sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ser uma gordinha mais feliz pode torná-la mais saudável?


Estava eu nas minhas leituras por aqui e me deparei com várias notícias novas no mundo da moda sobre a valorização das gordinhas e do modelos plus size. Andei pensando, será que a aceitação do seu sobrepeso ou obesidade pode levá-la a emagrecer? Como isso pode acontecer?
Uma coisa não podemos negar, nunca gostamos quando estamos diante do espelho e vemos aquela barriguinha ou barrigona que não deixa as roupas caírem bem! Mudamos a calça, trocamos a blusa e na quinta peça de roupa achamos aquela que consegue ficar melhor e vem o “Ufa, finalmente!”.
Mas vejam só, esse problema já passou do estágio de ser apenas um problema com o guarda-roupa para se tornar um motivo de tormento e baixa auto-estima para muitas mulheres. Depressão, ansiedade, transtornos alimentares e até mesmo tentativa de suicídio são alguns dos efeitos que pode-se desenvolver pela insatisfação com o corpo.
Bom, mas eu quero abordar uma visão que diz sim a uma vida mais saudável, mas que não necessariamente precisa ser como o tormento da ditadura da beleza. É indiscutível que estar acima do peso pode causar problemas que vão desde emocionais, como citei acima, a orgânicos como diabetes, sobrecarga cardíaca, colesterol alto (responsável por problemas como aterosclerose que pode levar a infarto), câncer, dificuldade para engravidar, gravidez de risco, dores articulares, alterações posturais, problemas circulatórios, pressão alta, assaduras e machas nas dobras de pele… Nossa! Muita coisa, não é?
Você deve conhecer várias gordinhas ou talvez você seja uma delas que já desistiu de tanta dieta e resolveu não mais se preocupar com isso. Fica triste por não conseguir emagrecer e adotou o lema “deixa a vida me levar”. São essas pessoas que me preocupam e para as quais eu estou falando hoje.
Já viu alguém desmotivado e infeliz consigo mesmo tentar fazer qualquer coisa para melhorar sua vida? Eu nunca! Mas entendo que tudo começa com a aceitação de você como é para buscar melhorar sua qualidade de vida. Emagrecer não porque você acha que sendo magra seria mais bonita ou vai encontrar roupas com mais facilidade, mas sim porque emagrecer vai deixá-la mais saudável e consequentemente mais feliz, além de diminuir as possibilidades de doença no futuro.
Aceitar-se gera movimento, auto-estima, vontade de crescer, vencer, ter sucesso e consequentemente hábitos de vida saudáveis. Dieta balanceada (e não aqueles sacrifícios absurdos de comer sopinha instantânea em todas as refeições) somada a exercícios físicos são a receita para sentir-se melhor o dia inteiro, além de trazer um sono reparador. E qual a conseqüência de bons hábitos? Corpo saudável (nada daquele modelo esquelético sem vida!) e mulher feliz. Afinal, é isso o que importa!

6 comentários:

  1. Acredito que o grande problema dessas mulheres seja realmente a falta de uma dieta equilibrada. Na presa de emagrecerem, fazem dietas malucas que são impossíveis de seguir. Com as frustrações, elas desanimam e depois inventam que conseguem conviver harmonicamente com a gordura.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  2. Assino emabxi do comentário do Nando...

    Amiga bom fds!
    bjinhuuuus

    ResponderExcluir
  3. Sim, a falta de equilibrio eh o que mais atrapalha a vida de quem esta acima do peso. Somos pessoas com dificuldade de administrar o excesso de oferta de comida. E a vida social hj gira em torno de mesa farta...eh uma verdadeira tortura pra nos gordos. Precisamos sim achar o tom certo pra tocar a nossa vida, buscando sermos saudaveis, sem neuras. Eh possivel ser feliz gordinho. Mas ser gordinho eh diferente de ser OBESO. Eu hoje sou obesa, e minha meta eh perder 15kg e voltar a ser gordinha, a vestir 44 e me achar o maximo com as curvas que DEUS me deu.

    ResponderExcluir
  4. Vc disse tudo!!! Eu acho que a beleza está muito além da nossa aparência, se vc se gosta e se sente bonita vc irradia isso para o mundo, e passam a te achar bonita por consequência. Por isso a coisa mais certa é o que falam: temos que nos achar bonitas primeiro, para os outros passarem a nos achar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É MEIO RELATIVO ISSO NÉ
    MAIS NÃO QUERO ISSO PRA MIM
    QUERO SER MAGRA E SAUDAVEL
    BJKAS♥♥

    ResponderExcluir
  6. falou e disse, saúde é o mais importante, se está gordinha, feliz e tem saúde, ok. Mas acho difícil estar acima do peso e isso não trazer nenhum prejuízo a saúde.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!