sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mais refeições por dia favorecem mesmo o metabolismo?

refeição

The New York Timespublicou na semana passada um artigo que contraria um conceito que é consenso entre quem busca mudar hábitos alimentares. Muito se fala sobre trocar as três grandes refeições por porções menores ao longo do dia. Inclusive aqui no blog já tratamos algumas vezes desse tema.
Mas parece que a mudança não faz tanta diferença, de acordo com um estudo publicada em 2009 pelo The British Journal of Nutrition. A pesquisa indica que o que importa é o total de calorias ingeridas, e não sua distribuição no decorrer do dia.
Dois grupos de obesos foram submetidos a um teste. A eles foi proposta uma dieta de baixa caloria, que foi seguida durante oito semanas. Um grupo se alimentou com o total de calorias proposto dividido em três refeições e o outro distribuía o mesmo número de calorias em seis. Não foi observada nenhuma diferença significativa na perda de peso entre os grupos. O grupo que comia em mais porções não teve o metabolismo aumentado e nem alteração dos mecanismos de saciedade.
A conclusão a que se chega é de que comer mais vezes por dia não acelera o metabolismo, como se pensava.
Mas vale ressaltar que comer em pequenas porções, por mais que não favoreça o metabolismo, colabora para a saúde de outras formas, evitando problemas estomacais e contribuindo com a absorção de nutrientes, por exemplo.

3 comentários:

  1. amiga, preciso de um tempo...tô muito confusa, rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. interessante isso, nunca fui de acreditar que comendo de 3 em 3 horas iria favorecer meu metabolismo de alguma maneira, mas o que eu percebi fazendo esse tipo de reeducação é que comendo varias vezes ao dia (levando em consideração pontos/calorias) faz com que eu tenha menos fome durante as refeições maiores, então além de beneficiar a saúde me ajudou no controle do que eu como durante o almoço/jantar.
    boa sexta pra vc, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ah, Si sei lá sabe, essa semana eu achei q até comi menos, mas não fiz as 6 refeições certinhas, fiquei mais tempo sem ingerir nada entre as principais e conclusão: engordei !
    Snif... snif... snif...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!