sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

VOCÊ SE ALIMENTA CORRETAMENTE?

Smrrebrd_ida
A saúde depende em grande parte do que e como comemos.

Comer várias vezes ao dia, engolir os alimentos apressadamente e sem mastigar são hábitos extremamente nocivos à saúde, pois podem deixá-lo desprotegido contra as doenças.

Você já deve ter ouvido que o melhor para a manutenção da saúde é fazer três principais refeições por dia, sendo conveniente tomar um café da manhã reforçado e uma refeição mais leve à noite. Pura verdade!

Um café da manhã bem reforçado traz inúmeros benefícios à saúde.

Pela manhã, muitas pessoas têm o hábito de tomar apenas um copo de leite ou uma xícara de café preto; outros ainda tomam café com leite e pão com manteiga... Na verdade, nenhuma dessas atitudes são suficientes para garantir uma boa nutrição para quem irá enfrentar as correrias do novo dia. Na verdade, muitas vezes a falta de concentração, de atenção e a falta de disposição pela manhã podem ser reflexo de um desjejum inadequado.

A refeição matinal deve ser sempre substancial, pois tem por objetivo repor o estoque de glicose consumido durante a noite (mesmo dormindo, estamos gastando certa dose de energia) e evitar a necessidade de "beliscar" durante as refeições (hábito este responsável pela ingestão de alimentos extremamente calóricos - doces, frituras, refrigerantes etc.).

Claro que não é apenas o horário das refeições que é importante. A qualidade dos alimentos deve ser um tema fundamental na criação dos cardápios nutritivos. Um bom desjejum, por exemplo, deve incluir proteínas (castanhas, queijo, ovos etc.), cereais (pão, aveia, milho, trigo etc.) e frutas.

O almoço e o jantar também não podem ser esquecidos. Embora menos importante que o desjejum, o almoço ( realizado pelo menos cinco horas após o café da manhã ) nunca deve deixar de ser bem nutritivo, e o jantar bem mais leve (comer muito antes de deitar à noite, pode provocar azias, mal-estar, enxaquecas e má digestão, pois geralmente não há tempo suficiente para a digestão ser concluída antes da pessoa ir dormir).

Se você deseja realmente mudar seus hábitos alimentares, é preciso começar aos poucos. Vá comendo cada vez menos à noite e cada vez mais no café da manhã. Se não consegue comer nada sólido pela manhã, é melhor no princípio começar incluindo um copo de suco de frutas ou um pouco de iogurte no desjejum, e, posteriormente, frutas e cereais. Em pouco tempo o seu organismo se adaptará à mudança.

Lembre-se: Somos aquilo que comemos! Além disso, devemos comer para viver e não viver para comer!

8 comentários:

  1. Acho o cafe da manha muito importante,poi a partir dele que começa o dia, e ai vai
    Ate que estou me alimentando bem mais correto
    bjos

    ResponderExcluir
  2. OI AMIGA
    tenho selinho pro seu blog. pega la no meu cantinho.bjimmm
    adorei o post de hj

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog e pela sua força de vontade! Tô começando agora, mas quero me inspirar em pessoas como você! Bjão

    ResponderExcluir
  4. ADOROOOO!
    E VC É O QUE VC COME..BEM COMO O PROGRAMA DO GNT..QUE EU ASSISTO TODO DIA.
    HAHAHAHAHAHA
    BEIJO SIMONE

    ResponderExcluir
  5. olá querida,
    meu café da manha é fraquíssimo ,
    pela manha é dificil de eu conseguir comer pq
    não tenho nenhum apetite,
    mais vou tentar melhorar aos poucos rsrs
    bjkas
    ótimo post :)

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Concordo que o café da manhã é a refeição mais importante estou tentando fazer o habito de tomar um bom café todos os dias. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, são úteis e muitas vezes nos esquecemos de alguns detalhes.

    A minha alimentação atual ainda não é ótima, mas já está boa.

    ResponderExcluir
  8. oi Simoneeee!!! Tudo bem amiga? Desculpe a ausência, sei que estou errada demais em "abandonar" quase tudo mas é que estava desanimada demais, recuperei forças sei lá de onde e voltei. Mesmo sem comentar eu sempre entro nos bloguinhos pra ler as novis e no seu não é diferente porque eu amooooo seu blog de paixão!!
    Como sempre tem muita coisa útil, aliás queria até te agradecer pelo post de alguns dias atrás sobre os suplementos. Meu irmão estava tomando um deles e teve algumas complicações, depois que eu li seu blog o alertei sobre o problema estar ligado aos suplementos e ele parou de tomar e já está melhor!!
    Grande bjo e obrigada mais uma vez por tudo!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!