quarta-feira, 30 de novembro de 2011








Olá Amores,


Já sabemos que existem muitos alimentos aliados a boa nutrição ou seja que nos ajuda no combate a gordura.
Hoje quero falar para vocês  quais foram os alimentos que fizeram parte do meu cardápio no  processo de emagrecimento e que hoje em dia virou um abito te-los em minhas refeições.


1* chá verde

  • Diminui o colesterol ruim;
  • Protege o coração das doenças cardíacas;
  • Previne contra o câncer;
  • Estimula a imunidade;
  • Acelera o metabolismo;
  • Funciona como um estimulante para o cérebro (da mesma forma que o café);
  • Diminui as reações inflamatórias;
  • Previne a degradação do colágeno, ou seja, previne rugas, celulite, melhorando o aspecto da pele;
  • Previne o aparecimento do Mal de Alzheimer.


Eu recomendo duas xícaras do chá por dia, uma no meio da manhã e outra no meio da tarde. Evite tomar muito perto das principais refeições (almoço e jantar) pois ele pode reduzir a absorção de alguns nutrientes importantes, como o ferro; e também a noite, pois, por ser estimulante, pode causar insônia em pessoas sensíveis.
Por acelerar o metabolismo, ele ajuda a emagrecer. Gente, AJUDA! Não emagrece sozinho! Eles aumentam o gasto energético (ou seja, a quantidade de calorias que você gasta por dia) em 4 a 5%. Não é muito, mas um empurrãozinho vai bem. O resto é com a alimentação mesmo…


2* Laranja

Há pessoas que ainda desconhecem o poder da laranja em favor do emagrecimento, mas saiba que a fibra dessa fruta pode acelerar a perda de peso. Essa fibra tem o nome de pectina, que pode também ser encontrado na cenoura, na maçã e em outras frutas cítricas. A pectina é uma fibra solúvel, que por conta disso não é digerida pelo nosso organismo, agindo no trato gastrointestinal. Essa sua capacidade de solubilidade faz a pectina se transformar em um gel em nosso intestino, o que dificulta a absorção de carboidratos, colesterol e lipídios em excesso, evitando assim o acumulo de gordura no organismo. Além desse auxilio para o emagrecimento, a laranja ainda é fonte de vitamina C, antioxidante poderoso na prevenção de alterações celulares, afastando assim o risco de formação de células cancerígenas. A membrana branca que envolve a fruta, conhecida também como bagaço, ajuda a melhorar o trânsito intestinal e no combate ao colesterol ruim, o LDL. Por isso, se quiser dar uma ajudinha no seu emagrecimento ao mesmo tempo em que dá um up na sua saúde invista em frutas ricas em vitaminas e outras substâncias benéficas como é o caso da laranja e de muitas outras frutas e alimentos naturais.
3* clara de ovo
Clara poderosa
A clara possui leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura. “Tanto que os suplementos nutricionais para atletas levam tal ingrediente, usado para minimizar os riscos de perda de músculos”, afirma a nutricionista Andrea Rabay, de São Paulo. E quanto mais músculos seu corpo tem, mais calorias ele queima.
4* canela
 A canela melhora o sistema imunológico.


• É termogênica. Estimula a circulação sanguínea e ajuda no processo de emagrecimento. Acrescente canela ao seu iogurte ou polvilhe na banana e coloque no microondas, essa é uma ótima sugestão para sua sobremesa ou lanche.


5*  folhas verdes


“As folhas verdes contêm propriedades que inibem os radicais livres, evitando o envelhecimento. Além disso, por auxiliar o funcionamento intestinal, beneficia a beleza e a saúde da pele”, explica a nutricionista Priscila Arruda, destacando, ainda, que estes vegetais possuem clorofila, substância que têm inúmeros minerais e vitaminas que ajudam a proteger o coração e têm efeito anti-cancerígeno.


6* alimentos integrais





Alimento integral é aquele que não teve sua estrutura modificada no processo de industrialização e manteve as vitaminas, minerais e fibras. Em um tratamento para emagrecer não podemos de jeito nenhum esquecer de colocar esses alimentos na nossa lista de preferências alimentares.Vamos entender o por quê disso?
Você já consumiu arroz integral? Se você já experimentou aposto que percebeu certa diferença na saciedade. Quando comemos um alimento rico em fibra sentimos que esse alimento “mata a fome” por mais tempo. Não é tão fácil para o nosso organismo digerir as fibras, o que é muito bom e nos ajuda a demorar mais para sentir fome.
Outra grande e importante vantagem é que o açúcar do alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea. Isso é ótimo para pessoas com Diabetes ou até mesmo para prevenir essa doença.
Os alimentos integrais são excelentes também para acelerar o nosso metabolismo (energia que gastamos para viver sem contar nenhuma atividade diária como andar, comer, trabalhar etc). Com isso o corpo gasta mais energia ajudando no emagrecimento.




7* suco de limão 


Estamos falando da limonada, um suco baratinho que você prepara num minuto. Além de muito refrescante, o limão tem um poderoso efeito desintoxicante sobre o corpo, o que contribui para o processo de emagrecimento. 


8* aguá gelada


Água gelada ajuda a emagrecer, sim! O líquido joga no time dosalimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo. E a explicação é simples: para igualar a água à temperatura do corpo(cerca de 36°), o organismo precisa fazer mais esforço e assim, gasta mais energia.


9* maça



O primeiro deles é a contribuição para o emagrecimento. Um intestino funcionando corretamente ajuda o corpo a eliminar os resíduos com mais facilidade e a fruta pode ajudar nesse aspecto, já que é rica em fibras.
Além disso, ela é ideal para matar a fome entre as refeições. O alimento tem poucas calorias (100 gramas possuem apenas 65 calorias) e ainda contribui para que a sensação de saciedade dure por mais tempo.

10* vinagre





  • Baixo valor calórico, uma colher de sopa tem em torno de 1,28kcal.


  • Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação.


  • Digestão, o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.



  • Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.




  • Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considero uma colher de sopa, uma boa quantidade. 






  • 11* peixe




  • Aclamado por proteger as artérias e combater inflamações, o ômega-3, aquele da linhaça e dos peixes de água fria, mais uma vez surpreende os especialistas: ele daria uma ajuda e tanto na eliminação dos quilos extras.

    E isso, todos esses alimentos e mais alguns me ajudaram muito no meu emagrecimento, minhas refeições sempre foram simples, nunca abusei de alimentos diet e light sempre dei preferência aos alimentos naturais.Amadas continuem firmes, amanhã eu volto com um assunto bem interessante sobre REEDUCAÇÃO ALIMENTAR X DIETA.



  • beijos e fiquem com Deus.




  •   Att, Simone Domingues











  • Um comentário:

    1. Olá sobrinha Si!!!
      Gostei muito de suas dicas para uma alimentação mais saudavél! Eu estou muito feliz por você!
      Beijos,
      Tia Ju.

      ResponderExcluir

    Obrigada por sua amizade!!