induz ao vômito forçadamente, faz uso de laxantes, diuréticos e outros artifícios para eliminar o que ingeriu para não engordar”, afirma. “Na bulimia nervosa pode não haver perda de peso, o que torna o diagnóstico mais difícil por médicos, amigos e familiares”, diz. Segundo o médico, a doença é mais comum em pessoas do sexo feminino jovens, embora possa ocorrer em mulheres com mais idade e homens.

“A anorexia se apresenta quando o doente não come praticamente nada, emagrece consideravelmente e tem receio de engordar”, afirma Benjamin. “Acomete o mesmo público da bulimia nervosa e por vezes as duas doenças encontram-se associadas na mesma pessoa. A anorexia nervosa traz grande risco à saúde do portador, em casos extremos pode levar a óbito”.

Quem sofre com essas condições pode ter na medicina esportiva um grande benefício, pois consegue auxiliá-las no tratamento com obtenção de um corpo saudável através de programas específicos de exercícios e acompanhamento nutricional. A obtenção de confiança na relação médico -paciente - fisioterapeuta - educador físico facilita o tratamento e diminui o tempo de recuperação. Esse resultado é conseguido de forma mais eficaz em ambiente seguro e controlado com profissionais ligados à área da saúde, altamente especializados.

Alguns benefícios desta prática merecem destaque: controle do peso, melhora da autoestima, estímulo do convívio social, alívio do estresse, ansiedade, depressão e bem-estar. Os exercícios ainda melhoram e ajudam a controlar doenças crônicas como a pressão arterial, diabetes, osteoartrite, colesterol, triglicérides elevados entre muitas outras.

O programa de exercícios deve ser feito de forma personalizada, atender e respeitar os objetivos individuais que serão obtidos de forma segura com equipamentos, volume, carga e intensidade apropriados. As pessoas portadoras de bulimia e/ou anorexia nervosa tem um novo horizonte para o tratamento e o corpo que buscam com exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!