quinta-feira, 6 de maio de 2010

Brasileira participa de competições de fisiculturismo aos 67 anos

Ela acredita ser a mais velha do mundo a participar de concursos.
Mãe de dois filhos e avó, ela treina musculação desde os 59 anos

Dona Sônia durante apresentação


Sônia Moreira Ferraz, de 67 anos, durante apresentações (Foto: Agência Fitness Model/Divulgação)
A autônoma Sônia Moreira Ferraz, de 67 anos, acredita ser a mulher mais velha do mundo a participar de competições de fisiculturismo. Ela se prepara para o próximo desafio, uma disputa entre atletas de todo o país que acontece ainda este mês em São Vicente, a 65 km da capital paulista. Adepta da musculação desde os 59 anos, Sônia pretende derrubar o mito de que existe limite de idade para se dedicar à atividade.
Aos 73 anos, a americana Ernestine Shepherd aparece no Guinness, livro dos recordes, como a fisiculturista mais velha do mundo. A brasileira quer que seus patrocinadores entrem em contato com a organização do livro, porque acredita ser a mais velha a participar de competições. “A Sônia é a única atleta no mundo da idade dela que disputa um campeonato de Figure Fitness. Não existe uma atleta na idade dela competindo. É uma coisa totalmente inédita”, afirma o treinador da atleta, Lincoln Malaszoviski.
Sônia treina em academiaSônia treina em academia (Foto: Agência Fitness
Model/Divulgação)
A Figure é uma categoria que valoriza o contorno da musculatura, sem exageros. O treinador afirma que, como não há competidoras master (ou acima de 40 anos) na categoria, Sônia acaba disputando com jovens de 20 e 30 anos. Os treinamentos fizeram a autônoma perder cerca de 30 quilos e ficar com 51 quilos distribuídos em 1,49 metro de altura.
Ela começou a treinar aos 59 anos. Foram três anos e meio até estrear, aos 62 anos. “É um trabalho muito sério, uma dedicação muito séria. Tenho vários médicos me acompanhando”, afirma Sônia. Ela pretende escrever uma biografia contando sua história. “Eu quero fazer uma biografia para alertar as pessoas que, em qualquer idade, é possível começar”, afirma. E diz que fazer musculação acaba até com as temidas celulites. “As minhas foram todas embora.”
Mãe de dois filhos e avó de um jovem de 17 anos, Sônia conta que a família sente orgulho dela. “Eles acham maravilhoso. Meu filho, que mora em Campinas, anda com uma revista [em que ela apareceu] embaixo do braço e mostra para todo mundo”, conta. Ela diz que o neto está ansioso para também fazer musculação. “Meu neto falou que daqui a pouco vai estar na academia.”
No começo, o marido estranhou a decisão da autônoma. “Agora ele adora, me apoia em tudo, ajuda em tudo, no que for necessário. Porque ele vê que eu tenho muito boa saúde. Porque não adianta ter boa forma e não ter saúde perfeita”, afirma Sônia. Aos 67 anos, ela conta fazer agachamento com um peso de 110 quilos.
Antes das competições, o treinamento é intenso. Ela faz exercícios das 17h às 18h e entre 22h45 e meia-noite, todos os dias. A alimentação nesse período também é regulada. Ela diz que só se alimenta de batata doce e filé de frango sem sal. Quando acaba o período de concursos, ela passa a treinar uma vez por semana e relaxa – mas só um pouco – na dieta


Musculosa, americana de 73 anos é a vovó mais forte do mundo

'Me sinto melhor do que quando tinha 40 anos', diz ela.
Ernestine Shepherd chega a erguer 70 quilos na musculação.



Aos 73 anos, a americana Ernestine Shepherd exibe músculos desenvolvidos e aparece no Guinness, livro dos recordes, como a fisiculturista mais velha do mundo. Ela faz musculação (ergue até 70 quilos) diariamente e chega a correr 130 quilômetros por semana, segundo a emissora de TV “ABC News”. "Me sinto melhor do que quando tinha 40 anos”, disse.
Ernestine até se ofereceu para treinar a primeira-dama dos EUA, Michele Obama. "Eu tenho tentado chegar até ela, mas é muito difícil", afirmou a mulher, que mantém uma dieta com 1.700 calorias por dia, que inclui claras de ovos cozidos, frango e legumes.
Ernestine Shepherd exibe troféu que ganhou em concurso de fisiculturismo.Ernestine Shepherd exibe troféu que ganhou em concurso de fisiculturismo. (Foto: Reprodução/ABC News)
Ernestine Shepherd ergue até 70 quilos durante a musculação.Ernestine Shepherd ergue até 70 quilos durante a musculação. (Foto: Reprodução/ABC News)

20 comentários:

  1. Adoreeeei! Admiro bastante pessoas que não se entregam a padrões da sociedade. Acho o máximo ver aquelas senhoras bem idosas no parque caminhando bem rápido.

    ResponderExcluir
  2. Irmazinha do meu coração

    Estou pasma, ke mulheres fortes, adorei o post, kem me dera chegar nessa idade rija assim, fantástico

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Cada um tem uma meta, para atingirmos exige muita disciplina e persistência!
    Muito bom o post!
    Bjãooo

    ResponderExcluir
  4. Oi Si, mto bonito a história dessas duas senhoras, e prova que a malhação é bom d+ pra nossa vida.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá flor!!!
    Eu quero muito entrar na academia pra fazer musculação, acho muito bonito o corpo desenhado de músculos, mas não quero muito músculo, tudo na medida certa. Acho lindo o corpo da Paola Oliveira. Medida certa, assim acho.
    Lindo dia pra vc.

    Bjokas:)

    ResponderExcluir
  6. obrigada querida
    estamos na luta semore ne..
    adorei seu blog..
    ja estou seguindo o seu tbm
    bus

    ResponderExcluir
  7. uhahuauhauh Arrasou a vozinha gente!!! E aamiga, obrigada pela força!! rsrsrsr uhauha imagina eu de bikininho na praia??? ainda naum mas jaja vou estar lá arrasante!! rsrsr bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus

    ResponderExcluir
  8. Oi Simone!

    Que coisa mais linda!Não,não estou falando do fisico delas, que particulamente não acho bonito...o lindo é ver que essas mulheres estão fazendo aquilo que gostam, estão realizadas, buscando novas metas, vivendo intensamente!
    Hoje crie vergonha(tinha né, depois de alguns posts de ontem.rsrsr) e fui fazer minha caminhada, não fiquei deixando para depois...Conclusão:Meu dia está perfeito!Porque estou em paz comigo mesma!
    Brigadinha pela força!
    Já estou adorando vc!
    bjinhos e shalom

    ResponderExcluir
  9. oh linda queria mesmo largar o refri ... mas não consigo ...se eu comer e não beber algo ...com gosto...afff.. e a mesma coisa de não ter comido ... mas ja venci muita coisa...a proxima eo refri... bjoks

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelas dicas.
    Essa semana está sendo perfeitinha, não estou cometendo nenhum deslize e vou continuar assim!

    Minha meta são 65 kilos e EU VOU CONSEGUIR!

    Vendo essas vovós me deu até vergonha...........................


    Beijoooo!

    ResponderExcluir
  11. Meu amiga
    passa lá no meu blog ke tem uma brincadeira e não eskeci vc claro beijos

    ResponderExcluir
  12. Oieee!
    Gostei muito da sua históriaa... eu to na luta pra emagrecer, jah emagreci uma vez e tenho certeza que conseguirei de novo!!! :D
    Parabéns pelo blog...
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  13. Não gosto muito de mulheres musculosas demais não, mas o exemplo delas é tudo de bom!
    Si, mudei o jeito de postar meus cardápios ok, agora vou dividi-los por semana em cada pagina e coloqui a opção pra comentar no post mesmo!
    Puxa devagar minha orelhinha...
    Bjocas

    ResponderExcluir
  14. uiii...inveja ,mesmo!
    Eu com 41 anos estou flacida nos braços e pensei que não tinha solução,mas parece que há
    é a preciso muita força de vontade.

    Amei o teu blog,sempre há solução,mesmo parecendo que não.

    Beijinho e força!

    ResponderExcluir
  15. Oi Si!

    Obrigada pelo carinho de sempre lá no meu cantinho. Realmente o apoio de vcs nesta hora faz toda a diferença.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  16. Ai, uma com 67 e outra com 73 de pura vitalidade! Isso é um tapa na minha cara!!
    Adorei o post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Uau, quando eu crescer quero ser assim.

    ResponderExcluir
  18. Elas são ótimos exemplos para nós, determinação, disciplica são muito importantes.

    ResponderExcluir
  19. uau q exemplos de vida!! queros er assim!!! não musculada!!! mas sentir-me ótima comigo mesma e sentir-me saudável!! :)

    ResponderExcluir
  20. estamos na geracao da mentira onde o q conta eh o q fingimos ser,parabns a essas pessoas q fazem e nao fingem q sao

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!