domingo, 25 de outubro de 2009

Almôndegas com ervas

½ xícara de leite




¼ xícara de miolo de pão



1 cebola pequena em cubinhos



azeite de oliva



sal a gosto



½ kg de carne moída



3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e mais um pouquinho para guarnecer



4 colheres (sopa) de salsa picada



1 colher (chá) de tomilho picado



1/8 colher (chá) de pimenta caiena



pimenta do reino a gosto.

Para o molho do espaguete:

1 cebola roxa média



azeite de oliva



3 dentes de alho esmagados



2 xícaras de molho de tomate



¼ colher (chá) de pimenta calabresa



½ colher (chá) de orégano fresco picado



½ kg de espaguete

Preparo: Para as almôndegas: coloque o pão de molho no leite e misture com um garfo; quando o pão estiver amolecido, aperte-o com as mãos, retirando quase todo o leite.

Elimine o leite. Refogue a cebola em um pouco de azeite de oliva sem deixar tomar cor. Tempere com uma pitada de sal e reserve para esfriar. Misture a carne moída, pão, cebola, ovo, 3 colheres (sopa) de parmesão, 2 colheres (sopa) de salsa picada, tomilho, pimenta caiena e do reino e 1 colher (chá) de sal. Trabalhe a mistura delicadamente com as mãos até ficar com consistência homogênea. Com as mãos úmidas, molde a massa em bolas do tamanho de nozes. Até este ponto pode-se fazer com algumas horas de antecedência. Guarde as almôndegas na geladeira em uma só camada, bem embaladas, até a hora de cozê-las.



Para o molho do espaguete: Aqueça uma frigideira grande o suficiente para conter todas as almôndegas em uma só camada. Adicione a cebola roxa com azeite suficiente para cobri-las levemente e cozinhe em fogo médio. Quando a cebola começar a frigir, adicione as almôndegas, sacudindo a frigideira para mantê-las sem grudar. Vire-as e envolva-as com a cebola para que dourem levemente. Adicione o molho de tomate, pimenta, orégano e as 2 colheres (sopa) de salsa restantes. Tempere com sal a gosto.

Cozinhe em fervura lenta, mexendo para que as almôndegas fiquem envoltas com molho. Teste o ponto cortando uma almôndega ao meio. Mantenha aquecido. Ferva o macarrão em bastante água salgada. Espaguete seco leva mais ou menos de 7 a 10 minutos para cozinhar. Escorra o espaguete e coloque na travessa. Derrame o molho com as almôndegas por cima. Sirva com mais queijo parmesão.



Receita elaborada pela nutricionista do SIC, Licínia de Campos - www.sic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!