quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SUOR X QUEIMA DE GORDURA


Para muita gente, correr debaixo do sol do meio dia ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte é sinônimo de emagrecimento, uma vez que acreditam que quanto mais transpirarem, maior será a queima de gordura. 
Infelizmente, isso não é verdade. 


Suar nao emagrece, pois o que se perde são apenas água e sais minerais. Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma reduçao em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo d`água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal.

No verao, as pessoas suam mais em virtude do aumento da temperatura ambiente. Mas, normalmente, quem está acima do peso transpira mais, uma vez que o acúmulo de gordura tende a reter o calor. Isso faz com que o corpo precise suar mais para refrigerar o organismo. Os magros, por sua vez, transpiram menos, graças à pouca gordura corporal, mas isso depende principalmente da herança genética. 


O suor é a secreçao natural das glândulas sudoríparas, e é constituído de água (99%) e sais minerais (1%). Essas glândulas estao espalhadas por todo o corpo, mas se concentram nas axilas, maos, pés, testa e dobras. Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeraçao: os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiraçao.


O organismo, portanto, na verdade, transpira para manter estável a temperatura interna do corpo entre 36 e 36,5ºC, pois, caso contrário, essa temperatura poderia aumentar a ponto de cozinhar os órgaos internos. Portanto, ao praticar atividades físicas, é fundamental nao bloquear a transpiração com a utilização de roupas pesadas. Use roupas leves para que o suor possa sair à vontade, caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga.

Para se ter saúde é fundamental que a pessoa respeite seu limite e nao estresse seu organismo; dessa forma, érecomendável a prática de atividades físicas nos períodos mais frescos do dia (pela manha ou no final da tarde).

Se você deseja "queimar" aquelas incômodas gordurinhas, a atividade física tem que provocar um certo cansaço, mas sempre associado ao prazer, sem sofrimento (quando a perda de líquido através da transpiraçao é muito intensa o indivíduo pode ficar desidratado, sofrer queda de pressao e até mesmo desmaiar).

Já que com a transpiraçao nao se perde peso, o ideal é queimar gordura de uma maneira gradativa e saudável. Cerca de 30 minutos de atividade física moderada, três vezes por semana (caminhar, correr ou andar de bicicleta) sao atividades ideais para isso. No entanto, até mesmo subir de escada ao invés de pegar o elevador, ou lavar o carro no fim de semana, podem ajudar a queimar calorias. Com esse ritmo de perda de calorias, o indivíduo queima um quilo de gordura por mês (aproximadamente 7720 calorias). 

A propósito, suar também nao desintoxica, porque a principal substância eliminada é a água e nao as toxinas. Os rins sao os órgaos responsáveis pela eliminaçao das substâncias tóxicas do organismo.

10 comentários:

  1. Pois é, as pessoas pensam que suar emagrece.
    Um horror.
    Mas, o que precisam é sair do sedentarismo... como eu!
    hahahaha
    beijo

    ResponderExcluir
  2. oi amiga voce perdeu muitos quilos eu quero perder 35 kilos queria que voce passase para mim como voce fez direitinho eu estava com 105 kilos ja perde ums 6 kilos ai em abril eu vou conpletar 25 anos de casada ai queria ter perdido esses 30 kilos que ainda falta voce pode passar para mim vou deixar meu email para voce angelitajesus1@hotmail.com passa para mim tudo direitinho ficarei muito grata com voce beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu até sei que suar não emagrece, não queima calorias, não isso, não aquilo... mas que dá uma sensação boa quando suamos "em bica", ah, isso dá! Me sinto murcha! Tenho vontade de me pesar, mas sei que é emagrecimento momentâneo, pura perda de líquidos, e o primeiro copo de água vai mudar a balança novamente. Então evito. Adorei a matéria. Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Olá minha amiga!
    Fico pasma quando vejo pessoas fazendo caminhada ou corrida em pleno meio dia(que horror!) ainda mais com o risco de pegar um câncer de pele.
    Sempre procuro levar uma garrafinha com água e uso roupas claras e leves.
    Agora com o problema no meu nervo ciático,descobri que não sinto tanta dor na coluna se caminho durante o fim de tarde.(pela manhã volto pra casa chorando de dor.)
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. oi amiga assim como disse a Angelita Gonçalves ,voce perdeu muitos quilos eu quero perder muitossss kilos tbm.
    sera que vc pode me ajudar?
    queria que voce passase para mim como voce fez direitinho eu estou com 101 kilos entao queria pedir pra voce passar para mim vou deixar meu email(nanddaffer@yahoo.com.br) passa para mim tudo direitinho ficarei muito grata bjmmmmm fico no aguardo

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post super informativo! O ideal é queimar calorias e se hidratar bastante durante a pratica de exercícios .Bjos

    ResponderExcluir
  8. Pois é miga! Isso é um grande mito e não passa disso! Mas gostei de ler a matéria! :) Estou retomando devagarinho a minha RA e agora é de vez! :) Espero que continue tudo bem com vc! beijocas*

    ResponderExcluir
  9. Oi.... andei ausente, estava com visitas e dai so dava um oizinho no post e nada de visitas... eu dei uma escorregada feia esta semana... em janeiro viajo dia 15, então preciso manter o foco... não é facil né, mais a gente consegue... vamos firmes... e se o mito ai fosse verdade... não saia da sauna... beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!