terça-feira, 5 de outubro de 2010

Comer mais devagar aumenta sensação de saciedade

Foto: Thinkstock

Para diminuir a quantidade de calorias ingerida, coma devagar. Ao longo dos anos, pesquisadores descobriram evidências de que quando as pessoas devoram os alimentos acabam consumindo mais calorias do que quando se alimentam num ritmo mais lento. Um motivo é o efeito da ingestão mais rápida sobre hormônios.
Em um estudo publicado neste ano de 2010, cientistas descobriram que quando um grupo de participantes recebia uma porção idêntica de sorvete em diferentes ocasiões, eles liberavam mais hormônios que davam a sensação de saciedade quando tomavam o sorvete em 30 minutos, em vez de 15. Os cientistas coletaram amostras de sangue e mediram a insulina e os hormônios do trato intestinal antes, durante e depois do sorvete. Eles descobriram que dois hormônios que sinalizam a sensação de saciedade mostraram uma resposta mais pronunciada quando os participantes tomaram o sorvete mais devagar.
A sensação de saciedade leva a comer menos, como sugeriu outro estudo publicado no “The Journal of the American Dietetic Association”, em 2008. Nesse estudo, os participantes relataram maior saciedade e consumiram aproximadamente 10% menos calorias quando comeram devagar, em comparação a quando simplesmente “engoliram” os alimentos.
Comer mais devagar pode aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão de calorias. O importante é diminuir o ritmo e saborear mais os alimentos.

15 comentários:

  1. E é verdade mesmo se comemos mais devagar ,saboreando a comida ficamos bem mais satisfeita,comer com calma é sempre bom
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Comer com calma é sempre melhor! Melhor pra digestão, pra emagrecer... e é mais bonitinho também!!! Rsrsrsr!!! Bjkas!

    ResponderExcluir
  3. aprendi isso na rreducação alimentar
    e valeu a pena aprender a descansar o garfo
    comer fruta devagar
    bjkasa♥♥

    ResponderExcluir
  4. Adorei teu blog!
    Aproveita para conhecer o meu:
    www.patikolvidaesaude.blogspot.com
    Adoraria ter vc como minha seguidora.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. oii sii obrigado pelos parabens viu linda.
    tenho muito carinho por voçe e estou feliz que esteja aqui no blog novamente
    bjoss fica com Deus

    ResponderExcluir
  6. oie!! adorei a matéria, realmente comer devagar faz muita diferença.
    bjos.

    ResponderExcluir
  7. Olha eu adoraria comer devagar mas só de imaginar a comida rolando na boca da ansia de vomi....sem contar que minha comida tem que ser pelando daquelas que queima na garganta.....então essa eu passo.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. É verdade sim senhora, e eu sou prova viva disso mesmo.
    Abraços amiga

    ResponderExcluir
  9. é realmente é verdade mais ai quando falta tempo ?! é mais agente tem que arrajar um tempo pois afinal é saúde né! flor seu blog esta lindo ! um beijasso e boa semana

    ResponderExcluir
  10. Olá muito legal seu texto acima
    seja muito bem vinda em meu espaço tbm
    http://percapeso-ganhefelicidade.blogspot.com/
    bjsss...

    ResponderExcluir
  11. é verdade! estou comento tão devagar que percebo que na metade de uma fruta, por exemplo, já estou satisfeita! antes comia tão rapido que ficava querendo repetir!

    ResponderExcluir
  12. Sii, tudo bem por ai!?
    Nisso eu peco queria, como igual uma loka, nem mastigo, preciso mudar meu jeito de comer URGENTE! kkk
    Bjo grande
    Fica com DEUS

    ResponderExcluir
  13. Como diz meu endócrino, temos que dar tempo ao cérebro de assimilar o que estamos fazendo e saciar nossa vontade, e está dando certo, estou comendo menos... minha amiga, saudades... beijos

    ResponderExcluir
  14. Talvez seja este o meu problema...terei que me policiar mais.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Si querida!

    Otima materia!Esse é meu ponto fraco , como rpido demais, anos sem tempo de comer direito, 1 hora de almoço, me transfromaram em uma devoradora...tô tentando me disciplinar, fiz até um quadrinho e coloquei bem na minha frente na cozinha, as tem dias que nem vejo que ele existe!Tenho que me policiar o tempo todo!
    bjuxx e amei sua visita!
    shalom

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!