quinta-feira, 27 de maio de 2010

Três indícios de que você não está pronta para fazer dieta

Foto: Getty Images

Talvez você se reconheça nos cenários descritos abaixo e mesmo assim esteja pronta para encarar um regime alimentar seguro e bem sucedido. Talvez, o problema esteja relacionado não com sua força de vontade, mas com a orientação que tem recebido para perder peso. Seja como for, as situações que iremos descrever não emagrecem e, além de poderem causar o efeito inverso, ainda colocam sua saúde na berlinda a longo prazo. Confira os esclarecimentos da nutricionista e psicodramatista Sandra Reis:
“Eu como pouco durante a semana para poder ingerir o que quiser de sábado e domingo”
Esse pensamento seria pertinente, não fosse um problema: quem tem esse costume corre o risco de ingerir mais calorias em dois dias do que o ingerido durante os cinco dias úteis. Além disso, Sandra afirma que ao privar seu corpo de nutrientes, você o condiciona a armazená-lo energia em vez de queimá-la. Resumo da ópera: cada vez que surge uma oportunidade, você come demais.
“Não consigo seguir uma dieta até o fim porque sempre aparece uma festa ou casamento”
Melhor não seguir seu regime de acordo com sua agenda social. Afinal, os compromissos farão parte de sua vida, assim como a alimentação saudável e, portanto podem e devem caminhar juntos. “Quando tiver um evento à noite, evite comer pouco durante o dia, o que só provoca mais fome no momento mais crítico, quando você está frente às tentações do evento”, diz Sandra. Faça pequenas refeições e, caso exceda o consumo de calorias, corrija a alimentação logo na refeição seguinte, comendo com mais consciência e fazendo escolhas mais saudáveis.
“Toda vez que como demais cancelo a dieta, já que coloquei tudo a perder”
“Um regime alimentar é constituído de refeição em refeição. Se você ingeriu calorias demais, não espere a semana ou mês seguinte para retomar as rédeas da alimentação”, sugere Sandra. Retome seu cardápio usual no mesmo dia, sem medo de cometer deslizes.
“Estou pronta para fazer dieta, sim, afinal, sempre estou testando uma”
O risco de tentar dietas demais é desvitalizar e desmineralizar seu organismo. Essa perda nutricional acontece cada vez que você se priva de alimentos vitais. “Isso pode levar a perda óssea por ingestão insuficiente de nutrientes que compõem o organismo. Além disso, a massa muscular fica comprometida. “E vale lembrar que o coração é um músculo e que também pode sofrer com uma alimentação inadequada.

Um comentário:

  1. Ola Simone
    Adorei as dicas.
    É uma grande realidade.
    Acredito que toda dieta é bem dificil de fazer, + devemos ter força de vontade p seguir em frente.
    E sabendo que é dificil, devemos adaptar umas receitas saborosas que ñ seja sem gosto + com baixas calórias.
    Tenho feito isso.
    Beijocas

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!