quinta-feira, 10 de março de 2011

carboidratos




Apesar das dietas revolucionárias e milagrosas que estão circulando hoje e o conceito distorcido de que o carboidrato engorda, é importante lembrar que este nutriente presente nas frutas,pães , legumes e cereais em geral é uma fonte de energia essencial para o nosso organismo .Porém quem nunca escutou “Se quiser emagrecer é só parar de comer carboidrato “ .

Na verdade, o que engorda, é um conjunto de fatores como ingerir calorias em excesso, e ficar muito tempo sem se alimentar. Apesar da redução do metabolismo durante a noite, o consumo de carboidratos deve ser preservado, afinal ele é fonte essencial de energia para o cérebro. A restrição exagerada de carboidratos promove perda de peso, porém esta perda não é de forma saudável e com possibilidade de ganho muito rápido do peso perdido.

A dica é ingerir carboidratos ricos em fibras, entre eles os alimentos integrais, e com pouca gordura. Verduras, grãos, legumes e frutas também são recomendados. Atenção as quantidades e ao horário de ingestão deste nutriente que deve ser de no mínimo duas horas antes de dormir. As refeições equilibradas são a receita de sucesso para o emagrecimento saudável. Por isso a restrição de algum nutriente só é recomendada em casos especiais.

Ao montar o seu prato pense sempre na diversidade de alimentos, enriqueça-o com hortaliças, e busque uma refeição bem colorida. A ingestão de água, entre outros líquidos como sucos e chás, também é muito importante, beba-os no decorrer do dia, porém não recomenda-se a ingestão de liquido durante a refeição.

Segundo o nutricionista Aloízio Ferreira, especialista em Nutricão Esportiva, à noite, devemos ficar atento ao consumo de carboidratos simples, pois estes estimulam a liberação rápida da insulina que é antagonista do Hormônio do crescimento (GH). O GH é um hormônio cuja redução está relacionada à diminuição da síntese protéica, da massa magra e da massa óssea e aumento da massa de tecido adiposo.

Portanto, prefira combinações mais saudáveis para o acompanhamento do carboidrato, como por exemplo: Prefira uma macarronada com molho de tomate à uma macarronada com molho cremoso rico em queijo ou à bolonhesa. Para sanduíches troque recheios gordurosos como hambúrguer ou frituras por recheios à base de queijo branco ou requeijão ou frios derivados de aves como peito de frango ou de peru. No caso da pizza, prefira a marguerita ou frango no lugar da calabresa ou portuguesa


CenourasCenoura
Dê preferência à cenoura crua, pois suas fibras aumentam o tempo de digestão do alimento. Combiná-la com algumas folhas de alface e kani é também uma boa pedida para retardar a liberação no sangue do açúcar
MacarrãoMacarrão
Em geral, o melhor tipo de macarrão é o feito com grão duro, que deve ser pouco cozido. Dessa forma, o alimento demora mais a ser digerido, aumentando a sensação de saciedade.
ArrozArroz
A tradicional mistura arroz com feijão é uma boa pedida para evitar que a taxa de açúcar no sangue aumente depois da ingestão do grão. Antes condenado pelos especialistas, o prato agora caiu nas graças dos nutricionistas.
MelanciaMelancia
Como a maioria das frutas, a melancia tem alto potencial glicêmico. Ingerida sozinha, faz com que os níveis de açúcar no sangue subam muito depressa e caiam na mesma velocidade, o que aumenta a sensação de fome. Para neutralizar esse efeito, é melhor comer antes uma fatia de queijo branco ou tomar um iogurte.
CroissantCroissant


O índice glicêmico do croissant é menor do que o do pão francês - 99 contra 136. Mas ele é mais calórico e grande parte das 207 calorias contidas em 50 gramas de croissant vem sob a forma de gordura saturada, a mais danosa à saúde.




8 comentários:

  1. menina adorei teu post, e descobri aki q posso ter outras opções de pizza q eu amoooo, detesto pizza de rucula e outras vegetarianas, saber q posso comer marguerita e de frango já me deu uma alegria kkkk
    bjim flor

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo fazer nenhuma dieta que tenha restrição de carboitrados, adorei a matéria muito legal mesmo.

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  3. ADOREI SIMONE
    ESTOU NA BATALHA PRÁ INGESTA CONSCIENTE DE CARBOIDRATOS E OLHO NO ÍNDICE GLICÊMICO!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  4. Olá querida :)

    Adorei a matéria de hoje..estou bem mais informada =)

    Obrigada!

    Tenha um Bom dia

    beijoo

    ResponderExcluir
  5. Toda informação eh importantissima para que possamos agir da forma mais correta possivel, optando sempre por alimentos que vão nos ajudar no processo de emagrecimento.Beijos amiga! Obrigada pelo post maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, bem informativo.
    As vezes caimos em cada cilada, visando o emagrecimento rápido!
    Precisamos aprender a comer, fazer boas escolhas e não nos restringir!
    Bju

    ResponderExcluir
  7. Oi, adoro seus posts mas queria te pedira uma coisa, posta pra gente um pouco da sua alimentação no dia a dia e de como era sua alimentação no inicio da R.A.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!