terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EMAGRECER, SIM. ESQUECER DA SAÚDE, NÃO.


Muitos pais, por terem medo dos filhos ficarem "subnutridos", geralmente vivem lhes dando alimentos que, embora gostosos, pouco acrescentam em termos saudáveis e balanceados.

Esse hábito de comer alimentos pouco nutritivos (que se projeta posteriormente na adolescência e na idade adulta), é fato corriqueiro; no entanto...

Se você realmente quer emagrecer, é preciso determinação:
* Estabeleça a meta que você quer atingir e inicie por mudar alguns de seus hábitos alimentares como, por exemplo, comer só nas horas certas (café-da-manhã, almoço e jantar).

* Mantenha as tentações calóricas longe do seu alcance ( "o que os olhos não vêem ..."). Biscoitos, chocolates e guloseimas, portanto, devem sumir da sua mesa de trabalho, do carro e de casa.

* Se, quando estiver em sua casa, surgir aquela vontade de "beliscar" , engane o estômago com um copo de água ou chá com adoçante e, se não der para resistir, coma uma cenoura, ou um talo de salsão ou uma laranja cortada em pedaços. Mas, lembre-se: o melhor remédio é esperar a hora certa.

* Para conseguir atingir seu intento, no café da manhã, por exemplo, varie dentro das seguintes opções: leite e iogurte desnatados, chá, queijo branco, torradas, geléias dietéticas e e frutas frescas (exclua abacate e uva. Prefira o mamão formosa ao papaia, que é mais doce). Sempre use adoçante e prefira a margarina light a manteiga.

* No almoço e no jantar varie entre: verduras, legumes, carnes magras, peixes, cereais e frutas. De vez em quando, uma massa é permitida, mas escolha corretamente o molho (prefira os feitos à base de tomate, de frutos do mar ou com legumes).

* No preparo dos alimentos, abuse do cozimento à vapor. Prefira carnes assadas ou grelhadas. Tempere a salada na hora, com molho vinagrete ou só com limão. Fuja das frituras, dos couverts (pães, patês, manteiga e azeitonas) e das bebidas alcoólicas.

* Só vá a um Fast-Food se não houver outra saída, mas ignore sanduíches de dois ou três andares, com camadas de queijos e molhos; nuggets e batata frita. Dê preferência a saladas com rodelas de tomate e alface, e frutas para sobremesa.
Jamais pare em máquinas que vendam junk foods em pacotes (batatinhas, amendoim e salgadinhos com sabores de bacon, cebola etc.): são uma tentação para os gulosos e um desastre para a silhueta.

* Se você for um atleta ou tiver uma atividade física intensa, as bebidas isotônicas e as barras energéticas são saudáveis. No entanto, se você não tiver a necessidade de repor as energias, evite-as, pois elas são extremamente calóricas (têm muito açúcar em sua composição).

* Se você é adepto do consumo de alimentos diets, cuidado: nos alimentos diet, normalmente o açúcar é substituído por adoçante artificial. Os chamados lights, por sua vez, oferecem em média 40% a menos de calorias. Porém, nenhum deles pode ser consumido à vontade (substituir um tablete de chocolate normal por três tabletes do diet, dá no mesmo. Comer dois iogurtes lights em vez de um normal, também é querer enganar-se).

* Se você perceber aumento de peso por causa da pílula anticoncepcional, procure orientação médica, pois provavelmente a pílula está mal dosada, e cabe ao médico verificar e analisar se deve ser trocada.
Uma boa pílula anticoncepcional (principalmente as que têm estrógeno em dose baixíssima) não deve provocar aumento de peso.

* Muitos acreditam que o tratamento hormonal na menopausa também é um vilão causador do aumento de peso. Não é o tratamento hormonal, mas, sim, a idade.
Ao envelhecer, o organismo substitui músculos por gordura. Os hormônios substitutivos podem, por sua vez, retardar o envelhecimento. Conclusão: faça a reposição hormonal indicada pelo seu médico e, paralelamente, exercite-se para manter a forma.

7 comentários:

  1. Olá eu fiquei sem net por isso não estava visitando seu blog ....mas visita o emu tb lá rsr bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá linda!
    Sempre gosto de dar uma passadinha aqui pra ler teus textos.Muito bom!
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, sempre temos que ficar espertas pra estas coisinhas. Dietas milagrosas não existem. Temos que cuidar principalmente da saúde, emagrecer é consequência. Bjo.

    ResponderExcluir
  4. oLÁ CONHECI SEU BLOG POR ACASO E ADOREI JÁ ESTOU TE SEGUINDO AMEI AS DICAS CUIDAR DA SAÚDE É ESSENCIAL E DO PESO TAMBÉM AINDA MAIS PRA QUEM JÁ PASSOU DOS 30 COMO EU
    BJSS DRIKA

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu texto, eu sou do time de peso vivi a vida inteira de regime radical ou não, quando tive minha filha abandonei as dietas radicais e não consegui manter um peso desejado, mas educo minha filha (hoje com 13 anos e magra naturalmente) a comer o que faz bem e só eventualmente comer o que gosta (chocolates, Mc lanches, refrigerantes) assim ela terá a oportundade de ter uma vida livre das neuras que eu vivi.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Adorei seu post ótimas dicas! Sempre leio isso me ajuda muito obrigada. Bjos

    ResponderExcluir
  7. oi amei o post, otimas dicas, vou segui-las

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!