quinta-feira, 6 de maio de 2010

Petiscar entre as refeições arrasa sua dieta

Foto: Getty Images

O cardápio da dieta você tira de letra. Dificuldade mesmo é manter a boca sem ocupação entre uma refeição e outra. Fique sabendo que as inofensivas beliscadinhas ao longo do dia atrapalham - e muito! - o seu embate contra a balança. "Você petisca por pura falta de disciplina alimentar"

  não ter horários estipulados para montar os pratos facilita o aparecimento da famosa gula. Comer de pedacinho em pedacinho faz com que a ingestão de calorias extras passe despercebida. "Um pedaço de chocolate no início do dia pode resultar em uma barra inteira no final",  Até tu, Brutus?
E engana-se quem pensa que optar por alimentos na versão light  ou saudáveis, como as frutas, torna o pecado menos prejudicial à dieta.  que pequenas beliscadas, seja qual for o alvo, acabam levando ao excesso calórico.

"É claro que as frutas somam menos calorias se comparadas com bolachas, mas é comum as pessoas caírem em armadilhas. As frutas secas, por exemplo, apresentam uma quantidade calórica relevante".

Por outro lado, o jejum prolongado  também não é nada bom para quem luta contra o ponteiro da balança. O ideal é que o intervalo entre as refeições não ultrapasse quatro horas. Seguindo essa orientação, dá para organizar o cardápio do dia em cinco refeições: café-da-manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Batalha contra a boca nervosa
Para não cair em tentação durante o período que intercala as cinco refeições, faça um monitoramento do que você come. "Isso pode ser feito através de anotações diárias sobre tudo que é ingerido",

Dessa forma, é fácil detectar eventuais errinhos e saber quantas calorias balas, chicletes, bolachas recheadas, salgadinhos e chocolate somam

Distinguir a fome da vontade de comer é outro passo importante na hora de se reeducar. Dificilmente os fãs dos petiscos sentem o estômago vazio o dia todo. "A fome é um processo fisiológico. Já a vontade de comer pode ser um simples mau hábito, ou ainda, ter relação com algum processo psicológico",  a respeito de como emoções diversas podem ser transferidas para a comida. "Às vezes, você pode estar passando por um momento de estresse ou muita cobrança pessoal e profissional e, por ansiedade, recorre aos petiscos",
Além dessas táticas , deixar a gaveta do escritório livre das tentações é uma boa alternativa. Se você quiser testar sua resistência, guarde um pacote de bolacha e lance mão de 3 ou 4 por vez. "Quando o impulso de comer mais for grande, controle-se. Afinal, fome não é",

9 comentários:

  1. Oi Si,
    Sabia que tenho uma regrinha para isto, no almoço e jantar, fico duas horas de boca fechada, até sem água. Entre os lanches, após este período, costumo beber água, se estiver com aquela sensação de "fome", a água dá uma enganada.
    Beijocas e obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  2. Não vou mentir que faço isso, queria me dedicar mais e colocar em prática tudo que sei que é certo.
    Muito bom o post flor
    *;

    ResponderExcluir
  3. Eu estou lendo o livro "Pense Magro" e fala muito disto, das beliscadas, e aprender a distinguir fome de gula...
    é questão da gente se acostumar... antes de começar a Ra eu ía assistir TV e já pensava o que ía beliscar... hoje já não fico mais assim e se tornou normal para mim não beliscar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. eu tenho esse probleminha da boca nervosa, as vezes abro a geladeira e procuro algo para comer, isso e terrivel realmente eo q mas me atrapalha na minha dieta..... vou tenta me controlar adorei a ideia de anotar tudo q come so assim vejo onde estou errando ..... bjinhos flor... adoro seu blog

    ResponderExcluir
  5. Aiiiiiiiiii é o que eu mais faço!!!! Na hora do almoço já como maravilhosamente bem, super correto, mas entre as refeições ainda sou um desastre!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, obrigada pelo apoio!!!!
    Seus post estão me ajudando demais!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  7. Boas dicas, Simone!
    Tenho sempre polenguinho light na gaveta do trabalho e às vezes uma maçã. Porém a quantidade de polenguinho é controladíssima, mesmo sendo de baixa caloria só pode 1 por vez! E raramente como dois em um dia só. É só um quebra galho pra quando a fome aparecer e me pegar desprevenida...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiii Flor!! Adoreiii muito suas dicas!! Nunca fui de dar beliscadinhas, sou muito disciplinada mesmo com horário de alimentação... Mas que às vezes dá vontade, ahh isso dá!!! Mas a gente tem que se controlar, né?? Afinal, como vc disse, fome não é!!!

    Linda, espero que não tenhas ficado chateada comigo... E que tenhas esquecido aquele mal entendido besta, e tenha resolvido continuar a analisar nossos cardápios de guerreiras... Pq eu realmente gosto muito de vc e do seu cantinho, não queria de forma nenhuma que uma bobagem e um mal entendido prejudicasse essa amizade que está começando de forma tão bonita!! Vc é uma inspiração pra mim, sabia???

    Um grande beijo, flor!! Fica com Deus e uma ótima sexta-feira pra vc!!

    www.napazcomabalanca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá SI! :)

    Flor beliscar,nossa eu faço isso demais!Penso "Ahh mais é só um pedacinho" e acabo comendo demais.Mas já estou me regulando quanto a isso!

    Beijos e um ótimo fds!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!