quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quando o peso dói

O excesso de quilos no corpo não é o único culpado, mas sobrecarrega a coluna e pode piorar um problema que afeta oito em cada dez pessoas do planeta: a dor nas costas




É fato: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% da população mundial tem ou terá dor nas costas. Além da pressão natural da gravidade sobre a coluna de quem anda sobre duas pernas, a estrutura vertebral é solicitada o tempo todo - quando a gente senta, caminha, fica em pé, abaixa, levanta, corre. "Se você não se preocupa com a postura, é sedentária, anda estressada e está bem acima do seu peso ideal, com certeza faz parte da estatística dos 80%", diz Mariângela Pinheiro de Lima, da Clínica Corpo, de Florianópolis, SC, que foi fisioterapeuta do tenista Gustavo Kuerten, o Guga.

Sobrecarga muscular
O fato de ser magra e praticar atividade física não garante que a pessoa se livre da dor nas costas, mas o peso extra certamente agrava o problema. "Em especial quando se concentra na região do abdômen, o excesso de gordura desloca o centro de gravidade da coluna para a frente, sobrecarregando a musculatura das costas", diz o médico reumatologista José Goldenberg, professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (USP), em seu livro Coluna Ponto e Vírgula (Editora Atheneu).
Além de sobrecarregar os músculos das costas (o que por si só já é motivo de dores e de tensão muscular), o deslocamento do centro de gravidade favorece posturas inadequadas. A má postura, por sua vez, provoca um desequilíbrio na estrutura corporal, gerando, com o tempo, problemas de coluna, explica a fisioterapeuta Mariângela Lima. "Para realizar até as atividades mais simples, como pegar um objeto no chão ou sair do carro, a coluna vertebral precisa de flexibilidade e estabilidade, que resultam da combinação entre força e alongamento de vários grupos musculares, sobretudo das costas e do abdômen".
Quando os músculos abdominais perdem a força, a região lombar tende a se projetar para a frente, formando uma hiperlordose. Sempre que a curvatura natural da coluna se acentua, seu comprimento diminui, assim como os espasços entre as vértebras, ressalta Mariângela. Isso também causa encurtamento muscular, dificultando os movimentos. Dobrar o corpo para a frente, por exemplo, fica mais difícil - e, se você insistir em fazer esse movimento, pode sofrer um estiramento muscular. A falta de flexibilidade vai aos poucos pinçando nervos e causando desgaste nas articulações. Resultado: mais dor.
Olha a coluna, menina!
"Então o sobrepeso limita a capacidade de movimento e de exercício, fazendo com que a gente fique menos flexível e tenha mais dificuldade em manter uma boa postura, sentada ou em pé. E a falta de alinhamento abre a porta para novos problemas e novas dores", alerta Mariângela. Se, além de engordar, a mulher tiver seios grandes e não cuidar da postura, a tendência é que a região superior de suas costas se curve para frente, podendo resultar numa hipercifose.
Todos os problemas de postura que acentuam ou alteram a curvatura natural da coluna fazem com que seu comprimento seja reduzido, o que por si só já é impactante. "Por isso, pessoas com problemas na coluna devem evitar atividades físicas que causem ainda mais impacto, como corrida e esportes, nas quais é necessário pular. Os músculos, que já estão tensos por causa do encurtamento, vão se tensionar ainda mais. E se houver algum pinçamento de nervo com dor irradiada, o problema vai se acentuar", adverte a ex-fisioterapeuta de Guga.
Dez quilos de sobrepeso são suficientes para afetar a coluna, principalmente se a mulher já teve filhos, pois a gestação altera a conformação da bacia e acentua a lordose lombar (a curvatura natural do fim da coluna). "Essa lordose muitas vezes não regride por si só depois do parto - é preciso fazer fisioterapia pra voltar ao normal", explica o fisiatra e acupunturista Chen Chieng Yuan, médico-assistente no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e coordenador do Hospital Estadual Diadema, vinculado a Unicef.
O xis da questão
Nem sempre é possível descobrir a origem da dor na coluna. "Somente 15% das lombalgias, ou seja, das dores lombares, são diagnosticáveis: hérnia de disco, escorregamento de vértebra, estreitamento do canal da medula, tumor, fratura", observa Chen Yuan, que também foi pesquisador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo. "Em 85% dos casos tudo o que se consegue identificar é um grande espasmo muscular, que causa muita dor". Chen explica que o problema é causado pela musculatura sobrecarregada quando a pessoa fica muitas horas sentada ou senta "largada", de qualquer jeito, permanece em pé, por muito tempo ou de forma incorreta, ou adota posições inadequadas durante o sono - dormir de bruços, por exemplo.
O estresse é outro vilão - e uma de suas vítimas prediletas é a musculatura das costas, órgão de choque comum das emoções. Quando estamos estressados, a tensão pode causar contrações e dores. "Geralmente as áreas mais atingidas são o pescoço e o meio das costas, acima do bumbum", diz a fisioterapeuta Mariângela Lima.
Quando se está estressado, a tendência é manter os ombros erguidos, dormir mal e acordar com dor no pescoço, porque os músculos estavam tensos e você comprimiu algum nervo ou estirou um músculo durante o sono.

Momentos em que a fisioterapia é necessária
Uma vez que o médico tenha diagnosticado problemas na coluna, só a atividade física comum pode não ser suficiente para diminuir as dores. O ideal é recuperar o alinhamento com a ajuda de fisioterapia. Conheça as mais famosas:
 Reeducação Postural Global (RPG): restabelece o alinhamento através de alongamentos específicos. Indicada contra tensões musculares e desvios da coluna, como escoliose, hiperlordose e hipercifose.
 GDS: técnica que se utiliza de massagens, ajustes osteomusculares e alongamentos para corrigir vícios posturais e realinhar a coluna. Desenvolvido pela francesa Godelieve Denys-Struyf, o GDS foi trazido para o Brasil pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo.
 Reeducação do Movimento: busca o equilíbrio do corpo, da mente e das emoções, desfazendo tensões antigas e encurtamentos musculares. Ajuda a pessoa a movimentar-se de forma mais solta e harmônica, tanto física quanto emocionalmente, já que vê o ser humano como um todo, integrado. O profissional manipula pele, nervos, músculos e ossos.
 Rolfing: técnica baseada na manipulação da fáscia, tecido conjuntivo que envolve os músculos. Alivia dores e melhora a postura. Foi criada em 1970 pela bioquímica e fisiologista americana Ida Rolf.
 Acupuntura: não corrige os problemas de postura, mas elimina dores e tensões musculares através da estimulação de pontos específicos sob a pele, geralmente com agulhas. Por esse meio, o organismo libera substâncias que aliviam dores e tensões, já na primeira sessão. Segundo a medicina chinesa, a acupuntura também favorece o desbloqueio do Qi (energia vital) e sua circulação pelos chamados meridianos, estimulando os mecanismos de autocura do organismo.
Tá incomodando? Mãos à obra!
"Inicialmente a sensação pode ser de um pequeno desconforto ou uma dor vaga, geralmente na região lombar", observa o fisiatra Chen Yuan. Se não for diagnosticada e tratada, a pessoa pensa que foi só um mau jeito, até que as dores começam a afetar sua qualidade de vida. Portanto, quanto mais cedo você descobrir a causa e começar um tratamento adequado, melhor. Como todas as dores musculares, os problemas de coluna começam a partir da má postura, da flacidez e da falta de flexibilidade. Além de se livrar do excesso de peso, leve em conta os seguintes cuidados:
 Pratique uma atividade física regularmente, de forma a ganhar força muscular. Natação, hidroginástica, pilates, dança, ioga e musculação (sem exageros e bem orientada) são as mais recomendadas porque não causam impacto na coluna. A atividade física é particularmente importante para as mulheres que estão entrando na menopausa, pois com a chegada do climatério há uma diminuição progressiva do tônus muscular, enfraquecendo mais ainda os músculos que sustentam e dão estabilidade à coluna.
 Faça alongamentos diariamente para manter a coluna flexível e combater os encurtamentos e tensões musculares, que causam dores. Falta de tempo não é desculpa: você pode fazer pequenas pausas de 1 minuto ao longo do dia para alongar costas, pernas, braços e ombros.
 Aprenda a relaxar os músculos voluntariamente. Quando estiver sentada ou deitada, coloque sua atenção em cada parte do corpo (começando pelos pés) e vá "soltando" os músculos correspondentes. Repare, por exemplo, como tendemos a manter os ombros erguidos e tensos e como seguramos o gancho do telefone com mais força que o necessário quando estamos estressadas. Todas essas tensões acabam causando dores.
 Ao levantar, apóie o peso do corpo nos dois pés. Colocar o peso do corpo num lado só desalinha a estrutura óssea e muscular, provocando dores.
 Pessoas com lordose não devem inclinar a coluna para trás (espreguiçar). Quem tem hipercifose deve manter a coluna encostada na cadeira quando estiver sentado.
 A maneira correta de sentar é uma só: usando o apoio dos ísquios (ossos do bumbum). Sente-se sobre eles e mantenha a coluna reta. Afundar na cadeira ou sofá equivale a sentar sobre a coluna lombar, causando sobrecarga, dores e problemas mais sérios com o tempo.
 Ao pegar objetos pesados do chão, agache dobrando os joelhos, em vez de inclinar a coluna. Assim você evita pressão nos discos intervertebrais.
 Dormir de bruços é totalmente desaconselhável para quem sente dores na região lombar ou cervical. O ideal é dormir de barriga para cima, com um travesseiro sob os joelhos, de forma a não forçar a curvatura natural da coluna lombar. Se você gosta de dormir de lado, coloque um travesseiro fino entre os joelhos.



22 comentários:

  1. Oi, Mone! Passando para deixar um beijo e desejar uma linda quinta-feira para vc!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Ai nem me fale...Obesa e com hiperlordose lombar..eu Sooofro...se ficar muito em pé entao..a lombar arde. E nao abro mao do salto alto entao..ja viu neh..Mais um motivo pra sair da obesidade Já!

    ResponderExcluir
  3. Legal a matéria!!!
    Amiga, tem selinho pra vc lá no meu blog...Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  4. Hum otima materia, adorei ... bom dia pra ti. bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor!!!!

    Realmente a dor nas costas afeta muita gente e o excesso de peso prejudica ainda mais o problema!!!
    Mil bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi linda
    Temos que nos cuidar sempre neh!!
    Bjãooo e um ótimo dia para vc!

    ResponderExcluir
  7. Simone, menina vc lê pensamento?????
    Sou uma tragédia na postura, comprei até u corretor postural, mas pra que num uso?!!
    Achei muito válidas as dicas e ando tentando me policiar, sinto dores na coluna e tbém na região da nuca, fiquei muito curiosa pelo rpg, seá q precisa de indicação de médico ou basta procurar um fisioterapeuta????
    Sou muito tensa,somatizo muito as coisas, tudo reflete nos ombros, na época de faculdade cheguei a travar por causa de um prova, não conseguia me levantar da cama, só foi possível com medicamento e massagem!!!!
    Vc é demais !
    Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Isso é verdade. O excesso de peso é prejudicial para a coluna. Bom artigo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. a coluna confesso que nao foi problema, mas meu joelho!!?!?!?!houve epocas em que deu chabu!!!!

    adorei seu cantinho!!!
    delicado!!!!

    bjks

    ResponderExcluir
  10. Menina, a dor lombar e nos joelhos acho que são as piores né? Caraca...muito ruim!!!
    Bjks lindona!!

    ResponderExcluir
  11. Oie..

    Obrigada por suas palavras no meu blog...amei!

    Aiai...eu amo dormir de bruços mais sei que é a pior posição...mais não consigo mudar..enfim..

    Excelente matéria....Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Flor!!! Amei a matéria... eu já to na hidro, e graças a Deus eu não tenho dor nas costas, nem joelhos... acho que é por que sempre fui gorda rsrs sério mesmo apesar de ter excesso(e muito) de peso tudo meu é normal!!! mas eu sei que com o passar dos anos as coisas vão piorar... então cuidar agora é fundamental

    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Oi linda!!
    Ótima matéria como sempre
    E muito boas as dicas para a barriguinha ;D

    bjinhus

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho muuuita dor nas costas, mas o peso tá diminuindo e logo isso melhora.
    Tem selinho pra vc lá no meu blog, flor!
    Bjo bjo bjo

    ResponderExcluir
  15. Eu também tive muita dor nas costas por causa do excesso de peso.. ainda estou bem acima do peso, mas diminuindo o peso e academia fizeram essa dor cessar.. ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Simone,
    Nossa ótimo post!Eu tenho muita dor nas costas...e é pelo excesso de peso, pois antes não tinha..emagrecer vai ser um alívio e tanto!
    obrigada por estar sempre no meu blog!
    bjokas

    ResponderExcluir
  17. Oi Sí...
    Ótima reportagem sobre a coluna...
    As vezes sofro com dor na coluna, o medico uma vez disse que tenho hérnia de disco, ai fui no reumatologista e ela disse q pode ser escoliose, ainda não sei ao certo o que é, mas desde qeu comecei a me exercitar as dores melhoraram muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi flor boa materia
    eu tenho muita dor nas costas
    principalmente porque meu seio é muito grande!
    ai fiko arcada e quando tendo andar com a coluna reta doi!
    vc tem um cardapio em especial que vc segue??
    o q vc come na sua R.A??
    BjOoO**

    ResponderExcluir
  19. Si, peço licença para copiar o texto da Lucilia Diniz que encabeça seu blog, sei q vc já disse que posso copiar o que quiser mas é sempre bom pedir. Espero que não se importe! briga e bjocas

    ResponderExcluir
  20. OII GENTE...... EU SOU MAGRA, ACHO HEHEHHE EU TENHO 1,65 E PESO 45 K, ESTOU TENTANDO ENGRAVIDAR, E OUVI DE MUITAS PESSOASQ/ SOU MUITO MAGRA, POR ISSO Q/ Ñ ENGRAVIDO, SERÁ?? MAS EU Ñ SOU ESQUELETICA .....E Ñ FAÇO DIETAS!! SÓ TENHO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDAVÉL E MALHO E ADORUU....OQ/ VCS ME DISSEM??

    ResponderExcluir
  21. Nossaa...fui a varios especialistas mas nenhum explicou de forma simples e tão correta, parabéns...estou pegando no meu pé em tdos os sentidos, não aguento mais sentir queimaçao na minha lombar, bjosssssss

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!