quarta-feira, 28 de abril de 2010

VENÇA A COMPULSÃO


É perfeitamente possível se convencer de que você é quem tem o controle e, não a comida.
Em primeiro lugar é preciso saber a diferença entre o ''não posso'' e o ''não quero''. Vc pode comer chocolate, mas não é porque gosta e pode que vai comê-lo todos os dias, a toda hora, percebe? Você pode comer um bombom e sentir-se satisfeita, a caixa toda é compulsão e não fome ou vontade.
Depois é fundamental aprender a acreditar em si mesma. Antes de mais nada pense em você. Para que comer a torta toda? Será que vc precisa disso? Será que a sobremesa realmente vai caber, ou seu olho é maior que a barriga? Você vai comer chocolate porque está com fome, vontade ou por outros motivos, tipo, alguém ofereceu, ou porque está no armário? O segredo é criar consciencia do porque está comendo; se está com fome, se é só para acompanhar alguém, se é porque está na sua frente, ou porque está descontando emoções na comida...
Diante dessas questões, claro, o único caso que deve ser resolvido com comida é a fome. Se estiver triste, chore; se está ansiosa, tome um banho, relaxe, respire fundo; O importante é vivenciar as emoções e resolver cada uma delas com a solução mais adequada. À partir daí voce vai começar a perceber a diferença entre fome-física e fome-emocional e vencer a compulsão. Essa percepção e o reconhecimento das duas situações distintas abrem seu leque de opções.
É voce quem vai decidir se come ou não come. E assim, mostrará à comida, e a si mesma que tem o controle daquele momento.

Dicas:

  • Não faça dietas muito rígidas, pois assim voce estará se privando de muitos alimentos. Além de perder em nutrientes, esse tipo de regime colabora para a compulsão. 

  • Lembre-se de que por mais gostoso que seja um determinado alimento, não irá desaparecer da face da terra. Você poderá comê-lo mais tarde ou mesmo outro dia. Não é preciso devorar tudo o que vê pela frente. 

  • Coloque em sua cabeça, que nenhum tipo de comida está proibido, mas apenas restrito. A proibição de um alimento, cria um desejo exagerado por ele. 

  • Ao terminar uma refeição, levante-se da mesa. Muitas vezes você continua a comer apenas porque a comida está na sua frente. 

  • Lembre-se, comida só cura a fome. Problemas e sentimentos tem outro tipo de solução, como uma boa conversa, um desabafo, uma ida ao cinema, um esporte, etc. 

  • Não pule refeições. Um grande intervalo de tempo sem comida pode deixá-la compulsiva no momento em que for se alimentar novamente.

  • Evite comer quando estiver cansada, você vai querer comer rápido para depois ir descansar; nesse comer rápido, provavelmente vc vai comer mais do que seu organismo precisa. Faça o inverso, ao chegar em casa depois de um dia de trabalho, tome um bom banho, vista uma roupa confortavel e depois vá comer.

  • Não coma em pé ou andando pela casa. Assim não vai saborear os alimentos e nem perceber quando estiver saciada.

  • Preste atenção ao sabor dos alimentos. Afinal, comer deve ser sempre prazer. Se estiver comendo algo de que não gosta muito, ou que não está bem preparado, pare. Seja mais exigente. Escolha sua comida. Coma devagar, pois só assim poderá perceber quando estiver satisfeita. Comer devagar é questão de treino.

  • Quando sofrer um ataque de compulsão, não se xingue, não se recrimine. Sentindo-se culpada, você será tentada a comer ainda mais. Perdoe-se e volte com a cabeça de magra na refeição seguinte.

  • Aceite-se. Sua maneira de comer e a forma de seu corpo não são boas nem más. Quando você cura sua alimentação compulsiva, seu corpo sente essa mudança e volta a ter seu peso natural.

  • Ter um caderninho para anotar tudo o que come ajuda a se familiarizar com seu padrão de alimentação e a perceber exatamente o que deve ser mudado.

10 comentários:

  1. Adoreiiiiiii! Muito bom. Parece tão simples né? Pq a gente complica? rs
    Bjs amiga.

    ResponderExcluir
  2. Amiga do meu coração,...
    vc não existe mesmo, foi inventada, tanta coisa boa ke vc armazena aki no seu caderninho para nós gordinhas nos orientarmos, ke delicia.

    beijokinhas

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas...realmente as vezes a gente não percebe e acaba descontando as emoções na comida né?
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  4. Si.....foi uma aula para mim este post!! bjuss ótima quarta e obrigada pelas visitas! bjão!!

    ResponderExcluir
  5. é amiga a complusão inimiga da balança né.

    ótima matéria


    bjs

    ResponderExcluir
  6. Esse sim, o nosso maior desafio.
    Obrigada pelo post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. JÓIA! MUITO BOA ESTA POSTAGEM SOBRE COMPULSÃO ALIMENTAR... VOU COLAR NO MEU BLOG, TÁ?
    BEIJOCAS

    ResponderExcluir
  8. Oiii...Linda!
    Maraaaaa...seu post,adorei as dicas!
    BjO

    ResponderExcluir
  9. Falei disso outro dia...
    Parece que tem hoas que nem agente mesmo entende porque está comendo, parece que vamos morrer amanhã e se não comermos ali, naquela hoa, nunca mais...
    Por isso o nome: REEDUCAÇÃO.
    Não é fácil não pois lidamos com o indivíduo mais teimoso e difícil da terra: nós mesmos.
    Muito bom esse post!
    Si, bjocas

    ResponderExcluir
  10. Oi Simone,
    Como sempre excelentes dicas, que bom ler uma coisa e pereceber que é verdade, é importante interiorizar para por em prática.
    Fástástica informação, muito Obrigada por estes posts fabulosos.
    Grande beijo,
    Carmen

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!