sábado, 28 de agosto de 2010

QUANDO COMER VIRA COMPULSÃO


A pessoa sabe que não é fome – afinal não faz muito que se alimentou e a refeição foi satisfatória . Mas de repente vem aquela vontade irresistível de devorar tudo que encontrar pela frente. É uma sensação totalmente incontrolável com desfecho previsível: a pessoa dispara a comer até se empanturar e sentir-se desconfortavelmente cheia. No final, além do mal estar físico, o comedor descontrolado acaba ficando deprimido, envergonhado e um tanto transtornado. O curioso é que não se trata mesmo de fome, mas apenas de vontade de comer. E quando essa vontade surge de forma tão avassaladora, caracteriza um distúrbio que os especialistas chamam de “transtorno do comer compulsivo”, um problema que atinge um terço dos obesos e, como as demais patologias alimentares, está claramente relacionado com as carências psicológicas. De alguma forma, toda compulsão, particularmente por comida, revela ansiedade e busca de conforto nos momentos de depressão. O que caracteriza a compulsão alimentar não é a gula, mas a relação emocional que o sujeito tem com o que come.
Muito mais freqüente em mulheres, a doença parece ter relação com os ciclos hormonais femininos: a incidência das crises aumenta no período pré-menstrual, E, como a origem do problema é emocional, fazer regime sem acompanhamento psicológico não resolve, e muitas vezes só piora a situação. Aliás, a maior parte dos comedores compulsivos vive procurando novas dietas, geralmente as mais restritivas. O resultado acaba sendo uma “fome crônica”, aquela insatisfação constante que só faz acionar as crises.
Mas, junto ao apoio psicológico, a reorganização da dieta é evidentemente necessária. Vale lembrar que quem sinaliza a necessidade de comer é o cérebro. E o cérebro não entende de comida, entende de nutrição. Uma má alimentação, pobre em nutrientes ou mal combinada, não satisfaz as necessidades do organismo , por maior que tenha sido o volume consumido. Por essa razão o comedor de “fast food” acaba sentindo fome pouco tempo depois de se banquetear com a grande quantidade de calorias e proteínas comumente contidas nos alimentos industrializados. O que o cérebro denúncia é a falta de vitaminas e enzimas tão presentes em alimentos “vivos” – legumes, verduras e frutas, cruas ou próximas ao seu estado natural. Ou seja, alguém pode estar fisicamente robusto e repleto de energia e mesmo assim se sentir como um “saco vazio”, a auto-imagem típica do caráter oral depressivo.
Outra dica para amenizar a compulsão é comer lentamente e mastigar bem, saboreando a comida. De preferência uma garfada de cada alimento separadamente, de forma a fornecer claras informações nutricionais ao sistema e favorecer a assimilação.
É importante se alimentar a intervalos regulares, e não ficar horas seguidas sem comer. Evitar também alimentos muito quentes ou gelados, pois inibem as papilas gustativas e acabam desencadeando crises. E quando sentir vontade de comer, buscar alternativas prazerosas como caminhar, ler, ver um bom filme ou qualquer outra atividade que distraia e dê prazer.
Exercícios respiratórios também ajudam, pois relaxam o diafragma e aliviam a ansiedade. Um excelente exercício para o comer compulsivo, serve também para tabagismo, a compulsão por fumar: inspire lenta e profundamente pelo nariz, dilatando o ventre; na expiração, vá encolhendo o ventre e elevando o diafragma enquanto exala o ar suavemente pelos lábios quase cerrados. Experimente por 5 minutos e sinta a diferença!

8 comentários:

  1. Me mande um email, estou privando meu blog e gostaria de te mandar o convite...
    carla.maciel05@gmail.com

    bjinhos e um lindo sabado

    ResponderExcluir
  2. Adoro seu blog, acho que sou uma leitora silenciosa, mas passo sempre aqui e amo suas dicas.
    Obrigada!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga que triste ler isso e me identificar... mais com certeza por pouco tempo... vou estar curado desse mal...
    bjinhos florzinha

    ResponderExcluir
  4. Si muito importante este post! Quem nao sofreu ou sofre deste mal terrivel seu bem como é, mas graças a Deus estou me libertando a cada dia! Obrigada amiga pela dicas de sempre! bjuss

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu postei em meu blog um teste para verificar a motivação de emagrecer.
    Vai lá responder. É muito legal. Eu fiz 12 pontos. Um bom resultado. Faça o teste e partilhe o resultado comigo.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  6. Olá minha linda!!!
    Passei pra ler seu blog que adoro!E pra te deixar um beijinho flor!
    Amiga que coisa terrível a compulsão,né?Fico pensando em como deve ser a luta de quem sofre...nossa!!!
    Flor uma semana linda,tá?
    bjs

    ResponderExcluir
  7. É, dos males o menor né?
    As vezes como sim sem estar com fome, mais não chega a ser uma doença, e sim falta de vergonha na cara.
    PARABÉNS pelas ótimas matérias q vc sempre posta aqui.
    Fica com DEUS!
    BOA SEMANA!
    Beijos , Lara.
    www.conseguiremos.blogspot.com
    AH! Criei um brechó virtual, quando puder passa lá, quem saber alguma roupa/acessório te interessa.
    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=10174324664469619874&aid=1282539104
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  8. Eu era assim..comia depois de ter comido.
    Um horror.
    Hoje me policio para saber ouvir meu corpo. Quando é apenas compulsão..ou algum resquício daquela mente gorda...
    Dificílimo.
    Mas..vamos lá!
    beijos Simone

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!