terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mitos sobre emagrecimento


Há quem engorde porque come demais, há quem não queime as calorias que ingere e há quem tenha tendência para engordar. E, mesmo neste caso, cada obeso tem um perfil próprio.

Em alguns casos, o depósito de gordura (80% definido pelos genes) é maior, em outros, o metabolismo é mais lento. Por isso é errado dizer que todo gordo come demais ou que não tem força de vontade para emagrecer.

“As pessoas cada vez mais adotam um hábito errado que é não tomar café porque não tem fome, almoçar qualquer coisa porque não teve tempo e depois das 18 horas se dedicar à comilança.” Henrique Suplicy, endocrinologista.

Há ainda, segundo o médico Cesar Boguszewski, pessoas que sofrem de alguma disfunção hormonal, que, além de dificultar a perda de peso, pode fazer com que a pessoa sinta mais fome.

O que o médico Suplicy e a nutricionista Marilize destacam é que, mesmo com tantas determinações naturais, é preciso lutar contra o excesso de peso. Tendência não deve servir como desculpa para manter o excesso de peso. A melhor saída é procurar ajuda profissional e iniciar um planejamento alimentar aliado à atividade física.

Eu venci a balança

A má notícia é que a obesidade é um mal crônico. Ou seja, não é porque uma pessoa sempre foi magra ou que emagreceu muito que não pode engordar. Boguszewski ilustra o caso com os exemplos dos jogadores de futebol Ronaldo “Fenômeno” e Diego Maradona. Mesmo tendo feito exercício a vida inteira, os dois pararam, comeram demais e engordaram.

O mesmo pode acontecer com quem foi a um spa ou fez uma dieta espetacular e perdeu muito peso. É preciso mudar de comportamento, pensar magro. “Todo mundo quer ir para o céu, mas não quer morrer. Com a perda de peso não é diferente”, diz o médico.
“Se exagero em um dia, compenso no outro”. O problema não é uma noitada, uma escorregada, mas repetir esse comportamento várias vezes. Somos regidos por ritmos biológicos. 

Cada hormônio tem um ritmo. Se mudarmos a nossa rotina, podemos alterar também a nossa rotina hormonal. Ou seja, três dias de excessos podem, sim, acabar com os esforços de uma semana. Este pode até ser um hábito para o controle de peso, mas não para o emagrecimento.

Comer à noite engorda

O endocrinologista Henrique Suplicy brinca que no estômago sempre é noite, afinal, por lá, sempre está escuro. No entanto, de dia, você come e gasta energia – o que não ocorre à noite.

“E as pessoas cada vez mais adotam um hábito errado que é não tomar café porque não tem fome, almoçar qualquer coisa porque não teve tempo e depois das 18 horas se dedicar à comilança”.

 oriento comer menos à noite, mas não deixar de comer: o segredo está em regular o dia para controlar a fome ou gula noturna. “Reduzir o consumo de carboidratos simples como pão francês, massa de pizza, batata e arroz traz na prática uma diminuição de peso mais significativa, mas é preciso incluir muita salada nesse horário, seja num sanduíche com proteína magra ou num prato de arroz com feijão menor e pelo menos duas saladas diferentes e coloridas.”

Carboidratos são vilões da boa forma

Carboidrato é energia para o cérebro, porém o consumo atual deste tipo de alimento extrapola as quantidades recomendadas para uma dieta saudável, sem falar no alto consumo de alimentos refinados e pouca ingestão de integrais.

Por essas e outras eles acabam sendo alçados ao posto de vilões do controle de peso – até mais que as gorduras. Assim sendo, a fórmula é reduzir o alto consumo e adotar uma alimentação balanceada, com representação de todos os grupos alimentares, em quantidades equilibradas. “Consumir líquido junto com os alimentos facilita o aumento de peso”

Não há nada na literatura médica que confirme isso. No entanto, se beber alguma coisa deixa você estufado, com sensação de peso no estômago, evite o hábito. Lembre-se, no entanto, que bebidas alcoólicas, sucos artificiais, refrigerantes e açúcar em excesso aumentam drasticamente o consumo de calorias.

 o consumo de água ou suco natural 15 minutos antes ou uma hora depois da refeição pode ser utilizado com moderação. Desta forma não se dilui o ácido clorídrico e não há prejuízos para a digestão.

Pular refeições prejudica a perda de peso

O corpo foi programado para entender a perda de peso como um processo de desnutrição – o que é ruim para ele. Se reduzida a ingestão de alimentos, o corpo tende a reter energia para que ela não falte depois.

Isso vale até para uma pessoa com 150 quilos. Por isso, perder um quilo é mais difícil que ganhar um quilo. É necessário manter pelo menos as três refeições mais importantes, que podem chegar a seis (incluindo lanches), o que agiliza o metabolismo.

12 comentários:

  1. Oi Si.. estou de volta.. e claro q não posso deixar de acompanhar seu blog.. aii comer a noite, e pq a noite q dá tanta fome?
    beijinhos linda

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Verdade mesmo. A gente abre mão de comer pela manhã mas a noite mesmo sem fome, come...
    Mudar o habito é a parte mais difícil, mas nada impossível se a gente quizer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oi linda!!Olha eu aqui de novo!!Si minha linda depois de umas escorregadinhas voltei à RA.E lógico, vim aqui pegar um pouquinho da sua energia mais que positiva!!!
    bjs flor

    ResponderExcluir
  4. Dr. César e Dr. Henrique foram meus professores!
    Adorei o artigo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Si tem dias que me bate uma larica pra comer a noite! Tô firme no desafio da barriga chapada. Bom dia!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, sempre com dicas maravilhosas! Sempre venho aqui buscar inspiração!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ola amiga!!!

    Passando para lhe avisar que tem video novo lah no meu blog!!!

    Bjus

    @sara_van

    ResponderExcluir
  8. parabéns pelos feitos conseguidos, realmente é preciso grande força de vontade! Se precisar de inspiração e motivação para não sair dos eixos passe no meu blog www.viverzen.blogspot.com, acho que vai gostar.

    Coragem

    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto de tomar café da manhã. Sempre que como é por precisar. No meu caso, só diminuindo a comida á noite já elimino umas gramas. Estou trocando as comidas mais pesadas por mais levinhas, e dá resultado viu.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  10. O Dr. Cesar é meu médico. Além de excelente profissional é uma pessoa fantástica. Inteligente, atencioso e preocupado com a evolução do paciente.
    Tive muita sorte ao encontrá-lo e, sempre que me perguntam sobre um bom endocrinologista em Curitiba, não tenho qualquer receio em indicá-lo. Ele é o melhor!

    Ana Claudia Buratto - Curitiba/PR

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!