sexta-feira, 30 de abril de 2010

CONTROLE A FOME NOTURNA!!


Um dos comportamentos que ajudam as pessoas a engordar é a chamada fome noturna.

Comer durante a noite não tem nenhuma relação com uma possivel disfunção hormonal. Na verdade, é uma alteração de comportamento. As pessoas que sofrem desse problema, os ''comedores noturnos'', devem, portanto, procurar analisar o que está errado em sua alimentação. Muitas vezes uma dieta mal estruturada é a causa dessas escapadas noturnas. Pessoas que se submetem à dietas rígidas durante o dia, tem maior propensão a se descontrolarem de madrugada e levantarem para comer.

O problema é que vão descontar toda a fome e vontade que passaram durante o dia, acontecendo um episódio compulsivo alimentar. Nesses episódios, a pessoa come qualquer coisa (comidas geladas, açúcar, pão, bolachas... e tudo o que não for ''diet''), e em quantidade exagerada. Depois a pessoa vai para a cama (o organismo faz a digestão de forma mais lenta à noite, facilitando o acúmulo de gordura no corpo) e no dia seguinte sente-se culpada, essa culpa faz com que ela se prive demais novamente durante o dia, e assim o círculo vicioso se inicia.

O que faz a pessoa devorar muita comida à noite, também é o fato de que as outras pessoas da casa estão dormindo e, não verão que ela está comendo, ou seja, os comedores noturnos comem escondidos, aos olhos dos outros, que os vêem fazer dieta durante o dia, ela é uma ''coitada'' que não come e não emagrece!

Se vc é um ''night eater'', o melhor que tem a fazer é procurar um endocrinologista, um terapeuta especializado em transtornos alimentares e um nutricionista.

Faça uma alimentação equilibrada durante o dia, reveja seus hábitos alimentares, não faça jejuns, não pule refeições e coma devagar.

Cuide de suas emoções, não as desconte na comida. Coloque horário para comer, para retirar o comportamento de comer á noite. Descubra o motivo que a leva a fazer isso.

Evite tomar café à noite. A cafeína pode dificultar o sono e assim voce pode ir para a cozinha.

Evite ter comidas prontas e doces na geladeira, até você tirar esse hábito de comer á noite. Não utilize diuréticos e laxantes ou moderadores de apetite sem consultar um médico, para amenizar a culpa de ter atacado a geladeira. Mude seu comportamento, se vc despertou e não consegue voltar a dormir, leia um livro, ouça uma música relaxante, etc.

Não faça exercícios à noite, algumas pessoas após fazer ginástica, despertam, e tem sono de menor qualidade.

Quem é diabético também tem propensão para acordar no meio da noite, já que há aumento do volume urinário fazendo com que a pessoa levante várias vezes à noite para ir ao banheiro. Com isso, pode acabar perdendo o sono e sentindo sede ou vontade de comer. É preciso procurar um médico para que a doença seja controlada e não cause complicações.

2 comentários:

  1. Bommmm Siiii amiga Lindaaa, poxa amiga que 1000 essas dicas eu adorei é verdade tem gente que tem compulsão de comer de noite, faz a dieta certinho o dia inteiro e de noite ataca a geledeira ai já era, vai tudo para o brejo.
    Tenha um excelente final de semana minha linda amiga.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oláááá!!!

    Me enquadrei perfeitamente...rs
    Chego em casa querendo comer até as paredes!!!
    Mas acho que é pq estou fazendo uma dieta rígida durante o dia. Vou rever meus conceitos...rs

    Bjos e ótimo fds!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!