quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Beber líquido durante a refeição pode dar barriga?

Foto: Thinkstock
Já ouviu a história de que se você beber enquanto come faz com que a barriga aumente? Mas será que é mesmo verdade que ingerir líquido durante as refeições aumenta o tamanho da medida da cintura?
“Quando bebemos muito líquido o estômago pode dilatar. Com isso, a pessoa tende a comer um pouco mais, o que consequentemente trará um certo ganho de peso”, afirma Liliane Oppermann, nutróloga e médica ortomolecular. “No entanto, não há relação direta entre o consumo de líquido e o aumento de gordura na região abdominal”, diz a doutora.
O mais indicado e saudável é não ingerir líquidos durante a refeição, pois dessa forma os nutrientes são mais bem absorvidos. Ao ingerir uma refeição sólida e junto com alguma bebida, a absorção dos nutrientes é prejudicada, pois pode comprometer a acidez gástrica e diminuir a absorção de nutrientes como minerais e vitaminas. Além disso, ocorre fermentação de carboidratos, aumenta e acelera assim a formação de gases, com isso dando a sensação de uma barriga maior.
Para prevenir o aumento das medidas abdominais, a nutróloga preparou cinco dicas para não ganhar peso e viver livre da barriguinha.
Mantenha seu intestino funcionando direito
Para uma atividade intestinal regular, aumente o teor de fibras na alimentação, beba mais água e pratique exercícios físicos. Se tiver intestino preguiçoso, tome no mínimo oito copos de água por dia. Ingerir bastante fibras contidas nas frutas e legumes, cereais e grãos integrais, pois facilita a passagem do bolo fecal pelos intestinos.
Coma peixes
Salmão, atum, bacalhau e sardinhas dentre outros são ricos em ômega 3 , que protegem de obstruções coronárias e de acúmulo de gorduras no abdômen.
Evite pizzas e frituras
Petiscos, bifes à milanesa, combinação arroz- feijão-carne - batata-farofa, empadão de carne e pizzas calabresas ou portuguesas são grandes produtores de gordura e de barriga. Fuja deles!
Faça abdominais
Eles não queimam a gordura, mas tonificam os músculos que estão embaixo dela. Isto irá melhorar a aparência de sua cintura. Exercícios aeróbicos são também muito importantes, portanto faça no mínimo 30 minutos por dia.
Coma saladas cruas
As fibras das hortaliças ajudam no controle do colesterol e na manutenção do peso adequado, sem acúmulo de gorduras na barriga.

17 comentários:

  1. OIII SI ADOREI AS DICAS BJOSS
    FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
  2. ai ,,,como vou fazer com o vicio frenético de comer bebendo ...rsrsrsrs.. tenso ... bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga...
    ótimas dicas...
    tenha um ótimo dia...
    bj flor

    ResponderExcluir
  4. Coisa boa! É muito bom chegar num blog e ter dicas tão importantes como essas. No lugar de tomar suco ou água durante as refeições, eu tenho separado um pedacinho de aluguma fruta mais suculenta, só pra dar aquela "limpada" no paladar quando terminamos o prato. Tipo - 1 rodela de abacaxi, 2 uvinhas, ou 1 morango. Só pra substituir essa coisa de estar ingerindo líquido.

    Estou seguindo teu blog agora!!!
    Beijos!
    Rafaela

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Adorei as dicas!
    bjs e um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  6. BACANA AS DICAS
    EU SÓ TOMO ALGUM LÚQIDO 30 MIN APÓS..OU MAIS
    ANTES..EU FAZIA TUDO JUNTO.
    OPS.
    ERRADO.
    BEIJO SIMONE

    ResponderExcluir
  7. Depois que comecei a RA acostumei beber agua,só depois da refeição é bem melhor ,ano sinto mais aquela sensação de estar entupida de qdo eu comia e bebia ao mesmo tempo
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. prefiro nao beber
    me sinto cheiona..

    adorei seu blog

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Simone...tudo bem?
    Acho q só vim aqui uma vez, te add e sei lá, não vim mais, não sei pq...rs
    Adorei esse post...eu sempre ouvi dizer sobre isso, mas nunca procurei saber exatamente o pq, de umas 2 semanas para cá não tenho bebido nada no almoço, bebo agua antes de ir almoçar e quando volto...e realmente não me sinto estufada...
    Valeu pela dica
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  10. Oi Si! Ainda não consigo deixar de tomar líquido nas refeições mas eu chego lá!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Si!

    Sumi ( sogra operou,era cancer, mas já está recuperada, estamos cuidado do Alemão, agora)e voltei,mais focada, mais motivada e tbém mais gorda,kkkkkkkkkkkkk sempre é tempo para recomeçar!
    Não sei o que aconteceu, perdi seu end e não estava aparecendo que sou sua seguidora!
    Tô na area e precisando de tudo apoio de uma velha amiga!
    FDS lindo para vc!
    bjuxx e shalom

    ResponderExcluir
  12. mãe Você e demais !
    te amo!!!

    ResponderExcluir
  13. mãe eu te amo muitoh
    voce e a melhor mãe do mundoo

    ResponderExcluir
  14. OIIII...
    ESTOU ENVIANDO ESTA MENSAGEM PARA TODOS OS BLOGS QUE SIGO...
    NÃO ESTOU CONSEGUINDO COLORIR OS TEXTOS DO MEU BLOG...PODERIA ME AJUDAR A SOLUCIONAR ESTE PROBLEMA???
    UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!!!
    BEIJOSSS....

    ResponderExcluir
  15. Oi Simone, ainda bem que vc voltou, estive aqui por 2 vezes perguntando se tinha acontecido alguma coisa com vc, ia até te mandar um e-mail pra saber notícias, mas o meu e-mail foi invadido por algum infeliz e eu fiquei mais de uma semana sem e-mail.
    Bom saber que está tudo bem.
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  16. Oieee Si, obrigado pelas dicas! =D
    Grande beijo e um bom fds
    BJINHUS

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!