quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dicas para comer fora de casa sem prejudicar o emagrecimento

Foto: Getty Images
De acordo com uma pesquisa realizada pela GKF Brasil 51% dos brasileiros fazem refeições fora de casa frequentemente e quase 12 milhões comem fora todos os dias da semana. Se você está neste grupo, nada de se conformar em engordar – até porque comer fora não precisa ser sinônimo de comer demais ou comer errado.
Para a  Luciana Serra, nutricionista e gerente de qualidade da Nutrin Sistemas de Alimentação, a combinação correta dos alimentos além de não prejudicar o regime alimentar ainda é um fator importante para um bom rendimento no trabalho.
O tradicional arroz, feijão e bife não é uma boa opção para quem ainda tem um dia de trabalho pela frente. De acordo com Luciana, o organismo concentra grande parte do fluxo sanguíneo para a digestão desses alimentos deixando o fluxo no cérebro diminuído.
Com isso, a concentração e o raciocínio ficam mais lentos e causa sonolência. Para evitar essa preguiça pós-refeição ou a sensação de mal estar, não combine proteínas de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) com leguminosas (feijões, vagem, ervilha, etc.), ou com amido (arroz, massas, batatas, trigo e derivados, etc.).
“O melhor acompanhamento para as proteínas são as saladas e os legumes, especialmente aqueles que não contêm amido em sua constituição. Se optar por amidos, combine com verduras e feijões, mas exclua totalmente as carnes”.
Verduras e legumes frescos não podem faltar no prato. “Evite os vegetais muito cozidos, pois nesse estado já perderam praticamente todo o seu valor nutritivo”, esclarece Luciana. E também é preciso cuidado ao temperar a salada. O excesso de molho cremoso ou maionese pode deixar um prato leve, indigesto. A indicação é não colocar mais que duas colheres do molho, utilizar apenas azeite de oliva e sal - com moderação - e para substituir o vinagre, usar limão.
Se sua opção é uma boa massa, opte pelas ao alho e óleo, ao sugo, com ervas ou verduras, e não por aqueles feitas com molhos cremosos ou à base de carne. Na hora de escolher o seu prato de carne, frango ou peixe, a nutricionista adverte para as peças gordurosas ou fritas e condena as opções preparadas com creme de leite como estrogonofe. “Além de indigestas pela inadequada combinação alimentar, criam um meio ideal para a proliferação de microorganismos”, revela.
Outra dica importante da gerente de qualidade da Nutrin é resistir à sobremesa e ao cafezinho. “Doces após a refeição só vão aumentar o volume de calorias ingeridas, além de acidificar o sistema, dificultando a digestão e a assimilação de nutrientes. O mesmo vale para o cafezinho. “Substitua-o por um chazinho digestivo. Se sentir necessidade do café ou do doce, consuma-o pelo menos duas horas após a refeição”, finaliza.


12 comentários:

  1. Obrigada amiga pela resposta, a mto que me rondavam a cabeça :), eu vou ser firme e vou tb conseguir :)
    Bjs clau

    ResponderExcluir
  2. Adorei a reportagem, é de fundamental importancia pra quem come fora e acaba matando a dieta com escolhas erradas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Siiii, bom dia!

    já estou comendo menos a algum tempo, mas resolvi mudar algumas coisas e qria te mostrar como foi meu café da manha e lanche de hoje e qria q vc falasse oq axa

    Café : 07:00 hs
    Meio pão frances sem miolo
    1 xicara de chá matte com adoçante (vi na boa forma que o chá mate ajuda no combate a celulite)
    meio mamão papaya com uma colher de sopa rasa de linhaça

    lanche : 09:30 (não aguentei esperar até as 10)
    1 banana pequena

    obs tomei cerca de 800 ml de agua

    bjo e obrigado!

    ResponderExcluir
  4. bom dia minha linda adorei a postagem eu sou do tipo que come muito em lugares diferentes seja casa da minha mae, tia, sogra, em restaurantes e por ai vai mais agora vou me controlar melhor

    ResponderExcluir
  5. bom dia minha querida, adorei sua postagem,quando estou na rua como muita besteira e só almoço quando chego em casa... vou tentar seguir o q vc sugere,mesmo porq estacionei e não estou conseguindo emagrecer. beijos

    ResponderExcluir
  6. Simone, ora por mim, para eu ter serenidade para fazer essa prova no sábado.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Amei as dicas.
    Se manter a linha fora de casa, o sucesso na balança é garantido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. obrigada pelo carinho.. vou ler tudinho por aqui te conhecer tb.. beijos

    ResponderExcluir
  9. minina, to fuçando aqui.. parabens.. me acha o post seu do começo.. eu nao acho.. parabens.. vc ta linda.. e quero saber qual a sua dieta, sua rotina.. td mais...
    beijos

    ResponderExcluir
  10. oi te encontrei e dei uma curiada no teu blog e amei de cara ja to te seguindo, vc ficou otima nem parece vc como vc fez pra perder tanto em 4 meses? tomou remedio? como foi? eu to fazendo RA não to usando medicamentos mais o negocio não é facil ne? perdi 2.550kg na primeira semana e segunda vou pesar pra ver esta semana e to com medo de nao ter perdido pois achei tanto peso na semana passada, me conta como vc fez, quero demais perder fixz este blog pra pedir socorro, fazer amizade vc entende ne? passa la no meu seja sempre bem vinda viu. e parabens por tanta determinação.

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas. Sempre quando vou almoçar fora prefiro não comer maionese, nem feijão, nem macarrão. COmo adoro arroz, prefiro completar com as verduras e os legumes.
    A única coisa que pega que depois que como, gosto de um cafezinho e um docinho.
    Mas ontem mesmo almocei fora e não usei nem um dos dois.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. OI Simone estou chegando hj parabêns pelo blog e por toda sua tragetória, tb ando fazendo de reeducação Alimentar e saúde minha filosofia tb já me decidi por fazer Nutrição sempre que possível vou te acompanhar...bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!