terça-feira, 8 de junho de 2010

Comer pão todo dia engorda?

Muitas dúvidas ainda surgem em relação ao delicioso pãozinho, afinal, comer pão todo dia engorda? Sim e não. Assim como todos os alimentos, depende da quantidade.
O que faz uma pessoa engordar são os maus hábitos alimentares, o excesso e o sedentarismo. O pão pode ser consumido diariamente desde que na quantidade adequada, e você pode preferir opções mais saudáveis que farão bem para você.
O carboidrato, grupo alimentar em que o pão pertence deve ser consumido diariamente, este nutriente é a base da nossa alimentação, pois fornece energia para que possamos realizar as atividades do dia a dia. É errado pensar que para emagrecer é preciso excluir o carboidrato da alimentação, o correto é não exceder na quantidade. Por isso não é preciso deixar de comer pão.
Quando integral, o pão tem vantagens em relação ao pão branco, pois possui fibras em sua composição, que além de colaborar com o bom funcionamento do intestino e ajudar no controle do colesterol e glicemia, proporciona uma maior saciedade. O pão mais escuro é normalmente o melhor, pois a farinha é menos processada, tendo por isso, mais nutrientes benéficos para a saúde.
Esclareça outras dúvidas relacionadas ao pão:
Torrada ou pão, o que tem menos calorias?
Embora com maior quantidade de calorias, os pães muitas vezes são mais saudáveis e engordam menos que os biscoitos e torradas. Considerando que você consuma a mesma quantidade de ambos, geralmente os biscoitos e torradas tem menor quantidade de fibras e mais de gordura, além dos pães saciarem mais do que os biscoitos e as torradas.
Em questão de calorias, 1 pão francês equivale em média a 5 unidades de biscoito água e sal ou 3 torradas.
Glúten prejudica o emagrecimento?
O glúten é uma proteína encontrada nos cereais (trigo, centeio, aveia e cevada) e está presente no pão. Devido a esta proteína que o pão fica fofinho. É obrigatório conter no rótulo que o alimento contém glúten, porque algumas pessoas tem alergia a essa proteína, conhecida como doença celíaca. No momento não há nada comprovado cientificamente de que o glúten prejudique pessoas que não possuem a doença celíaca.
O miolo engorda mais que a casca?
O miolo possui uma maior concentração de água e ar, enquanto a casca possui menos água e mais nutrientes. Tanto o miolo quanto a casca engordam praticamente a mesma coisa. Fique atento com o que você vai passar no pão, isso é mais importante do que se preocupar em tirar o miolo.
O pão caseiro ou feito em máquina é mais saudável?
Sim, pois você escolhe o tipo de farinha e todos os outros ingredientes, podendo escolher opções mais saudáveis, ou acrescentar alimentos que tornarão seu pão mais nutritivo.



28 comentários:

  1. Oi minha querida!!!
    O pão tem má fama nas dietas de emagrecimento....mas na verdade, tudo faz falta e é um cereal com grande beneficio!
    Eu como pão integral , evito o pão branco que é mais leve me que me sacia menos...mas como e adoro pão!
    Não ando é a comer a mesma quantidade que comida, que era muitaaaaaaaaaa
    Bjs de carinho

    ResponderExcluir
  2. Super obrigada pela visita! Volte sempre!

    Adorei o post!

    Beijos

    dondocasdeplantao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. sim com a ajuda de um psiquiatra eu vou conseguiur vencer a compulsao..eu estou confiante..vai dar certo agora eh pra valer..
    sobre o pão..ainda bem que nao engorda..eu amo comer meu sanduiche de noite na janta..claro com verduras queijo e peito de peru
    eh so nos nos controlarmos na quantidade..mas acredito que duas fatias esta exelente ne?
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Até que eu não como muito pão...mas AMO uma torradinha com queijo, e viiiiiixi torrada engorda mais que pão...TÔ PERDIDA, ahuahuaha.

    Acho que vou fazer como a Bethynha...um sanduba light na janta...rs.

    Bjos.
    Tenho um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  5. oi linda, tudo bom!!!... eu particularmente adoro um pãozinho ...rsrsrs....
    Linda hoje estou com vontade de jogar tudo pra cima e me assumir gorda mesmo.... :(

    ResponderExcluir
  6. Oi Simone...
    Bom dia!!
    Ótima reportagem sobre o pão, eu adoro pão, era viciada, antes eu comia 2 pela manhã e mais outros no lanche e a noite.
    Agora me controlei bem mais, as vezes dou uma exageradinha quando ele está quente.
    Mas ultimamente estou tentando reduzir mais essa mania que tenho e reduzindo o consumo dele durante a semana.

    Uma ótima terça.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, não consigo tirar o pão da minha vida, eu como sim, o integral agora.
    2 fatias pela manhã!

    ResponderExcluir
  8. oi gente fina, passei so pra falar sobre o pao , na minha vida eu como pao integral(obrigada...) mas emfim, quando vou na padaria e compro pao frances pro marido e pros filhos eu nao resisto e como um, e quando eu como um pao frances todo dia minha barriga ( que ja foi esticada duas veses pela gestaçao) fica super inxada e ganho em questao de uma semana 10 centimetros, mas quando eu passo a semana toda comendo so o pao integral minha barriga fica bem sequinha, Era so isso mesmo que eu queria deixar pras leitoras, quem tem gordura abdominal tem que abolir o pao branco da mesa e aderir ao integral.

    ResponderExcluir
  9. oi querida! o meu nutricionista por acaso recomendou-me comprar uma máquina de fazer pão mas infelizmente ainda não consegui! E realmente ele não me disse para cortar no pão aliás posso até comer até 2 pães! E de preferência escurinho :) Por isso confere com o meu nutri :P beijocas*

    ResponderExcluir
  10. Olá, linda!
    Eu não tenho nada contra o pão, aliás, eu adoro...rsrsrsrs mas concordo com o que foi dito no início da matéria: o problema não é o pão, mas a quantidade consumida! Quando eu fazia Vigilantes do Peso, comia pão no café da manhã e na janta, e emagreci 10 quilos.
    Nada é proibido, desde que saibamos moderar!

    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Si, to louca de vontade de compar uma máquina de fazer pão pra poder fazer meu pão integral sabendo o que tem nele!!!!
    Agora ando dando enfase para fazer alimentos mais saudáveis, de pr5eferencia diminuindo tudo que eu puder de industrialiados, pois além de emagrecer quero tbém mais saude, ontem comi macarrão ao sugo no almoço, mas molho de tomate de verdade, caseiro, sem nada com conservantes, acidulantes e outros antes envolvidos, menos químicas!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  12. Adorei a reportagem pq amo esse alimento! Acho de fundamental importancia esse tipo de esclarecimento, pq muitas pessoas abdicam de comer pão e na verdade é so comer 1 e no horario adequado (manha). Saber comer ajuda muito no processo de emagrecimento.
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oi Simone, eu não como todo dia, mas adoro.
    Quero dizer, todo dia eu como o integral de fatia. Mas adoro o pão francês. Aff!
    Querida tem um selinho pra você lá no blog, tá?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Nooossa, Simone!! que lega sua história, tô adorando seu cantinho e te conhecer tmb.
    Obrigada pelo seu carinho!!

    Pra mim, a maior dificuldade são os carboidratos, pq eu amo e não consigo deixar de comer um pãozinho vez ou oura, já até optei pelo integral, mas sempre acabo saindo da quantidade permitida.

    Beijinhoss e mais sucesso!!

    ResponderExcluir
  15. Adoro Pão,
    Isso é uma das coisas que mais eu sinto falta agora que estou nas dietas do pós operatorio.

    beijos e muiiito interessante a sua postagem.

    ResponderExcluir
  16. Estou acompanhando seu blog há alguns dias e estou adorando, bem bacana, vários assuntos!

    Adoro pão, um dos maiores pecados,mas sempre como sem miolo pra melhorar na caloria né!

    beijão!

    ResponderExcluir
  17. ahhh por via das duvidas nem como ...rsrsrsrs.... tenha um excelente dia...bjoks

    ResponderExcluir
  18. Oi Si!

    Obrigada pela força la no meu cantinho, eu to sempre recomeçando..rs..desistir jamais não é verdade?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Que legal saber , eu como torrada no lugar do pao mais gosto mesmo eh de pao .rs

    Beijaoooo

    Nanda

    http://vaidosapontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde amiga! obrigada pelo conselho sobre o jantar, as vezes fico sem saber o que comer e como o que tem, assim mais facil. Mas, vou me disciplinar para tomar sopa e só sopa todas as noites ou uma saladinha com bife de peru grelhado. Acho que fico com menos fome até.
    E por falar em pão...hummm amooo demais, pois a minha mãe tem uma padaria lá no nordeste e para mim era normal ter sempre pão quentinho, salgadinhos, bolos, tortas mas, por incrível que pareça...a gente enjoa. Quando tem assim à disposição, não faz mt diferença e eu comia sem gula. Aqui em Portugal é um hábito geral comer pão em todas as refeições (eu não aderi a esta moda) e sei que engordei demais porque me tornei sedentária, exercício físico é um karma para mim aqui porque, a volta da minha casa é só montanha, ladeiras para todos os lados, se ainda tivesse uma pracinha, acho que dava ali umas voltas e ficava toda contente mas, se não for mais ou compro uma esteira ( já tenho uma bicicleta ergométrica ) ou matriculo-me novamente em uma academia de ginástica, para não ficar com as desculpas esfarrapadas para não fazer exercícios. De resto, adoro pão, pão seco, pão com tudo ou sem nada é bom na mesma, mas consigo trocar o pão por outros alimentos, então consigo viver sem, troquei o pão branco por integral e este me deixa mais satisfeita, no máximo tenho comido 2 fatias por dia porque quero comer outras coisas e por isso se eu exagerar no pão acabo por desregular a minha alimentação, variar é o segredo não é? nada de exageros. Um beijão lindona, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  22. Pao é um alimento que nao abra mao, sempre peco na quantidade ainda mais se estiver fresco e quentinho. Adoro os integrais também!

    ResponderExcluir
  23. Oi Si, é bem verdade....de uns tempos pra ca eu estou comendo uma fruta em pedaços pela manha junto com cafe ou leite e um pão, as vezes frances ( uma unidade) as vezes de forma (2 fatias) e estou me sentindo muito bem, saio da mesa sem aquela sensação de quero mais e olha que eu adoro pão.
    um beijao lindona e tenha uma OTIMA SEMANA.
    inte.

    marcia gullo
    www.pecadosdagullo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Fiquei mais tranquila Si eu amo pão é uma das coisas que não abro mão, claro que me controlo mais ficar sem ele hun ainda não consigo!
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  25. hum que legal boa informação ,eu adoro pão mas so como 1 vez por dia no lanche da tarde

    ResponderExcluir
  26. hum eu adore te conhece si

    ResponderExcluir
  27. eu adorei suas informaçoes eu
    gostei de te conhecer

    ResponderExcluir
  28. A maioria dos brasileiros ingerem pães diariamente, principalmente no café da manhã. Os tipos de pães que mais agregam à nossa saúde são os pães escuros e integrais, se não consumidos em excesso, claro. O tipo de pão que menos agrega benefícios à saúde é o pão doce, esse sim tem mais chances de fazer mais mal do que bem.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!