terça-feira, 12 de julho de 2011

Como a alimentação pode interferir no bem-estar e no humor


Diversos alimentos estão constantemente sendo estudados e analisados quanto aos benefícios fisiológicos e psíquicos que proporcionam. São relacionados ao bom humor, bem estar mental e ao alívio dos efeitos do cotidiano estressante. O nutriente que mais se destaca, neste caso, é o carboidrato.

O consumo moderado de alimentos fontes de carboidratos (arroz, massas, pães, doces, açúcares, etc.) estimula a entrada de maior quantidade de triptofano no cérebro, onde será transformado em serotonina, neurotransmissor conhecido como "substância química calmante".
Outras fontes de triptofano são: carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas.

Outro aminoácido conhecido como tirosina está relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, ambos são neurotransmissores que promovem o estado de alerta, disposição e alegria. São fontes de tirosina peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatados, queijos magros e tofu.

Estão sendo estudados outros nutrientes como o ômega-3, contido em peixes como o salmão, a sardinha, a cavala e o atum, na linhaça, no óleo de canola, em oleaginosas, em ovos enriquecidos e em leites fortificados. O consumo desse ácido graxo poliinsaturado parece estar relacionado com o bom humor.

O mineral selênio também pode ser um auxiliador na melhora do estado de espírito. Suas fontes são: a castanha do pará, nozes e amêndoas, atum, semente de girassol e cereais integrais.

Os vegetais de folhas verdes e algumas leguminosas são fontes de ácido fólico, um potente antidepressivo.

No caso de um cotidiano estressante e atribulado, a pessoa não deve exceder de alimentos muito açucarados, gordurosos, fritos, carnes gordas, bebidas alcoólicas, café e chá preto. No caso do açúcar, além de muito calórico, poderá dar efeitos como sonolência e má-digestão. A gordura em excesso, também irá dificultar a digestão. O álcool, além do mal estar que proporciona, dificulta a absorção de diversas vitaminas e minerais. E por último, o café e o chá preto contêm cafeína, um estimulante poderoso que agrava ainda mais o estresse e a ansiedade.

Pela manhã, é recomendado que o desjejum seja composto por leite ou derivados desnatados, para repor proteína e minerais como cálcio, fósforo e vitamina A. Cereais, pães ou bolachas integrais e frutas frescas fornecem energia a partir de fontes saudáveis de carboidratos a fim de manter a disposição para o dia inteiro.

Há diversas especulações de o chocolate estar relacionado com o bom humor e de evitar a depressão por conter o aminoácido triptofano. Mas ele deve ser consumido com moderação por conter uma porcentagem de açúcares simples e de gordura saturada em sua composição. O ideal é consumir até 30 gramas diárias logo após o almoço ou jantar, ou seja, uma quantidade “medicinal”.

Para um sono tranqüilo,uma boa dica é um copo de leite desnatado morno com uma colher de chá de mel.

Além da alimentação, para o bom humor estar sempre evidente, é preciso praticar uma atividade física regular (de 2 a 3 vezes por semana) para garantir níveis adequados de endorfina, um neurotransmissor que melhora o estado de espírito, aumenta a disposição física e mental e diminui o estresse.

6 comentários:

  1. Eu tenho andado com um humor de cão à noite, anda-me a faltar alguma coisa...além da fome que sinto.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Adorei seu blog! Posta mais!
    Eu também estou na luta para emagrecer. Pensando em como driblar as dificuldades como o supermercado que fica longe e as verduras que acabaram. E a filha pequena que não tenho com quem deixar para poder ir para a academia. Vou dando meu jeito aqui. O exercício é limpar casa mesmo, hehe. E um jogo de WII onde eu danço, danço e danço. E quando a gente está muito acima do peso tem coisa que nem dá para fazer porque o joelho e a coluna reclamam logo.
    Mas se for escrever minha história, dá um livro...então fico por aqui.
    Sucesso aí!

    ResponderExcluir
  3. Oi Simone! Quanto tempo não venho aqui. Você linda como sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Simone!
    Eu não tenho a menor dúvida do quanto a alimentação está ligada ao nosso humor. Junto com a atividade física, ela tem feito milagre na minha vida! Estou muito mais animada do que antes, até motivação pros estudos eu encontrei!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Ola amiga!
    Adorei esta matéria.
    Grande beijo e óptima semana.

    ResponderExcluir
  6. Olá Simone!!!
    Tem pouco tempo q cheguei por aki... e ameiii o seu Blog, sempre q posso venho dar uma olhadinha... muito bom mesmo!!!!
    Parabéns... Bjusssss

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!