quarta-feira, 26 de maio de 2010

Será que você sofre com a compulsão alimentar? Descubra

Foto: Getty Images
Que é difícil resistir à farta mesa dos finais de semana e aos petiscos com os amigos durante o happy hour ninguém tem dúvidas. O problema está, no entanto, nas pessoas que abusam deste prazer e chegam a comer repetidamente mais de três vezes, ingerindo cerca de cinco ou seis mil calorias numa refeição. São comedoras compulsivas e precisam de ajuda para superar o distúrbio.
A doença é identificada se ocorre pelo menos três vezes durante a semana, com perda total de controle incluindo a rapidez na hora de ingerir o alimento. O tratamento deve sempre começar pela reeducação alimentar. Ou seja, adquirir o hábito de comer os alimentos certos, nas horas certas. O valor calórico nem é tão importante, mas sim, manter o relógio biológico condicionado a agir de maneira sistemática.
É indispensável ainda, entre uma refeição e outra, comer alguma coisa. Assim o organismo percebe que está sempre sendo reabastecido o que evita ataques de compulsão. Somente em casos em que a reeducação alimentar não resolver o problema, recomenda-se um tratamento psicológico, capaz de identificar as causas dos episódios de exagero na comida.


4 comentários:

  1. sofro disso a um ano mais ou menos..no inicio era compulsoes a cada dois dias..comia certinho depois tinha crise de compulsoes..comia..comia ate doer o estomago e passar mto mal..
    ai com o tempo pude aprender alguns truques..fazia isso só de finais de semana..ja era uma melhora..
    agora a uns dois meses atras estou conseguindo driblar até duas semanas sem compulsoes..
    a cada dia to lutando pra que seja 3 semanas..ou um mes sem compulsoes..até nao ter mais esses episodios terriveis..pq só quem tem sabe como eh dificil...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Sil. E concordo com a Betynha, só quem sofre desse mal sabe! Eu já passei muito mal, por comer demais. Mas ainda sofro com pequenos ataques compulsivos...Talvez seja uma forma do corpo reagir a nova rotina de alimentação restrita, né? FORÇA MULHERADA!!!Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Lindona!
    Não sei se é compulsão ou gula mesmo...hehehe
    Dependendo do prato não resisto e como várias vezes.(tipo risoto,amo!)
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Adorei Si! tenho compulsão e sei bem o que! Valeu por falar nisso miga !
    Bjokas

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!