quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Caia na dança!

O primeiro passo é soltar o corpo e se deixar levar pelos ritmos contagiantes, que turbinam o shape e ainda promovem uma incrível sensação de bem-estar. Pronta para bailar?


         É só começar! As academias estão bombando com estilos variados que convidam você a usufruir dos inúmeros benefícios dessa arte antiga, que se afirma como uma atividade física completa. No compasso da dança é possível queimar calorias, divertir-se e, de quebra, elevar a autoestima. Mesmo quem nunca dançou (ou se inibe só de pensar em entrar numa pista) vai adorar saber que as aulas são elaboradas para deixar o aluno à vontade. Isso significa que não há passos complicados.




Quer mais? Enquanto o corpo se envolve com a música são trabalhadas a força, a flexibilidade e a coordenação motora, propiciando um excelente condicionamento físico. Se você gostou da ideia, confira oito modalidades escolhidas a dedo por Dieta Já!.





Street dance



Duração da aula: 1h

Gasto calórico por aula: 500 calorias

Benefícios: auxilia o emagrecimento, proporciona melhora do condicionamento físico, coordenação motora, agilidade e ritmo. A aula é motivadora e excelente para combater as tensões do dia a dia.

Com que roupa eu vou: boné, tênis, roupas leves e confortáveis (as mais soltas dão um "toque" especial).

Como se dança: combina dança de rua, hip hop, jazz e muita ginga. "No início são executados movimentos simples que, gradualmente, ficam mais elaborados. É dinâmica, contagiante e divertida", ressalta Alexandra Trentini, coordenadora de dança da Reebok Sports Club.

O melhor hit: Just Timberlake, Beyoncé, Snoop Dogg e Pussycat Dolls









Ritmos variados



Duração da aula: 1h

Gasto calórico por aula: 500 calorias

Benefícios: segundo o professor da modalidade, Rodrigo Puglia Siqueira, sua prática estimula a socialização, melhora o condicionamento cardiovascular e coordenação motora. Ele também destaca benefícios para a memória, além de muita diversão e relaxamento.

Com que roupa eu vou: tênis adequado, roupas leves e próprias para a prática de exercícios físicos.

Como se dança: para cada perfil musical apresentado há uma coreografia própria. No "axé", são feitos passos simples e rápidos com predominância para pequenos saltos e balanço no quadril. Já na "dance music", as batidas empolgantes animam os participantes, remetendo ao ambiente das danceterias. Para finalizar, passos de "street dance".

Vale a dica: a modalidade não é indicada para quem apresenta desvio de coluna acentuado ou problemas cardíacos e musculares.

O melhor hit: Lady Gaga, Claudia Leitte e Britney Spears.





Mix dance

                      


Duração da aula: 1h

Gasto calórico por aula: 200 calorias

Benefícios: são trabalhados todos os grupos musculares, principalmente os membros inferiores. De acordo com a coordenadora da Triathon, Selma Schmidt, tal prática promove o bem-estar emocional e colabora com a desenvoltura dos mais tímidos.

Com que roupa eu vou: peças confortáveis e um calçado que deslize com facilidade.

Como se dança: na aula, são ensinados passos individuais para aquecer e, na sequência, dança-se em dupla. No ritmo da "salsa", os quadris ficam relaxados, havendo grande movimentação dos braços (tanto para a direita quanto para a esquerda). Para entrar no embalo do "rock 'n' roll", as músicas dos anos 60 animam os participantes que movem todo o corpo. Compondo essa "mistura", os dançarinos entram no clima da música country/ sertaneja. A coreografia consiste em andar, girar e cruzar os pés de forma cadenciada e sincronizada.

O melhor hit: Gloria Estefan (salsa), Beatles (rock 'n' roll), Rio Negro & Solimões e Shania Twain (sertanejo/country music).  
                               Dança de salão

      Duração da aula: 1h30


Gasto calórico por aula: 300 calorias

Benefícios: aumenta a flexibilidade e a força, exercita os músculos de forma suave, melhora a circulação sanguínea, postura e alinhamento corporal. Quem aponta outros bons motivos é a coordenadora de ginástica Ana Paula Oliveira. "Sua prática estimula a sociabilidade, reduz o estresse e a ansiedade."

Com que roupa eu vou: peças próprias para ginástica e tênis. No entanto, alguns alunos (mais ousados) vão a caráter. Outros, mais à vontade, dispensam o calçado e usam apenas meias.

Como se dança: são ensinados passos de forró, gafieira, samba, salsa e merengue. O professor, além de orientar a coreografia e apresentar as técnicas de ginga desses ritmos,também dança com o aluno.

O melhor hit: Maria Rita, Jorge Aragão, Jorge Ben Jor, Bando de Maria, Rastap
 
                           Samba
Duração da aula: 1h


Gasto calórico por aula: 300 a 400 calorias

Benefícios: além do clima de alegria da aula, há um ótimo trabalho de fortalecimento corporal. "O aluno adquire enrijecimento de coxas, glúteos e noções de lateralidade e condicionamento cardiovascular", diz Irineu Nogueira, professor da Ecofit.

Com que roupa eu vou: roupas arejadas e tênis apropriados para dança (os de corrida não são indicados).

Como se dança: as batidas do samba criam o compasso que movimenta o corpo a partir dos pés. Os gestos e movimentos vibrantes são ensinados em passos individuais, enquanto os alunos se entregam ao swing contagiante.

O melhor hit: Martinália, Leci Brandão e Fabiana Coz
 

                  
     Dança do ventre  
 
Duração da aula: 1h


Gasto calórico por aula: 400 calorias

Benefícios: reeduca a postura, auxilia a coordenação motora e tonifica os músculos. "Além disso, massageia os órgãos internos e "desbloqueia" a respiração. Tem ainda a vantagem de melhorar a autoestima", completa a professora Dana Elfareda.

Com que roupa eu vou: iniciantes: snuj (espécie de "castanhola") e véu - intermediários: snuj, véu, vela e pandeiro - avançados: snuj, véu, espada, punhal e candelabro.

Como se dança: as movimentações são marcadas pelas ondulações do quadril, tronco, braços e mãos.

Vale a dica: pessoas com problemas graves de coluna devem evitar sua prática.

O melhor hit: Mario Kirlis e Mohamad Azra.
 

                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!